cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Duvida, para o que serve o RESP do SAP B1?

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal, tenho uma duvida.


Para o que serve o RESP do SAP B1, essa ferramenta ajuda na perfomance do sistema? Pergunto isso pois atualizamos 2 addons e performance do sistema ficou inferior a que esta anteriormente.

Att.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Ricardo, boa tarde.

Seria a RSP?

Se sim, seguem maiores detalhes sobre a ferramenta:

Remote support platform for SAP Business One - SAP Library

Demonstrações no YOUTUBE:

1 - https://www.youtube.com/watch?v=w53jnNx6DVw

2 - https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjc8cP14...

Outra sugestão:

Na pasta de instalação do seu SAP  (pacote completo) sempre tem conteúdo relacionado a documentação, exemplo de caminho da pasta:

C:\SAP_9.2_PL03\Documentation\Remote Support Platform

Nessa pasta (que vem junto com o instador) possui informações adicionais.

Sobre a lentidão:

Eu sempre executo essa nota na RSP:

Nota: 0001522640

Outro detalhe é que se você reparou que isso ocorreu após atualização do add-on,  recomendo informar isso para o desenvolvedor do add-on ou empresa que desenvolveu o mesmo pois pode haver algum gargalo nas tabelas ou conteúdo que o add-on executa.

Abraços!

Att,

Luiz Assis

Former Member
0 Kudos

Essa nota: 0001522640

Serve para o que exatamente?

Former Member
0 Kudos

Ela serve para o meu caso SAP 9.1 PL 8, addon brone, triple e banksync

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Ricardo,

As notas da SAP são bem interessantes, se toda empresa de desenvolvimento tivesse esse controle seria ótimo.

Tudo que a SAP arruma ou altera no sistema eles criam notas, com o caso e a possível solução.

No caso da execução da tarefa "Update Statistics", a nota 1522640 explica qual o motivo pra rodar esse comando.


Para acessar as notas, acesse o link https://service.sap.com/sap/support/notes/1522640 . O número final do link é o numero da nota, e você precisa do código "S" para acessar as notas, se não tem entre em contato com a SAP ou sua consultoria que eles providenciam um código super usuário para o proprietário da empresa onde ele pode criar um código "S" pra você acessar.

Uma parte da nota.

"Purpose

  Slow performance in SQL or Business One. This query should be run on all

databases at

regular intervals.

The Update statistics statement Optimizer uses these values to determine

the best

strategy for executing SQL

statements......"


O meu "Update Statistics" deixei agendado para todo domingo as 17:00 horas.


Abraço,

Fabio

SAP 9.1 PL11

Former Member
0 Kudos

Quais seriam as tarefas boas para melhoria de perfomance?  poderiam me passar os numeros

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Ricardo, os horários depende muito do tamanho da sua base de dados, como minha base é pequena (tem 1gb o backup), eu deixo as tarefas no domingo em certos horários.

Melhor ver com um DBA o tamanho e o tempo de execução dos comandos, e não é bom executar eles com pessoal pendurado no sistema.

Especificamente no meu caso

1469218 DB re-index 12:00 horas  (atenção, tem que ter espaço no servidor)

1469185 Shrink SBO_Common 15:00 horas

1456635 DBCC CHECK 16:00 horas

1290011 System Maintenance 18:00 horas

1522640 Update Statistics 20:00 horas

1290086 System Status Report  23:50 horas

e na segunda

1290093 Task Results Upload 6:00 horas

e as vezes, eu executo um Shrink no banco de dados principal

Abraço,

Fabio

SAP 9.1 PL11

Former Member
0 Kudos

Mas para melhoria de perfomance tenho que executar todos esses?

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

sim

Former Member
0 Kudos

Isso não impacta em nada no ambiente correto? Deve ser feito em horário exclusivo, ou seja todos devem estar fora do SAP no momento?

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Impacta sim, um reindex e um Shrink precisa de espaço e tempo, e não pode reiniciar de jeito nenhum,, vai memória e cpu a quase 100%, é um comando perigoso, por isso é bom falar com um DBA e ver o impacto em seu ambiente.

Former Member
0 Kudos

Voce fala espaço em disco?  Esse processo irá aumentar o consumo de espaço em disco?

Answers (1)

Answers (1)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Ricardo,

- Sabe quando ocorre alguma "kaka" no sistema, e precisa rodar um "qg" ou quebra-galho (ou quickfix como alguns chamam).

- Ou quando precisa fazer um reindex ou shrink no banco de dados e melhorar sua performance

- Ou fazer um backup automático (ou restore) dos dados.

- Executar alguns comandos em SQL e ter um relatório completo do seu sistema, como ele está, se ocorreu algum erro, se precisa de atualização.

É isso que o RSP faz no servidor, ele é um serviço que você agenda tarefas para serem executadas no sistema, e depois de executadas, geram um LOG que é enviado pra SAP, assim ela tem uma ideia de como está seu sistema, esse é o "suporte automatizado" do sistema.

Eu até gostaria que rodasse mais tarefas, como por exemplo, rodar o MRP toda noite, mas isso ainda não tem.

Explicação oficial

Remote support platform for SAP Business One - SAP Library


"O remote support platform for SAP Business One foi elaborado para proteger a instalação do SAP Business One, fornecendo suporte remoto e automatizado em negócios de massa.

A plataforma monitora todo o ambiente do SAP Business One. Ao reduzir consideravelmente o tempo entre o surgimento, a identificação e a resolução de um problema, o remote support platform for SAP Business One minimiza o impacto nos bancos de dados e processos do cliente. E ao oferecer informações importantes sobre o status da instalação SAP, ela reduz os custos de suporte e simplifica a tomada de decisão futura."

Alguns exemplo de tarefas (eu tenho atualmente 38 tarefas ativas no RSP).

Executado uma única vez

Tarefa GUID 1857931 - Arrumar "kaka", após atualizar o SAP, estragou as procedures abaixo, essa execução verifica as procedures.

Executo todo domingo

Eu ordenei em horários diferentes, não pode colocar no mesmo horário um reindex em um shrink por exemplo,

Abraço,

Fabio

SAP 9.1 PL11

Former Member
0 Kudos

Em nosso caso não temos ambiente de testes, somente um banco de dados de teste, isso interferem em algo no meu ambiente de produção?

Att.