cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

CEST NT003.2015 - SOMENTE APLICAÇÃO DO CEST

Former Member
0 Kudos

Olá amigos,

Estou com uma dúvida com relação a implementação do CEST, onde a obrigatoriedade agora são para todos os materiais onde antes não precisaríamos implementar a NT003.2015 , agora temos que implementar somente Notas com relação ao CEST.

Aplicamos as Notas 2232775 e no ECC está Ok com relação ao CEST. Porém no GRC não encontrei Notas específicas para somente aplicar o CEST, no caso teria que implementar o SP23 de acordo com a área técnica.

No caso da empresa onde atuamos não tem venda de produtos interestaduais, e compra por meio de NF-e, somente teria o caso para devoluções de Compras que nesse caso precisaria implementar o CEST já que a saída do fornecedor foi eletrônica.

Pergunta:

Para eu implementar somente conteúdos com relação ao CEST no GRC, eu teria que implementar o SP23? Pois penso que se for implementar, teríamos que realizar diversas configurações desnecessárias para o negócio da empresa. Se tiver, qual a Nota de aplicação no GRC existe para somente acrescentar a informação da CEST?

Eu precisaria dessas informações para medir o esforço no projeto caso tenha que implementar o SP 23 e os problemas que poderíamos ter com essa aplicação. Não sei se valeria a pena abrir chamado na SAP para nosso caso.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia ,

Se já conseguiu a verificação e a discussão chegou ao fim, peço que marque a resposta do colega como Correct. Ou dê feedback sobre o que mais seja necessário.

Atenciosamente, Fernando Da Ròs

leandropia
Contributor
0 Kudos

Gabriel

Você deve começar com a nota 2238556 e dá uma olhadinha na lista de notas que o Renan Correa postou aqui: Notas do ERP e GRC relacionadas com NT 003.2015 e EC87

e pro ECC: NT 003 / 2015 - Alterações no ERP publicadas (CEST)

Agora uma opinião pessoal...


Primeiramente, vejo com sendo MUITO mais simples implementar o SP23 no GRC do que garimpar as notas que você iria precisar.

Segundo que a SAP recomenda manter o SP do GRC sempre no ultimo SP liberado, como garantia de que outras correcoes, não so relacionadas as ultimas obrigacoes legais, mas fixes pra outros bugs serão corrigidos.

Não acho que você deve abrir um chamado pois não há um erro de sistema, a sua dúvida é considerada consultoria e não é atendida pela SAP. Melhor manter a discussão aqui na comunidade mesmo.

Não tem configuracao no GRC relacionada ao CEST, muito menos configuracao que você precise fazer por conta da implementacao do SP23. Existem umas 6 - 8 notas que não foram entregues no SP23 que são requeridas para a NT2015.003

A aplicação do SP23 é para o componente SLL-NFE e não afeta outros componentes do GRC e se o seu cliente/sua empresa está usando o landscape recomendado pela SAP, com um client dedicado ao GRC-NFe, não vejo um empecilho em implementar o SP versus impactar outras operacoes.

Lembrando que se você estivwer no SP por exemplo, 17, vai ter que implementar o 18, 19, 20, 21... ate o 23. Por outro lado, se já tivesse a rotina de implementar o SP mais atualizado sempre que ele é liberado, só vai precisar implementar o SP23, assim como quando sair o 24, só vai precisar implementar o SP24

Leandro da Pia Nascimento

Former Member
0 Kudos

Obrigado pela informação Leandro irei verificar aqui e darei o retorno do sucesso da implementação.