cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Layout Pagamento pensao alimenticia credito em conta poupança atraves da F-110 - Santander

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Sou novo no mundo SAP e estou com um desafio grande em minha empresa e gostaria da ajuda dos experientes Funcionais.

A empresa possui conta no banco Santander e gostaria de pagar pensão alimentícia em credito conta poupança através da F-110, vocês poderiam ajudar na configuração do Layout?

qual transação que configuro?

existe um passo a passo?

algum caso parecido?

Anteriormente a empresa precisa tambem de pagar boletos acima de 250.000,00 pesquisei e verifiquei q um campo "J52" deveria estar ativado, e que inclusive a SAP tinha liberado algumas notas de correção para esse caso, sendo que não vi nada referente ao Santander apenas Bradesco-Itau então fiquei com muitas dúvidas,como sou novo e nunca fiz vocês poderiam ajudar?

Desde já muito Obrigado

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Marssel700
Active Contributor

Eduardo,

Crédito em conta poupança não é atendido pelo programa standard. Você terá que verificar o tipo de pagamento no layout do seu banco e fazer uma melhoria ABAP no programa RFFOBR_U.

Sobre os Boletos J52, por favor abra uma nova thread para diferenciar os assuntos.

Abraço

Former Member
0 Kudos

Ok Marssel,

vou abrir outro tópico sobre o J52.

e sobre o pensionista, vou falar então com ABAP.

Agora, onde ele alteraria no layout pode explicar?

Obrigado

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo, a conta é utilizada apenas para depósito em poupança? Ou você utiliza a mesma conta pra DOC, TED e tranferência?

o campo é j_1bdmexh2-h206 = ‘05‘.

Former Member
0 Kudos

Marssel,

então seria para depósito em poupança mesmo.

como faço isso dentro do SAP?

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo,

na FBZP - Meio de pagamento / País, defina um novo meio de pagamento para depósito em poupança.

No campo chave de linha codificada você deve colocar 05.

Essa é a forma standard de você configurar. Se você quiser utilizar a mesma chave usada na transferência terá que fazer um desenvolvimento ABAP.

Former Member
0 Kudos

Marssel,

Obrigado pela ajuda e resposta, seguirei as suas orientações hoje e retorno com a resposta.

Agora uma dúvida:

Pretendo criar o meio de pagamento "P - Pensão Poupança" e colocar la o cod. 05 e feito isso na F110 basta escolher o meio de pagamento P que funcionará? não preciso alterar mais nada no layout do Santander?

pretendo gerar o arquivo teste e enviar para o banco para validação do mesmo com o suporte deles,pois o Santander não disponibilizou ambiente de teste.

e sobre o arquivo retorno,funcionará também?

Obrigadão pela ajuda.

Former Member
0 Kudos

Marssel,

Criei olha como ficou, seria isso? fiz certo?

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo,

Layout não se altera. O banco é quem define o Layout. Não será necessário alterar o programa de impressão da remessa, já que você irá utilizar uma chave de meio de pagamento diferente

Tá ok a FBZP. Execute a F110 e verifique o segmento A do arquivo de remessa para as posições 12 e 13.

Envie para o banco pra testes.

Att

Former Member
0 Kudos

Marssel,

Obrigado

Agora como eu verifico o segmento A do arquivo remessa para as posições 12 e 13?

Desculpa tanta pergunta, é que estou fazendo pela primeira vez, e aprendendo muito com vocês, e tenho certeza que servirá para outros colegas.

Estou aguardando sua resposta para gerar o boleto para enviar para o banco.

Obrigado

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo, todo mundo já passou por isso. vamos seguindo.

Veja só. Faça o download do arquivo de remessa. Abra o arquivo no bloco de notas conforme imagem abaixo.

verifique que a 2 linha do arquivo chama-se trailer do lote. Esse lote é referente ao segmento A que cria as transferências bancárias. Basta ver que abaixo da marcação em vermelho tem uma letra A que corresponde ao segmento citado.

No próprio trailer do lote (2 linha) tem um quadrado vermelho nas posições ou colunas 12 e 13 que é a forma de lançamento no Banco. Isso corresponde ao meio de pagamento no SAP. Veja se no seu arquivo está com 05.

Att

Former Member
0 Kudos

Marssel,

consegui gerar o arquivo abri e identifiquei a letra A que corresponde ao segmento citado conforme seu exemplo acima, sendo que essas posições 12 e 13 não consegui identificar no arquivo, onde vc escreveu:

"No próprio trailer do lote (2 linha) tem um quadrado vermelho nas posições ou colunas 12 e 13 que é a forma de lançamento no Banco. Isso corresponde ao meio de pagamento no SAP. Veja se no seu arquivo está com 05."


poderia ajudar para identificar isso no arquivo?


Obrigado

Former Member
0 Kudos

Marssel,

Estou retornando essa pergunta que ficou sem resposta, você poderia ajudar? obrigado desde já.

consegui gerar o arquivo abri e identifiquei a letra A que corresponde ao segmento citado conforme seu exemplo acima, sendo que essas posições 12 e 13 não consegui identificar no arquivo, onde vc escreveu:

"No próprio trailer do lote (2 linha) tem um quadrado vermelho nas posições ou colunas 12 e 13 que é a forma de lançamento no Banco. Isso corresponde ao meio de pagamento no SAP. Veja se no seu arquivo está com 05."


poderia ajudar para identificar isso no arquivo?


Obrigado

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo, tudo bem?

baixe seu arquivo de remessa da F110. Abra-o em um bloco de notas com tela maximizada. Dê um print nessa tela e importe aqui nos comentários para eu analisar.

Uma dica de utilização do fórum. Quando quiser chamar a tenção de alguém nos threads você deve colocar o simbolo @ seguido pelo nome do perfil ou copiar o link do perfil

Dessa forma o perfil recebe uma notificação por um e-mail de que ele foi citado (caso a notificação esteja ativada como no meu caso).



abraço

Former Member
0 Kudos

@ Marssel Vilaça

Obrigado pea resposta e dicas,

segue então o que solicitou, o print do arquivo (note que alterei os dados da empresa e beneficiário por questões de segurança.

Aguardo seu retorno

Obrigado

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo,

Foi corretamente preenchido conforme marcação em vermelho. Faça a baixa e manda pro banco.

Em azul está o código bancário do Banco Real AMRO Bank 356. Embora o Banco aceite, é bom cogitar mudar esse código pra deixar a solução atualizada.

Att

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

veja a foto que postei e localize um quadrado vermelho.

Veja se dentro dele tem um número 5 pra mandar validar.

Former Member
0 Kudos

@Marssel Vilaça

Enviei o arquivo ao banco para validação e recebi amensagem abaixo:

O que está grifado em vermelho é a posição 12 e 13 forma de lançamento, onde foi incluso o número 05 que corresponde = Crédito em Conta Poupança/ o ideal é que seja informado o código 03 Transferências para outros bancos (DOC, TED CIP e TED STR)

a informação de conta poupança para outros banco vai ser inserida no segmento A posição 218 a 219 informar o cód. “11” DOC / TED para Poupança. Já no segmento B  será informado o histórico de pensão Alimentícia posição  226 a 229 cód. " 0367" para crédito


===> Então eu respondi que o objetivo da empresa seria esse, crédio em conta poupança e estou aguardando a resposta, agora só estou com dúvida sobre quando eles estão falando das posições 218 a 229 - segmento A e depois no segmento B ... onde consigo tratar isso?


Estive procurando na SAP se possui alguma nota para aplicar e corrigir esse layout e não encontrei,sabe de algo?


Obrigado.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo,

218 a 219 tem que desenvolver. O Febraban no SAP não trata esse campo. Só o Santander.

Dá uma olhada aqui.

Att

Former Member
0 Kudos

@Marssel Vilaça

Abri o Link q passou, então veja se entendi:

Tenho que passar para o ABAP essa instrução da BADI, descomentar ... e com isso já estara disponível no layout? isso que não estou entendendo... ele retirando o comentário onde poderei configurar esse campo?ou ja ficará automaticamente no layout?

Outra pergunta, altararei o código de 05 para 03 e ja estará atendendo o que o banco esta reclamando?

Obrigado

Former Member
0 Kudos

@Marssel Vilaça

Marssel,

estava conversando com o ABAP que disse para descomentar o código, é preciso de uma chave ABAP SAP que esta em uma SNote... sendo que não encontrei nenhuma nota... existe outra maneira?

Obrigado

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Todo ABAP possui chave de desenvolvedor. Sugiro que você crie uma nova pergunta sobre esse assunto.

Para resolver o problema que você abriu neste thread basta colocar a chave 03 e seguir as orientações que coloquei no tópico:

http://scn.sap.com/message/16762891#16762891

former_member188754
Participant
0 Kudos

Eduardo é só criar um Layout para o banco Santander utilizando a documentação do banco que ti passaram eu mesma já criei um Layout exclusivo para crédito em conta poupança.

È uma transferência normal, porém um dos campos do Layout determina se a transferência é para conta poupança ou para conta corrente.

Dentro de cada Layout existem campos que determinam se é um layout para DOC ou para TED pu transferência entre contas do mesmo banco.

E também existem campos que determinam se aquele layout é para crédito em conta corrente ou para crédito em poupança.

Former Member
0 Kudos

Nantia,

Obrigado pela resposta e atenção, o problema esta ae, nunca fiz isso,estou perdido, gostaria apenas de uma luz, onde consigo parametrizar esses campos?

onde eu alimento aqueles campos com os valores passados pelo banco? que tem posição,formato...

former_member188754
Participant
0 Kudos

Simples eu vi que no outro post você me disse que não utilizam o Banksync como Add-on de comunicação Bancária. mas acredito que isso não fará diferença.

Vá no menu Inicial do SAP e procure pelo Layout de arquivo de remessa ou Leiaute de arquivo de remessa não sei como pode aparecer para você é nesse local que você irá criar seu Layout Bancário.

Antes você precisa criar uma nomenclatura do arquivo de remessa nesse local você determina em qual caminho irá salvar os arquivos de remessa.

È que eu não sei se sua interface é como a minha veja se é igual no manual que mandei para seu e-mail.