cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Retenção de impostos no momento do pagamento

0 Kudos

Caros,

No cliente que estou trabalhando há um cenário em que os impostos retidos na fonte devem ser lançados no momento do pagamento (sem acumulação).

Efetuei as configurações necessárias conforme orientado no guide fornecido pela Nota SAP 1706309.

Ao realizar um cenário com retenção ocorreram dois erros os quais não consigo corrigir, por favor, alguem pode me ajudar?

Os erros são os descritos abaixo:

1 - Não está respeitando o momento do lançamento, estou utilizando categorias de impostos que estão parametrizados para o momento do pagamento, porém o lançamento ocorre no documento contábil gerado junto com a fatura pela transação VF01.

Para este problema, tentei marcando as condições de retenção na pricing com o flag de estatico, mas desta forma os valores ficam zerados no quadro de impostos retidos do doc contabil.

2- Não está respeitando as ctgs de imposto que estão no mestre de cliente, por exemplo, se eu atualizar o cliente somente com a categoria de IR, no documento contábil é lançado também os impostos de COFINS, PIS e CSLL.

Caso alguem tenha alguma idéia de como resolver ou ja tenha passado por isto, agradeço pela ajuda.

Obrigado e att,

Thiago

SAP SD

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Thiago, tudo bem?

Sobre o item 1 - as vezes pode ser uma questão de interpretação. Quando o faturamento e o documento contábil são lançados, o sistema joga os valores das bases para a tela de WHT. Se a sua categoria estiver configurada com a opção 5 - Montante de Imposto Modificado, o valor apresentado será o imposto calculado e não da base. Este valor está em duas colunas: Base IRF e Base IRF em MI. A coluna Mont. IRF estará zerada. Até aqui o sistema fez uma projeção da retenção que irá ocorrer, mas não fez a retenção ainda. Quando o documento contábil for compensado (pagamento efetivado), ai sim, a coluna Mont. IRF estará preenchida com o valor calculado e isto significa que a retenção foi realizada. Para confirmar, veja o documento de compensação na FB03.

Sobre o item 2 - é quase a mesma coisa. O PIS, COFINS, CSLL serão calculados independente do dado mestre do cliente, isso ocorre porque a pricing encontra os valores de base e alíquota. Mas ao efetuar a compensação do documento contábil a coluna Mont.IRF continuará zerada para estes impostos, significando que não houve retenção.

Após faturar, tente compensar o documento via F-28 ou peça para alguém de FI ajudá-lo.

Abraços,

Jane

Answers (2)

Answers (2)

0 Kudos

Prezados,

Obrigado pelas respostas, me ajudou a entender alguns pontos, mas por fim, como não conseguimos fazer a retenção ocorrer somente no pagamento utilizando a solução por J1BTAX, acabamos resolvendo esta questão fazendo a configuração de IR por FI.

As aliquotas dos impostos foram cadastradas no código de retenção e na pricing criei novas condições para identificarem os código de retenção no mestre de cliente e então ativar a retenção.

Desta forma o cenário ficou correto, os impostos retidos foram lançados somente no documento de pagamento (compensação).

Obrigado e Att,

Thiago

Former Member
0 Kudos

Thiago, respondendo às suas perguntas. Implementei com sucesso em vários clientes.

Normalmente ISS e IR são no momento da fatura de SD e os PCC (Pis, Cofins e CSLL) são no momento do recebimento.

1. Mesmo o fato gerador sendo o momento do pagamento(recebimento em SD), o resultado esperado é o lançamento de duas linhas (para cada imposto) na fatura do SD, que, no entanto se matam. Não podem realmente serem marcadas como estatísticas. As contas da OBWW devem matar as contas da OB40. Exemplo CP-CP na OBWW mata WC3 e WC4 (devem ser sempre iguais) da OB40.

2. Não tenho como avaliar isto. Não tive este problema. Reveja as conditions associadas aos tax types, por exemplo, mas, sobretudo, reviser toda a nota 1706309 no tocante aos WHT. Tome cuidado com as fórmulas e bases de cálculo associadas as conditions de ativação. Analise na sua pricing quais conditions foram ativadas e se elas se referem apenas ao que foi ativado no registro mestre do cliente. Reveja as entradas na J1BTAX para WHT...

PS. Dica de uso geral, não compartilhe SD e MM os mesmos tax codes e tax types. Cuidado com IW-IW pois vejo por aí muitos se perdendo, pois compartilham o que não deveria ser compartilhado (enquanto MM deve lançar imposto no Passivo, SD deve lançar a recuperar, Ativo).