cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Consulta pública sobre Unidades de Medida da NFe

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Pessoal,

No seguinte link Portal da Nota Fiscal Eletrônica o governo postou informações sobre uma consúlta pública para empresas emissoras de NF-e se manifestarem sobre uma tabela padrão de unidades de medida que o governo pretende implementar em 2017.


Por que as empresas deveriam se importar com isso?


É uma chance das empresas influenciarem o governo e conseguirem aumentar a padronização, facilitando também o recebimento das NF-e's dos parceiros. Além do impacto na emissão das notas esse tópico é importante para a automação de entradas pois há sempre necessidade de implementação de BAdi com tabelas de conversão que exigem manutenção posterior também.


Abaixo o post do governo na íntegra:

07/07/2016 - Atenção: Aberta consulta pública para as empresas emissoras de NF-e se manifestarem em relação a Tabela Padrão de Unidades de Medidas Comerciais a ser implementada a partir do ano de 2017

O Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais - ENCAT, entidade representativa do CONFAZ e responsável pela Coordenação Nacional dos Projetos de Documentos Fiscais Eletrônicos (NF-e, NFC-e e CT-e), informa a abertura de Consulta Pública para a recepção de sugestões de inclusões na Tabela de Unidades de Medidas, que deverá ser adotada a partir 2017.

Com a adoção da Tabela de Unidades de Medida, só serão aceitas as unidades efetivamente descritas na tabela, devendo os documentos emitidos com unidades diversas das descritas serem rejeitados. Por isso, é importante que os emissores se pronunciem visando a inclusão de unidades não descritas na tabela, construída a partir da base atual de todas as unidades descritas nos diferentes Documentos Fiscais Eletrônicos (Clique aqui para baixar a tabela proposta). 

As eventuais sugestões e comentários deverão ser encaminhados, até 10/08/2016, exclusivamente por envio de mensagem eletrônica para o endereço: ConsultaPublicaEncat@sefaz.ba.gov.br. Solicita-se que, na mensagem, se identifique claramente o autor ou entidade responsável pela sugestão, bem como se indiquem as eventuais justificativas da proposta.

Informamos que todas as mensagens recebidas no período da Consulta Pública serão devidamente analisadas pela equipe técnica nacional do ENCAT, todavia, não haverá resposta enviada diretamente ao remetente. Informamos ainda que a recepção de sugestão não vincula a sua adoção ou aceitação pelo ENCAT, e que a tabela final será publicada conforme norma específica para este fim.


att,

Renan Correa

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

bruno_renzo
Active Contributor
0 Kudos

Finalmente! Demorou!

honestamente não sei pq não adotam oficialmente o padrão internacional, estabelecido nacionalmente pelo INMETRO: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMed.asp

Só senti falta de regulamentar o caso de volume X temperatura, muito utilizada na industria petroquímica.

Vamos ver no que vai dar.