cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Norma 1515/2014 - Calculo da Diferença de Depreciação FCONT

0 Kudos

Prezados,

Boa tarde. Gostaria da ajuda de vocês no intuito de verificar um caminho via customizing FI-AA para atendimento a norma FCONT, 1515/2014 que trata do calculo e contabilização das diferenças entre a depreciação societária e depreciação fiscal, sendo as variáveis:

Diferença positiva a ser adicionada - Ativo.

Diferença negativa a ser adicionada - Passivo.

Conseguimos definir áreas de avaliação derivadas para calcular a diferença de depreciação entre as áreas societária e fiscal, sendo que cada uma das áreas administram períodos de vida útil distintos. Podemos definir que estas áreas "lançam somente depreciação" e podemos assim determinar as contas para contabilização desta diferença, positiva ou negativa.

O problema é que temos que criar duas áreas de avaliação derivadas, uma para adoção (contabilização) do saldo até o momento da mudança (valores acumulados de períodos transcorridos) e outra área para administração da contabilização das depreciações mensais após a adoção (corte).

Quando temos áreas de depreciação derivadas (áreas de calculo), não podemos considerar estas áreas como "efetivas", desta forma não conseguimos definir nos dados mestres do ativo a "data de início de depreciação" para determinar quando utilizamos a efetivação do calculo pela área.

Exemplo:

01 - Área Societária - v.u. - 10 anos

02 - Área Fiscal - v.u. -  8 anos

Área derivada:

71 - Diferença (01-02) - 2 anos "Definir data de início de depreciação" - NÃO É POSSÍVEL PARA ÁREA DERIVADA.

Sendo assim é possível determinar o calculo e a contabilização a partir dos valores positivos e negativos encontrados para a área derivada, mas não é possível determinar a partir de quando o sistema precisa iniciar o calculo.

Se alguém tiver alguma experiencia com situação parecida, agradeço a ajuda.

Atenciosamente.

Claudio Costa

S0005566969

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Claudio, já considerou a possibilidade de gerar uma base que calcule as diferenças entre as áreas para depois carregar estas informações em uma nova área de depreciação real? Em vez de trabalhar com área derivada.

att

Andrea

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos