cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Duvidas para melhoria no ERP SAP B1

Former Member
0 Kudos

Pessoa bom dia.

Tenho algumas duvidas e queria ajuda de voces, estamos passando por algumas mudanças criticas na empresa e nada melhor do que a opnião de pessoas mais experientes na area, poderiam me ajudar por gentileza com as seguintes duvidas:

1-) Onde fica o custo médio do produto, se calculo certo ou errado nas entradas de mercadoria?

2-) Como funciona no SAP B1 a importação de XML para nf de compra de compra se existe algum tipo de vinculo.- Como funciona para importar uma nota fiscal eletrônica, pedido de compra?

3-) E possível bloquear usuário para fazer recebimento de mercadoria sem pedido de compra?

4-) Pretendemos utilizar a opção de anexos de arquivos pdf scaneados nos pedidos de compra, isto é, scanear as nf's de compras e guardar no sistema, isso ocupa muito espaço no banco de dados? seria uma alternativa inteligente?

5-) Nosso Sap funciona via regra de imposto, PIS, Confis, etc. Conseguiriamos vincular na NF do IR e CSLL, estamos no lucro presumido,

seria possível colocamos através da regra de contabilização, contribuição social do lucro liquido e IR?

6-) Quando é lançado uma nota fiscal de serviço, não sabemos se a retenção esta automática ou manual, como funciona o lançamento quando estamos dando entrada na nota fiscal de serviço?

7-) É possível quando lançamos a nf ao invés lançarmos na conta contábil, lançar no parceiro de negócios direto pois temos uma contábil cadastrada nele?

Obrigado.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Ricardo,

Seguem sugestões, recomendo qualquer modificação ser efetuada primeiro em base de teste.

Espero ajudá-lo.

Abraços.

Respostas:

1-) Essa informação fica no cadastro do item ( Menu - Estoque -  Dados do cadastro do item  aba Dados do estoque).

Temos o campo:  Custo do item padrão.

Se estiver parametrizado para o método de custeio ser por deposito.

Nas linhas  (do GRID ) onde estão os depósitos, temos a coluna custo do item.

Você pode consultar isso no relatório de verificação de estoque em:

Menu -  estoque – Relatório do inventário – Relatório de verificação de estoque.

2-) Na tela de NF de entrada clicando com o botão direito do mouse,  o SAP exibe uma opção:  Importar documento eletrônico porém não identifiquei documentação para essa possível funcionalidade.

Neste caso  utilizamos um add-on para importar o XML, recomendo verificar com o seu parceiro SAP que fez o add-on  essa opção

3-) Tenho duas sugestões:

      1° Criar um procedimento de autorização para validar o recebimento de mercadoria e no ato da autorização, confirmar se possui documento de origem.

   2°  Customizar na procedure do SAP ([dbo].[SBO_SP_TransactionNotification] ) essa validação via SQL, o SAP possui uma procedure onde podemos validar dados (ações)  pelas transações de telas. 

4-) Sim pois o SAP armazena isso nos diretórios.

Para configurar os diretórios, vá em:

Menu- Administração -  Inicialização do Sistema – Configurações gerais – Aba (Caminho).

Pasta de anexos: [ ...]  recomendo criar uma pasta compartilhada e efetuar backup sempre que possível.

5-) Não entendi muito, porém nos atributos dos impostos, podemos definir as contas contabeis para cada impostos nas transações de compras e vendas.

6-)

Dentro do cadastro do item, podemos definir se ele possui  retenção ou não.

Tela: Dados do cadastro  -  Aba Geral – [ ] Sujeito a retenção de imposto.

Para       que seja carregado um imposto corretamente, será necessário você efetuar uma determinação de código de imposto retido, isso será possível em:

Menu – Administração – Configuração -  Finanças -  Imposto – Determinação de código de imposto.

Na tela: Determinação do código de imposto - Configuração.

Selecione o tipo de determinação:  Imposto retido na fonte.

Nas propriedades, você poderá selecionar os campos que serão validados.

Exemplo:

Selecionei  o campo: Parceiro de Negócio e atualizei a tela.

Após efetuar isso, com um duplo clique na linha 1 , o sistema abrirá uma nova tela onde eu posso especificar o parceiro de negócio e depois o código de imposto retido.

Apenas uma breve explicação.

7-)

Isso seria a conta de receita ou despesa?

Se sim, você pode configurar isso dependendo de como estiver parametrizado o SAP.

Atualmente tem a contabilização avançada, por favor veja esse artigo com uma funcionalidade interessante.

http://scn.sap.com/docs/DOC-49363

0 Kudos

o item 2 achei muito interessante, peguei um xml de um fornecedor e importei, ele só preencheu os dados do fornecedor, o de produto ele nao preencheu a mensagem foi , como se esse código de produto nao tivesse cadastrado. O sap ele tem que pegar pelo codigo de barras e nao pelo código do item, pois cada fornecedor tem seu código do item especifico, acredito que os addons que tem essa funcionalidade, fazem essa importação através desse vinculo. uma funcionalidade que ja possui no sistema e acabaria com a necessidade de contratar um addon para isso, valia a pena passar para SAP, fazer uma futura atualização nessa funcionalidade.

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos
Former Member
0 Kudos

Pessoal bom dia.

Talvez eu não tenho questionado de forma mais claro e objetiva algumas perguntas portanto retorno a perguntar de outra forma alguns questões:

1) Qual seria o relatório que consigo visualizar todo o histórico de custo médio do produto? o cálculo é realizado pela média ponderável móvel? a geração do custo é formada apenas pelas entradas de notas e fechamentos de OP´S? os itens que foram lançadas no grupo 5 (custo) como podem ser rateadas para custo do produto?

2) Em relação ao uso da importação de NFE, como devo tratar se existe um pedido pronto, vale a pena utilizar esta função? em que ponto seria mais ágil, somente se não existir pedido?

5) Hoje a empresa esta vinculada ao regime tributário lucro presumido, com isto seria possível vincular o lançamento do IR e CSLL na operação de venda? pois ambos são calculados em cima do faturamento? Em relação ao cálculo do IR, além de calcular em cima do faturamento, tem um valor que é abatido por mes para geração do adicional do imposto, isto pode ser feito via regra ou existe algum módulo que gera a apuração e contabilização?

7) quando é feito a emissão de uma nota de venda o sistema contabiliza o contas a receber no PN e também os lançamentos nas contas do passivo referente a impostos, tipo pis, cofins, icms, ipi, mas quando recebo o documento de pagamento do imposto, é gerado novamente o lançamento no PN impostos a pagar, com isto estou gerando duplicidade, como no lançamento da nota ja aparece a conta contabil do imposto, seria possível substituir esta conta pelo nome do PN impostos a pagar? assim seria realizado o lançamento contabil a pagar e no pn tb, evitando novo lançamento.