cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Criptografar informação confidêncial no SAP

0 Kudos

Bom dia,

Preciso entender se há a possibilidade de criptografar informações confidenciais da empresa, nos meus ambientes de Desenvolvimento e Qualidade onde o acesso é mais amplo aos analistas funcionais por exemplo. Já fizemos um trabalho de restrição nas roles de acessos, mas não é o suficiente neste caso.

Gostaria de saber se alguém conhece as melhores práticas para criptografar informação confidêncial no SAP?

Ou então, alguma ferramenta que possa ajudar neste problema.

Aguardo,

Michelle

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

Bom Dia Michelle.

Existe como criptografar sim dados dentro do SAP utilizando códigos de criptografia exemplo BASE64 ETC... Mas isso via ABAP, não sei se é bem esse o seu cenário. Quando precisamos criar este tipo de situação EXEMPLO: Para Inibir dados de remuneração de funcionários o que fizemos foi criar programas que alterassem maciçamente a remuneração de todos os funcionários para o salario base.

Não sei se seria esse o seu cenário...

Att.

0 Kudos

Boa tarde,

O nosso cenário é um pouco parecido com o seu.

Vamos estudar melhor essa alternativa de fazer via código ABAP. Caso tenha algum material sobre isso, será útil.

Obrigada.

Michelle

Answers (2)

Answers (2)

0 Kudos

Teriamos que utilizar então algumas exist´s para isto fazendo nas transações utilizadas. Para alterar o valor para alguns usuários...

Pelo customising não saberia como fazer apenas via ABAP mesmo!

0 Kudos

Certo Michelle, é o que acontece normalmente na equalização de ambientes.

No caso se vocês tem algum ABAP´er interno, solicite para ele desenvolver um programa lendo o infotype "pa0001" para selecionar todos os colaboradores, depois para cada registro  ler o infotipo "pa0008" , e depois você  deve setar como abaixo o valor da sua faixa mais baixa. 

  • gv_faixa   TYPE  c LENGTH 2 VALUE 'XX'.

Segue exemplo.

Vocês devem utilizar eta FM abaixo:

  • HR_IN_SALARY_INFTY_UPDATE

Atentem para os casos que existam aumentos salarias, pode ser necessário rodar o programa mais de uma vez.

   Foi a maneira que encontramos para inibir estes dados nos ambientes de qualidade e desenvolvimento.

  Michelle, pode marcar a resposta como útil por favor.

Se tiver mais dúvidas que eu possa ajudar só sinalizar.

0 Kudos

Em nosso cenário sendo mais especifica, precisamos inibir dados de produtos. Apenas poucos usuários podem visualizar essas informações. Então estou pensando em como fazer isso de uma maneira que meus testes em DEV e QAS ainda continuem consistentes.