cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). Alguém já desenvolveu?

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde a todos!

Estamos com uma solicitação da equipe de Finanças para, de alguma forma, poder automatizar o processo de emissão do RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo), o qual hoje é feito com o auxílio de uma planilha Excel.

Alguém neste fórum já desenvolveu algo parecido? Alguém poderia compartilhar a experiência?

Obrigado,

Daniel Carvalho

arleyjuliao76
Member
0 Kudos

Ola Meu Amigo,

Voce resolveu sua duvida, consegue ajudar? Estou com a mesma necessidade. Muito Obrigado. AJ

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Daniel,

conheço esse processo e já vi uma solução funcionando para isso. Basicamente você terá que desenvolver um programa que seja capaz de emitir um form (recibo) para enviar a pessoa física com os impostos dos serviços prestados (IRRF, ISS, INSS). Como você faz hoje?

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Oi Marssel, bom dia!

Sim, eu imaginei algo deste tipo mesmo. O problema está na questão da acumulação para o cálculo correto dos impostos retidos. Pelo que vi, o SAP "standard" realiza o cálculo corretamente quando o RPA é ingresso no SAP como se fosse uma fatura sem pedido de compra (transaçao FB60) e, para a segunda fatura, calcula corretamente o valor dos impostos retidos.

Agora imagine o cenário no qual uma pessoa física presta um serviço A para um departamento X da empresa e necesita do RPA 1 e, antes do ingresso no SAP deste documento, por algum motivo esta mesma pessoa física presta o mesmo serviço A para um outro departamento Y da empresa e necessita do RPA 2. Neste caso, dependendo do valor do serviço, os valores dos impostos retidos serão diferentes.

Mesmo com uma possível solução de "Parked Documents" (Documentos preliminares), testamos aqui em nosso sistema e os impostos não foram calculados da maneira esperada. Inclusive abrimos um chamado na SAP para entender se esta funcionalidade pode ser ajustada através da uma nota SAP de "Modificação" ou "Correção" ou se é uma funcionalidade padrão e não teria como alterar.

Eu entendo que, se houvesse uma solução que estivesse relacionada com o "Parked Documents", talvez poderíamos pensar em realizar integralmente uma solução customizada (Z) dentro do SAP.

Obrigado mais uma vez pela sua atenção de sempre!

Abraços,

Daniel Carvalho

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Ah, faltou te responder que fazemos hoje este processo utilizando como facilitador uma planilha em Excel disponível na rede corporativa.

Abraços!