cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Antecipação de títulos

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Aqui na empresa temos uma situação que ocorre em todas as vendas: antecipação de títulos com desconto.

Cada cliente nosso tem uma taxa de desconto mensal e nós sempre descontamos os títulos antecipadamente, geralmente 1 semana após a emissão da NF, mas esse período pode variar conforme precisamos de dinheiro no caixa.

Exemplo: efetuamos hoje (21/07) uma venda de R$50.000 com o vencimento da NF para daqui 3 meses (21/10). Fazemos o desconto hoje mesmo, com uma taxa de 2% a.m., o que resulta em R$46.939,6.

Diante disso vejo 2 problemas:

Contas a receber: para dar baixa eu faço (valor da NF) - (valor pago) e coloco o resultado no campo "Desconto total". O problema é que as vezes tem muitos títulos para dar baixa, o que leva certo tempo para fazer. É possível definir uma taxa de desconto por PN e ele calcular o "Desconto total" automaticamente?

Fluxo de caixa: pensando no exemplo acima, ele vai considerar aquela NF entrando no caixa daqui a 3 meses e com o valor total dela. Eu precisaria que todas as Notas de Saídas e Pedidos de Vendas o Fluxo de Caixa considerasse, por exemplo, 10 dias após a emissão e com valor 8% menor (essa taxa varia de PN para PN).

O contas a receber seria apenas para ganhar tempo. Já o Fluxo de Caixa, que é uma ferramenta essencial hoje em dia, eu preciso de informações mais adequadas a realidade da minha empresa para poder utilizá-lo. Existe alguma solução de contorno para isso?

Obrigado

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Ruda, boa tarde.

Por favor, efetue uma simulação seguindo o exemplo abaixo.

1 - Abrir o PN  -  cliente  e clicar na condição de pagamento atribuída.

Clique na condição de pagamento.

2 - Criar desconto financeiro dentro da condição de pagamento.

Print do exemplo criado.

Após emitir uma NF de saída com essa condição de pagamento.

No contas a receber, observe que o sistema carregará automaticamente a  %  definida na condição de pgto ( 2 %)

Isso poderá atender  sua necessidade pois você não precisará digitar  em cada linha a  % de desconto.

Lembrando que isso é configurável por condição de pagamento.

Att,

Luiz Assis

Former Member
0 Kudos

Bom dia Luiz,

Muito obrigado pela ajuda mas não é exatamente o que eu preciso.

Tenho um cliente cujos pagamentos são para 90 dias com taxa de 2% ao mês para antecipação. Se eu faço uma venda para ele hoje e desconto hoje mesmo o título, o desconto na verdade seria de 6,1208% (juros compostos). Acho que o B1 não trabalha dessa forma né?

Mas sem problemas, isso era mais pra ganhar tempo nas baixas do contas a receber. Meu problema maior está sendo adequar o fluxo de caixa para esse cenário.

Obrigado,

Rudá Gonçalves