cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Planejamento de Materiais

jdallagnese
Participant
0 Kudos

Bom dia Gurus!

Tenho um problema e gostaria de ver se conseguem me ajuda:

Atualmente, estamos sofrendo dificuldades para realizar o planejamento de materiais comprados, pela seguinte condição:

Fabricamos implementos agrícolas, e dentro da mesma fábrica desenvolvemos protótipos de novos produtos, e para o desenvolvimento de protótipos, utilizamos materiais em comum com itens que já são de linha.

A engenharia tem conhecimento de quais são peças e quantidades necessárias, e até passa para o departamento de compras, que realiza a compra das quantidades para o protótipo, e já compra uma quantidade maior prevendo a entrada da máquina em linha, essa compra ocorre via ME51N forçando as requisições de compra, pois os dados são informados via planilhas.

O nosso problema, é que apesar de ser comprado esses materiais, eles não possuem reserva, e se surge alguma outra necessidade de consumo destes materiais, o MRP entende que o material está "sobrando" e não manda comprar novamente.

Precisamos então, de uma forma de "reserva" esse material, temporariamente.

Hoje, não utilizamos a aba de previsão, ela não foi nem criada para os materiais, e pensamos que ela poderia ajudar.

As perguntas são:

1) Como funciona a aba de previsão? E como ela poderia nos ajudar nesse quesito?

2) Com a previsão é possível deixar "reservado" até que o Protótipo seja aprovado e entre em linha? Digo, depois de determinado momento teríamos que excluir as reservas que foram geradas e se tem como fazer em massa (pelo grande volume)?

3) Existem configurações na SPRO necessárias para começar a utilizar a aba de previsão?

4) Se não com ela, se conhecem alguma outra forma que poderíamos solucionar esse problema? Pois da forma que está hoje, comumente sofremos com a falta de peças compradas na linha de montagem.

Desde já agradeço.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

Boa tarde José!

Lendo o seu post tenho algumas considerações pois não seu como é o processo e como esta desenhado em sua empresa, mas vou tentar ajudar de alguma forma.

Estou entendendo que esses materiais que você compra via ME51N são disponibilizados em estoque, e se esse material é sujeito a MRP provavelmente o tipo dele deve ser VB (ponto de reabastecimento), então quando surge uma demanda o sistema observa que o item tem no estoque, não atinge o ponto de ressuprimento assim não necessitando de uma nova compra.

Se esse for o caso, tenho como proposta trabalhar com o tipo de MRP V1, que ele verifica o ponto de ressuprimento e surgindo uma nova demanda "reserva" por exemplo o sistema automaticamente solicita a compra para suprir essa demanda específica.

Se caso você queira comprar produtos somente para atender as demandas pode trabalhar com o tipo de MRP PD, ou seja a necessidade é adquirida para atender somente a demanda.

Outra opção também seria trabalhar com o PS (projetos), onde o protótipo seria um PEP e através da configuração e criação desse projeto a compra do produto fosse feito específico para o projeto utilizando a classificação contábil "Q" (estoque de projetos) em compras, assim o material estaria em estoque porém reservado para o projeto.

Caso o desejo seja bloquear apenas uma parte desse estoque para ser utilizada no protótipo, pode trabalhar também com a verificação de disponibilidade do produto, bloqueando a movimentação dessa quantidade alocada em uma reserva.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços,

Robson Rocha

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi José

Pelo que tu mencionou na descrição do problema, a engenharia já sabe antecipadamente as quantidades que serão utilizadas, portanto, acredito que utilizar a previsão não seja a melhor solução, já que com a previsão o sistema utiliza algoritmos de previsão para calcular estas quantidades.

A minha sugestão é utilizar uma estratégia de planejamento a nível de componente, como por exemplo a estratégia 70. Neste caso, a engenharia insere a quantidade diretamente na gestão da demanda (transação MD62) e o sistema cria necessidades independentes planejadas, que irão reservar este material. Mais detalhes no link abaixo:

Planning at Assembly Level (70) - Demand Management (PP-MP-DEM) - SAP Library

Outra possibilidade mais simples é inserir esta quantidade como um estoque de segurança para o material. Desta maneria, o MRP sempre vai buscar manter esta quantidade em estoque.

Abraço
Caetano

jdallagnese
Participant
0 Kudos

Boa tarde Robson,

Sobre os parâmetros de cadastros, esses materiais são sempre utilizados como PD, o cenário é mais ou menos o seguinte:

Temos um Produto Acabado PA-01, por exemplo com sua respectiva lista técnica.

Sendo este, um exemplo fictício. Em nossa produção, temos mais de 5000 modelos de "PA" diferentes, sendo em média 7~8 níveis de estruturas a lista técnica de cada um destes PA's.

Durante o projeto de um novo protótipo, a engenharia define que será criado um novo modelo de máquina (em suas proporções, é como se fabricássemos carros: o Onix e vamos lançar o Siena, não querendo fazer alusão a nenhuma marca).

E neste novo modelo de máquina, há peças que são em comum com nosso modelo já existente, por exemplo, a PÇ-10 que é utilizada no PA-01 será utilizado neste novo modelo de máquina (vamos chama-lá de PA-02).

O código de Produto Acabado (PA-02) ainda não existe, pois como é um protótipo, ele só será criado após aprovado e entrar em linha. Porém, a engenharia estima um volume de produção junto com PCP para conseguir atender o leadtime dos itens comprados, e esse valores são comprados, exemplo:

PC-10

20 un - Março

25 un - Abril

30 un - Maio

30 un - Junho

Essas compras, são colocadas manualmente via ME51N (porque não temos o código do PA-02, e só criamos demanda via MD61/MD62 após ter o código do PA criado com sua respectiva BOM definida, porque durante o projeto a lista técnica tende a mudar várias vezes). O que consequentemente não "reserva" estas peças.


Quando roda o MRP, o SAP identifica estas peças "sobrando" por não terem reserva, e consequentemente não manda comprar. Porém estas peças são para o volume de produção estimado do protótipo.

Como o PA-01 já tem suas demandas planejadas para março, abril, maio, junho, etc, ele não manda comprar porque vê que a PÇ-10 está sobrando, o que acaba gerando falta de peças. Em suma o problema seria esse.

Sobre esta questão do PS, no projeto, temos o PS mas não trabalhamos com Elemento PEP, apenas com reserva para diagrama de rede, mas esta sua sugestão me parece interessante. Sobre esse cenário, depois que eu fizer as compras para o Elemento PEP, eu posso utilizar estas peças como em livre utilização??

Abraço

José Dallagnese

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi José

Como eu mencionei no meu último reply, podes utilizar uma estratégia de planejamento a nível de componente. Desta maneira, irias inserir as necessidades diretamente para o componente na MD62.

Outra maneira é criar reservas manualmente na MD21. Estas reservas podem ser deletadas posteriormente, quando o material for criado.

Sds

Caetano

jdallagnese
Participant
0 Kudos

Boa tarde Caetano, tudo bem?

Sim, a engenharia sabe as quantidades (estimativa).

Sobre a previsão, eu pensei na hipótese de utilizar o modelo de previsão "J" (automática), porém, imputando os valores nas respectivas datas em "valores de previsão". Fizemos uns testes em nosso ambiente de teste, e pelo fator da reserva se comportou adequadamente. Mas por não termos ativo, não sabemos quais os demais impactos que podem ter se demanda mais alguma configuração, se é correto ou não, como tu mencionou, não seria indicado...

Sobre a questão da MD62 ela atenderia também na questão das reservas, se você der uma lida no retorno que enviei ao Robson, entenderá bem a situação. Nessa condição, só teríamos um problema, quando o novo produto entrar em linha com a lista técnica, essas "demandas" podem ser removidas. Tem alguma forma de apaga-las em massa?

O estoque de segurança também avaliamos, mas como ele não pode ser utilizado por data, ele manda sempre comprar "instantaneamente". Assim, acabaria aumentando o nosso estoque.. hehe

Abraço!

José Dallagnese

jdallagnese
Participant
0 Kudos

Oi Caetano,

As reservas seriam via MB21? Infelizmente não conseguimos utiliza-las mais. Na verdade, era assim que era feito até então.

Porém, com a entrada do Bloco K (nova exigência do SPED fiscal do governo) que entrará em vigor em janeiro de 2017, já estamos correndo atrás das mudanças de processos, e uma das alterações realizadas foi em cima da MB21, onde não pode mais, ser gerado reserva para materiais HALB (semiacabado) e ROH (matéria-prima).

Abraço!

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi Jose

Pode apagar em massa fazendo uma reorganização (MD74) ou pode criar um programa Z para chamar a BAPI que altera necessidades.


Sds

Caetano

jdallagnese
Participant
0 Kudos

Boa tarde Caetano, tudo bem?

Fiz alguns testes, interessante a forma como se comporta, e acredito que atenderia desta forma.

Só mais uma dúvida, qual é a influência da estratégia 70 em MRP 3 ?

Digo, porque fiz o teste criando as demandas MD61/MD62 com o campo preenchido e em branco, e utilizando a a MD74 para apagar as necessidades.

O que muda entre deixa-lo em branco ou preenchido com valor 70 ?

Abraço

José Dallagnese

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

A estratégia serve para que o tipo de necessidade seja determinado automaticamente na MD61/MD62 para o material. Também é possível determinar o tipo de necessidade diretamente nos parâmetros de usuárioda MD61/MD62.

Answers (2)

Answers (2)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Discussion successfully moved from Comunidade SAP em Português (Portuguese Language Community) to

Aplicações do SAP Business Suite (SAP Business Suite Applications)

Bom dia José,

Dê feedback ao fórum. Conseguiu resolver a questão?

Atenciosamente, Fernando Da Rós

FlavioMolina1
Participant
0 Kudos

Oi José,

Não tenho certeza se o planejamento com base na previsão irá resolver seu problema, então vou partir do pressuposto que seu planeamento continuará sendo executado com base no plano.

Existem algumas alternativas para a sua necessidade penso que a mais simples seria  criar um deposito específico para os materiais que atenderão as demandas da engenharia e então transferir a quantidade requerida para os protótipos para este depósito, além de tornar este depósito não relevante para o MRP desta forma a quantidade de material disponibilizada neste depósito não seria considerada durante o calculo do MRP.

Att.

Flavio Molina

jdallagnese
Participant
0 Kudos

Olá Flávio, obrigado pelo retorno.

Cogitamos essa hipótese. Contudo, temos o problema que no físico essas peças são armazenadas no mesmo local, o que inviabiliza, de certa forma, a criação desse novo depósito.

Nós cogitamos também, a possibilidade da utilização de PS (diagrama de rede por exemplo), mas não sabemos como ele poderia nos ajudar nesse quesito.

att

FlavioMolina1
Participant
0 Kudos

José,

Entendo, alem destas possibilidades cogitadas, voce poderia também bloquear uma parte do estoque sistemicamente, etc... mas ainda acho que o caminho mais simplificado seria criar um depósito "virtual" não relevante para o MRP e o consumo de material para a produção dos protótipos seja feito deste depósito.

Adicionalmente se o processo de produção dos protótipos seja por intermédio do módulo PS voce pode comprar e segregar o material exclusivamente para o seu projeto.

Att.

Flavio Molina

jdallagnese
Participant
0 Kudos

Bom dia Flavio,

Sobre a aba previsão no mestre de materiais, tens algum material explicativo de como funciona?

E sabe se demanda configurações IMG para que seja ativa?

Procurei e não achei nada relacionado.

Cogitamos a utilização, porém, ficaria um trabalho manual para apagar as previsões posteriormente.

Só que como não temos ela ativa, desconhecemos sua complexidade.

Desde já obrigado!