cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP Tax Declaration Framework for Brazil (SAP TDF)

Erico_Mattos
Participant
0 Kudos

Olá meus amigos!

Gostaria de saber a opinião de você sobre o Framework.

Vocês já estão implementando?

Infelizmente não tive tempo de ler a documentação ainda, mas venho aqui perguntar uma questão muito importante para implementação do TDF e minha companhia: O HANA é pré-requisito para extrair os arquivos SPED?

Como vocês devem saber a SAP vai ministrar o primeiro treinamento no Brasil à partir de 14 de Janeiro. A reposta da questão acima definirá se vamos ou não orçar a implementação do TDF bem como se vou participar deste treinamento, pois ainda não estamos com o HANA implementado.

Muito Obrigado.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

gustavogsg
Explorer
0 Kudos

Olá Erico.

Estamos implementando aqui no nosso cliente.

Eu particularmente tenho gostado muito da solução, desde sua concepção, arquitetura e suporte da SAP, mais especificamente do time de São Leopoldo, que são os responsáveis direto pela solução.

A resposta à sua pergunta não é tão simples assim, mas vou tentar sintetizar.

A solução TDF é baseada em HANA, ou seja para utilizar a solução TDF, onde na mesma temos a possibilidade de fazer a extração dos arquivos dos SPED's (EFD, PCO, ECF, eSocial, etc...) é mandatório ter o HANA.

Entretanto, para utilização do TDF, que irá consumir os dados de um ERP, seja ele SAP ou non-SAP o seu ECC por exemplo, não existe necessidade de estar rodando em HANA.

Espero que tenha auxiliado na questão.

Atenciosamente,

Gustavo Gonçalves

Erico_Mattos
Participant
0 Kudos

Muito Obrigado pela resposta Gustavo.

A extração é o ponto chave da questão. Quando comecei a ler material e vi as mensagens como abaixo escrevi esta thread.

Por favor,

Sem o HANA não é possível a extração dos arquivos nos layouts da receita?

Muito Obrigado.

gustavogsg
Explorer
0 Kudos

Erico,

É exatamente isso. A instalação do TDF requer o HANA.

Espero ter ajudado!

Abraços,

Gustavo Gonçalves

Answers (1)

Answers (1)

Karen
Active Participant
0 Kudos

Ola Erico, tudo bem?

O treinamento de TDF na semana do dia 14/03 será a 4 edição, ele foi inaugurado no SAP Labs em Novembro, depois houveram duas turmas em SP, que vem tendo muita procura. Isto evidência o interesse e relevância sobre o tema, principalmente para o mercado de consultores SAP, as vagas tem sido preenchida 100% por estes profissionais.

Tenho contato com vários clientes TDF que estão muito satisfeitos com a solução, principalmente aquelas que se preparam antecipadamente implementando as melhorias no ECC e revisão de seus processos fiscais. Se tiveres a oportunidade de ires ao SAP Forum e ver casos de sucesso de clientes que implementaram a solução e com a equipe SAP seria uma bela oportunidade.

Se desejares saber mais sobre o TDF, convido a dar uma olhadinha no blog de referência sobre o assunto que auxilia a buscar mais detalhes conforme sua necessidade:

Grande abraço,

Karen Rodrigues

Erico_Mattos
Participant
0 Kudos

Ola Karen.
Estou bem. Obrigado.

Sobre o treinamento: No meu caso, como minha companhia iria arcar com os custos do treinamento, não tenho como justificar o treinamento.

Sobre a solução: Li algumas coisas e também vou ler a informações que você compartilhou.

Minha primeiras impressões são das melhoras sobre o TDF até agora.

Tanto que já coloquei a solução em nossas prioridades para o Brasil.

Mas, infelizmente, como o HANA é pré-requisito para solução tenho aguardar.

Vejo que as companhias não se adaptarem e implementarem o HANA começarão a ter dificuldades utilizar as mais novas soluções SAP.

Por isso mesmo, amanhã acontece nosso primeiro treinamento do S4 HANA.

Ainda não temos um cronograma sobre, mas acredito que em breve vamos adotar a solução.

Mas como temos muitas Company Codes o processo pode ser um pouco moroso.



Adicionalmente também vou participar do treinamento na Open SAP:

Implementation of SAP S/4HANA

Desta forma espero estar preparado para quando pudermos adotar o Hana, bem como, TDF.

Muito Obrigado pelas informações.

Erico_Mattos
Participant
0 Kudos

Obs: O blog está ótimo.

Obrigado.