cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Data inválida - [Mensagem 80401-9] - Determinação do código de imposto

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Atualizei meu SAP para a versão 9.1 PL11, até o momento estava tudo funcionando, menos a determinação do código de impostos.

Com a mudança da empresa de lucro presumido para real, desativamos os códigos de impostos (por exemplo 5933-001), e ativamos códigos novos a partir de 1/1/2016, por exemplo, 5933-201.

No SAP 9.0 PL15, era possível alterar a determinação contábil e atualizar com o código desativado, agora, o SAP retorna a mensagem "Data inválida [Código de imposto em caso de utilização - Código de imposto][line: 1]  [Mensagem 80401-9]"

Seu eu ativar novamente o código 5933-001, ele funciona perfeito.

Mas não quero ativar os códigos antigos!!, alguns códigos são manuais, podendo fazer com que o usuário selecione o código errado.

O que fazer nesse caso?, no SAP 9.0 funcionava essa alteração perfeitamente.

Abraço

Fabio

SAP 9.1 PL11

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde pessoal,

Com a ajuda da minha consultoria Uppertools, conseguimos resolver o problema, eles rodaram um SQL que mostrava o problema, o mesmo problema que ocorreu nos links abaixo.

Não foi disponibilizada a consulta via SQL pra mim, quem quiser pode entrar em contato com eles . eu recomendo..

No meu caso tem dois tipos de erro.

1) Dados inexistentes

O SAP 9.0 PL15 deixava excluir código de imposto e alterar a descrição da utilização, eu tinha excluído um código de imposto, e alterada a descrição de uma utilização, com a consulta da Uppertools eles mostraram pra mim qual informação faltava,, mas é só fazer várias consultas usando as tabelas TCD1,TCD2,TCD3 and TCD que tem como descobrir, no link abaixo tem alguns detalhes.

2) Código inativado

Isso eu não concordo com o SAP, pra mim é um defeito no sistema.

Na minha outra base, só apresentava essa mensagem porque os códigos antigos de impostos estavam desativados.

Bom, se tem a opção de desativar o código, não posso usar nessa versão do sistema porque não vou conseguir mais fazer a determinação de código de imposto.

Por exemplo,

Em uma das minhas regras de impostos, a faixa de 01/01/2010 à 31/12/2015 tenho o código 1556-002.

Nesse ano, mudamos o código para 1556-201

Por segurança, desativo o 1556-001 pra ninguém usar.

Ao tentar atualizar a determinação do código de impostos, ele apresenta a mensagem de erro.

Se eu ativar o código novamente,, atualização com sucesso.

será que você pode ver na SAP esse caso?

Abraço,

Fabio

SAP 9.1 PL11

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

parece que saiu uma correção no SAP 9.1 PL13, nota 2284231, pelo menos melhora na mensagem de erro.

https://websmp230.sap-ag.de/sap/support/notes/2284231

Não pude testar, teria que baixar o PL13 e verificar se ocorre o segundo problema ainda.

Abraço

Fabio

SAP 9.1 PL11