cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SPED ECD: COFIS 82/2015 - Subcontas

Former Member
0 Kudos

Boa dia, Grupo.

Implementamos em nossa empresa as novas notas referentes ao layout 4.0 do ECD. Gostaria de verificar no fórum como vocês estão procedendo com a questão das subcontas.

1) Razão Auxiliar das Subcontas

Nos casos previstos na Instrução Normativa RFB no 1.515, de 24 de novembro de 2014, haverá a necessidade de informação do livro razão auxiliar referente a subcontas.

O livro razão auxiliar das subcontas será implementado na ECD a partir de janeiro de 2016. Portanto, as empresas obrigadas ao livro razão auxiliar, conforme Instrução Normativa RFB no 1.515, de 24 de novembro de 2014, transmitirão o livro “Z” na ECD de 2016 (ano-calendário 2015). As empresas que também estão obrigadas ao razão auxiliar no ano-calendário 2014, também entregarão o livro “Z” na ECD de 2016.

As minhas áreas financeira e fiscal entendem que devemos fazer os lançamentos de ajuste na contabilidade. Contudo, antes de partir para uma solução em que sejam criadas mais contas, ou novos ledgers ou qualquer outra customização, gostaria de entender como o programa do ECD está tratando isso, pois não consegui identificar.

Abs,

Marcelo Chimilouski.

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

former_member228357
Participant
0 Kudos

Prezados,

boa notícia! Teremos mais tempo para desenvolver / implementar livro Z - Subcontas.

O governo postergou a data de entrega dos livros Z com as subcontas para Novembro/2016.

Mas vamos manter os esforços e nos ajudar.

qualquer novidade.

Vamos postando.

abraços!

Denner Andrade

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Pessoal

A SAP lançou esta Nota com orientações para gerar o Livro Z:

2295968 - SPED ECD Booking Type Z


Abs

Fernando

former_member228357
Participant
0 Kudos

Prezados,

Surgiu uma dúvida como devemos gerar o livro Z, no ECD há os diversos tipos de livros, como devo parametrizar para gerar o livro ?  desta forma? eu acreditava que o tipo Z estaria disponível para seleção.

estou gerando, testando da seguinte forma

poderia indicar

former_member228357
Participant
0 Kudos

Olá Marcelo!

Estamos na mesma situação que você, acabamos de implementar o Layout 4 da ECD, porém as subcontas necessitam ser parametrizadas, estou procurando notas e tentando conversar com outras empresas.

Gostaria que o pessoal contribuíssem  com as próprias experiências.

grato


Denner Andrade

Former Member
0 Kudos

Oi, Denner.

Pelo que entendi, teremos que criar uma conta no SAP e esta conta funcionará como a minha sub-conta. No plano referencial do SPED ela deverá estar associada às contas informadas para o ajuste pelo governo.

Aqui na empresa eles usam uma tabela Z para montar esta associação conta contábil SAP x conta no plano referencial no SPED.

Mas assim como você gostaria de mais inputs sobre o assunto.

Abs,

Marcelo

former_member228357
Participant
0 Kudos

Bom dia !

Estamos desenhando o projeto da seguinte forma.

Após a aplicação das notas recomendadas pela SAP, para as subcontas desenvolveremos um BADI para tratativas das subcontas (RAS), para escrituração no Livro Z.

Entendo que a SAP entregou a BADI:

  1. Acredito que a Badi que devemos utilizar seja a : ZES_J_1BECD  àclasse: ZIF_EX_BADI_J_1BECD à (IF_EX_BADI_J_1BECD~FILL_REGISTER_I500, IF_EX_BADI_J_1BECD~FILL_REGISTER_I510 e ECD~FILL_REGISTER_I550 ) , identifique através da SE19, ela possui o nome dos campos indicados no manual do governo e entregues pela SAP, com a aplicação das notas anteriores.

  • ·Implementamos o EFD, e acredito que a codificação seja semelhante Blocos E (E110, E116), mas temos que analisar a seleção de dados.
  • Criaremos uma tabela Z para input de dados de controle

  • Desta forma espero atender as exigências legais entregando os dados no layout correto.

  • Gostaria de compartilhar e receber a experiência com mais usuários.