cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Conversão de preço - pedido de compra

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida na conversão de unidades do pedido de compra em relação a nota fiscal de entrada, mais especificamente nos "preços especiais para parceiros de negócio".

Tenho um material que é comprado em unidade,,1 unidade possui 3,6 litros, já o controle de estoque é feito em litros, sendo assim, configurei o item da seguinte maneira.

Funciona perfeito, se eu comprar 10 unidades, entra 36 litros no estoque, meu problema é o seguinte:

- Como a unidade de compra é "un", meu fornecedor faz o preço em "un", por exemplo, R$ 20,00

- Cadastrei um preço especial pra ele no valor que combinei com ele R$ 20,00

- Quando compras gera o pedido de compras, ele puxa o valor combinado com o fornecedor, só que o valor muda conforme o campo "unidade de medida de estoque".

Se eu coloco "Não", ele recalcula o preço que combinei com o fornecedor, e entra no estoque corretamente.

Se eu coloco "Sim", ele fica com o preço correto, que combinei com o fornecedor, só que entra no estoque sem conversão.

Eu imagino que ele não deveria fazer nenhuma conversão do preço unitário, já que a tabela define o preço que combinei na unidade de compra com o fornecedor.

Como resolver esse caso? não quero que ele converta o preço!

[]'s

Fabio

SAP 9.0 PL15

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Olá Fábio.

Fiz um cenário com a sua necessidade e funcionou 100%, o detalhe é usar "Grupos de unidades de Medidas".

Vamos lá:

Em "Grupos de Unidades de Medida" criar um novo "grupo" chamado "Litros", depois acessar a opção "Definição do grupo"

Na tela de "Definição do grupo", clicar no "Choose" para definir "novas unidades", criando as unidades:

  • Litro
  • Mililitro
  • Balde 3,6L
  • Balde 18L

Fazer o cruzamento das unidades de medidas, onde:

  • Linha 1: 1 Litro é igual a 1 Litro
  • Linha 2: 1000 mililitros é igual a 1 Litro
  • Linha 3: 1 Balde 3,6L é igual a 1 Litro
  • Linha 4: 1 Balde 18L é igual a 1 Litro

Ao cadastrar o item no "Cabeçalho" no campo "Grupo de UM" selecionar "Litros"

Na aba "Estoque" no campo "Código unidade medida contagem estoque" selecionar Litros

Na aba "Compras"

Clicar em [...] depois na definição, definir "Balde 3,6" como unidade Padrão.

Aproveitar e definir no cabeçalho o preço por Litro, neste exemplo R$ 5,56

No "Cabeçalho" na área de definição de preços por unidade de medidas, fazer as definições:

  • Litro = R$ 5,56
  • Balde 3,6 = R$ 20,00
  • Balde 18L = R$ 100,00

Ao fazer as "Notas Fiscais de Entrada" ativar em configurações de formulário o campo "Código de UM", neste caso aqui é feita a definição da unidade de medida usada na compra e automaticamente é carregado o preço correspondente.

No "Recorte 1" é possíve visualizar a automação do preço correspondente a "Balde 3,6L", neste caso R$ 20,00

No "Recorte 2" é possível visualizar a automação do preço correspondente a "Balde 18L", neste caso R$ 100,00

Registro de compra por "Balde de 3,6L", 2 unidades compradas.

Registro da compra por "Balde de 18L", 1 unidade.

No detalhe é possível visualizar a "Lista de lançamentos no inventário"

Espero ter colaborado.

Abraços,

Rodrigo da Costa Feula

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Esse esquema é legal, vou testar, obrigado.

Será que funciona com preço especiais para PN? aqui temos os preços dos fornecedores nessa opção.

E foi agora que entendi realmente esse campo "Código da UM" pra que servia.

Abraço,

Fabio.

Answers (0)