cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro SAP B1 fecha sozinho e msg de falha de conexão com o banco

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal, primeira gostaria de agradecer o apoio de vocês sou novo na comunidade e faz pouco tempo que comecei a atuar como consultor SAP.

Estou com alguns problemas que acontecem em um cliente com o servidor SAP virtualizado.

1 - Esporicamente o SAP fecha sozinho e em varios usuários.

2 - Uma mensagem de falha de conexão com o banco também aparece as vezes e depois volta a funcionar normalmente.

Abaixo seguem algumas configurações e versões dos sistemas:

Software de Virtualização: VMWare Workstation 10.0.0 build-1295980

Windows Server Essential 2012 x64

Somente 1 Processador  Intel Xeon E5-2609 2.5Ghz c/ 4 Núcleos

Mémoria: 16Gb

HD: 200Gb

SAP 9.1 PL9

SQLServer 2008 R2

TaxOne NFE 3.92.6.511

Integration Bank 1.23.12

Primeiras Impressões:

1 - Percebi de cara que o servidor é lento, trava bastante.

2 - Algumas aplicações consomem bastante memória ram e processador tipo:

     a)SQL Server - Que é normal ele consumir bastante mémoria e processador eu acho.

     b)InvoiceOne - Consome bastante também mas em outros cliente o consumo é parecido e nem por isso apresentam problemas.

3 - Vi que o cliente não tem DNS local, eles usam o DNS do google 8.8.8.8 para todos os servers e clients, não sei se tem algo relacionado?

Se alguem poder me dar um norte meus amigos ficaria muito agradecido?

Segue alguns prints, talvez de outra visão.

Att,

Yuri Rocha

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

Yuri,

O fato de a mensagem de falha com o servidor aparecer e depois retornar a normalidade, indica uma falha de rede, de conexão de rede com servidor.

para você constatar se é este problema, vá ao servidor virtualizado e abre um terminal. e coloque para pingar um ip da rede de preferencia de outro servidor que voce sabe que esta ativo e não vai ser desligado.

Coloque o /t na frente do ping para ele não parar

ex: ping 192.168.0.20 /t

E deixa la pingando, no momento que apresentar esta falha! você vai la e verifica se naquele momento o ping não respondeu. se não respondeu então é falha na rede.

Constatado isso, primeiro verifique cabos e conectores, de preferencia troca o conector RJ45.

Feito isso não resolvido

Os gerenciadores de Maquinas Virtuais costumam dar este tipo de  problema, E eu ja tive um problema semelhante mas com Hyper-V,  e só  resolvi da seguinte forma: coloquei o serviço de rede da maquina que hospeda a virtual, ou seja a maquina real como DHCP.

E para que o IP não  mudasse (pois eu precisava que ficasse um determinado IP neste servidor) todo Roteador ou Firewall de borda de rede que tem o servidor DHCP, permite que voce fixe um IP pelo macadress da maquina.

Tomara que voce consiga resolver!

Abraços

Former Member
0 Kudos

Moises boa tarde,

Muito obrigado pela força você me ajudou muito e me deu ótimas ideias! Vou começar agora e analisar.

Só mais uma dúvida você sabe se existe alguma documentação da SAP que trata de ambiente de rede, tipo para rodar o SAP em redes com dominio. dns, dhcp e etc?

Att,

Yuri Rocha

0 Kudos

Yuri

Toda vez que sai uma nova versão, tem um documento de configurações minima para esta versão rodar.

segue link de uma destas documentações

http://sapassets.edgesuite.net/sapcom/docs/2015/04/be7abb4d-237c-0010-82c7-eda71af511fa.pdf

Mas para rede especifica, não conheço.

Mas algumas informações são importante para você se direcionar:

Para se livrar de problemas com DNS,  procura não usar o nome da maquina na rede interna, tenta usar sempre IP,  ( exemplo para apontar pra o servidor de licença, ou servidor de bancos de dados, sempre utilize IP)

Com relação DHCP, a minha dica não é colocar por DHCP  o servidor virtualizado, onde você tem o SAP instalad!! e sim o hospedeiro de Maquinas Virtuais, ou seja o servidor físico onde esta instalado o Vmware e hospeda a maquina virtual do   SAP, geralmente é nele que da o problema de rede.

Former Member
0 Kudos

Moises bom dia,

Meu nobre muito obrigado pela força, consegui identificar o problema seguindo suas dicas como você falou e percebi que o problema estava relacionado as configurações da máquina virtual do cliente que estava crashando porque tinha poucos recursos de processador e memória.

Muito obrigado meu amigo, se você precisar estarei sempre a disposição, só chamar!

Att,

Yuri Rocha

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

meu servidor é virtualizado, só que fixei o IP nele (não deixei DHCP), e tenho um firewall interno com servidor DNS (Kerio) que controla tanto o DHCP e DNS.

Não vi no seu servidor, mas tem que ter instalado o VMWare Tools, ele faz a integração do servidor com o VMWare, assim tem como pegar log's direto do VMWare.

Abraço,

Fabio

SAP 9.1 PL11

Answers (0)