cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro views TDF

Former Member
0 Kudos

Bom dia, pessoal

estou com um erro ao tentar executar algumas transações para determinados Registros do SPED EFD.

Ao executar as views sap.glo.tmflocbr.efd/EFD_200, EFD_220 e 0175 pela transação do TDF ele retorna um erro "search table error: [34051] Error during plan execution" e olhando no trace do HANA apresenta as seguintes mensagens:

EFD_200 e EFD_0220

[14984]{240228}[44/-1] 2016-02-03 12:36:00.954161 e cePlanExec       cePlanExecutor.cpp(07688) : Inputs should be used directly on node 'PF_ONLY_ERPITEM', but no table source found. input node 'P_SHADOWITEM__QO_CONTAINER__'

EFD_0175

[15061]{240228}[44/-1] 2016-02-03 12:38:35.607612 e cePlanExec       cePlanExecutor.cpp(07688) : Inputs should be used directly on node 'P_F_CTREFD_0150PARTICIPANTE', but no table source found. input node 'P_SHADOWEFD_0150PARTICIPANTE__QO_CONTAINER__'

Analisei especificamente os nódulos que ele especifica (sap.glo.tmflocbr.ctr/ITEM - PF_ONLY_ERP e sap.glo.tmflocbr.ctr/PARTICIPANTE - P_F_CTR) porém não consegui perceber nenhum erro evidente.


Além disso, ao executar as views diretamente por SQL no banco não retorna erro.


Alguém consegue dar uma luz?


Agradeço desde já.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Na implementação do TDF você precisa de configuração de schema mapping lógico para o schema físico:

SAP_ECC     apontando para o schema replicado de um ECC

SAP_ABAP     apontando para o schema do NetWeaver do TDF

Sendo que estes dois schemas terão:

- replicar tabelas do ECC (sistema fonte) para um schema no HANA

- instalar o addon do TDF (atualmente em SP05)

Se você não fez o schema mapping antes da replicação / instalação do addon, ou se mudou depois, você pode até ter as tabelas mas os objetos runtime das views sap.glo.tmflocbr.* estarem apontando para um ponto incorreto.

É o que sua mensagem de erro diz. Que não há tabelas fontes.

Certifique-se que o schema mapping está realizado OK.

Você pode fazer redeploy da view com problema e verificar os erros da ativação, isso pode ajudar.

Antes de fazer 100% dos pacotes, comece nas views do pacote ctr que de fato fazem o acesso às tabelas.

Analise o log de ativação e procure se as tabelas que ele reclama existem de fato no sistema, no schema correto.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Fernando

O Schema Mapping está correto, como mostrado na imagem abaixo:

Todas as tabelas que ele pede existem nos schemas do TDF.

Quando eu abro as views pelo HANA Studio elas funcionam perfeitamente.

Quando eu executo as views pelo HANA Studio, elas funcionam perfeitamente.

Quando eu executo as views pela transação de geração do SPED no TDF, retorna o erro do trace informado acima.

Já fiz também o redeploy das views com problema e de todas do pacote ctr, porém o cenário ainda persiste.Vale notar também que, até o momento, não notamos erro em nenhuma outro registro (view) do EFD.


Alguma outra ideia do que pode ser o erro?

At.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Erro curioso esse, desculpe o tanto de pergunta mas é que tenho várias possibilidades para você testar ou até mesmo documentar na thread.

a) Ainda me remete a coisas relacionadas a upgrade...

1) Que revisão de HANA você está usando?

2) Qual revisão usava antes, e a quanto tempo este erro está acontecendo?

3) Nunca funcionou?

4) Já funcionou? Qualquer background operacional ajuda no entendimento também.

5) Seu TDF está em que support package?

6) E aplicou alguma nota pós SP?

7) Quantas?

Agora voltando a uns testes para ver o que acontece...

Você comenta que no Studio funciona perfeitamente, 😎 defina perfeitamente?

Pela natureza destas views acredito que não dê erro, porém não traga registro algum.

São exclusivamente estas 3 views do bloco 0 ? EFD_0200, EFD_0220 e EFD_0175?

b) Talvez tenha haver com o tipo de conteúdo das tabelas.

Durante a execução do SPED EFD ele popula tabelas temporárias para códigos de item (/TMF/D_COD_ITEM) e parceiro (/TMF/D_COD_PART) sobre um RUN_ID exclusivo da execução, grava nas tabelas e depois de chamar todas as views chama métodos de deleção.

Para você reproduzir exatamente o que está rolando na view, além do SQL exato que o ABAP está disparando, você precisa desta tabela também populada.

Sugestão: Via debug pare no ponto antes da deleção, aborte o processo e guarde o RUN_ID.... daí reproduza o SQL no HANA Studio.... poste aqui os resultados.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Mais uma pergunta... no schema mapping reparei SLTDEV_NEW... Existiu um Old? Quando foi isso?

Dê mais info de background do que souber relacionado a quando isso começou a dar errado.

Former Member
0 Kudos

Nem me fale, erro chato! rs

Vamos às informações:

1) Que revisão de HANA você está usando?

     Versão atual é 1.00.096.00.


2) Qual revisão usava antes, e a quanto tempo este erro está acontecendo?

     Versão anterior é 1.00.097.01.


3) Nunca funcionou?

     Não.


4) Já funcionou? Qualquer background operacional ajuda no entendimento também.

Na verdade ainda não funcionou... Aplicamos SP3 no início do projeto e estava com erros, a sugestão da SAP para  acertar os erros foi passar ao SP4, continuamos com os erros e passamos ao SP5 assim que saiu, porém ainda sem sucesso.


5) Seu TDF está em que support package?

     SP5


6) E aplicou alguma nota pós SP?

     Sim.


7) Quantas?

    Após atualização do SP5 foram aplicadas 55 notas.

     14 notas obrigatórias após atualização do SP5

     41 notas devido uma nota para corrigir o TOM conforme resposta do chamado SAP.             

😎 defina perfeitamente?

Exatamente, executa, mas ainda não traz registro nenhum.


9) Schema do ECC SLTDEV_NEW, Existiu um Old? Quando foi isso?

Não consegui a informação do cliente ainda.

Fizemos um Debug na transação (/TMF/EFD - Executar SPED EFD ICMS/IPI) para verificar o problema do erro (34051) e verificamos o ponto onde o erro ocorre.


A princípio é um problema na chama da Query no Hana que a transação está fazendo:

SELECT "MANDT", "EMPRESA", "FILIAL", "REG", "UF_ST", "IE_ST", "SORTER" FROM "/TMF/V_EFD_0015"  WHERE  ( ( MANDT = ? AND EMPRESA = ? AND FILIAL = ? ) ) WITH HINT (NO_CALC_VIEW_UNFOLDING)


Ao copiar e colar exatamente a mesma query no HANA (substituindo com os dados da execução) e executando percebemos que ela retorna o mesmo erro da transação. E ao tirar a parte do "WITH HINT" ao final, ela executa normalmente. Ou seja, aparentemente achamos o erro.


Já passamos todas as informações para um chamado e vamos aguardar a resposta.


Muito obrigado pela ajuda, Fernando!


At.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Acabei que não sei em que revisão vcs estão... pela sua informação parece um downgradeatual 95, anterior 96.01


Anyway, as revisões da SAP seguem desde o SP07 uma recomendação de "experimentar internamente primeiro". Então a SAP até libera para os clientes a primeira versão de cada SP porém recomenda que se analise a SAP Note 2021789 - SAP HANA Revision and Maintenance Strategy.

Este parm que você comenta como o diferencial para o problema, foi incluido no aplicativo se não me engano no SP04 do TDF que estavam enfrentando problemas onde os valores do parâmetros (?) estavam sendo passados errado para certas revisões de HANA, se não me engano SP09. 😞

Para SAP TDF SP05, a revisão HANA recomendada é a 102 (SP 10), ou superior, e isto deverá resolver sua questão.

Acho que este é o limite de investigação que consigo fazer sem acessar o sistema.

Bora fazer upgrade para SP10?

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Background information:

- antigamente no TDF os parâmetros eram passados sem ?, ou seja, WHERE EMPRESA='XPTO' ao invés de EMPRESA = ?

- isto causou issues em algumas revisões HANA (corrigido nas mais recentes) que a restrição do WHERE era ignorar 😮

Former Member
0 Kudos

Já orientei o cliente para atualização e estamos aguardando.

Obrigado pela ajuda!

At.

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Da Ros

Fizemos a atualização e o erro foi solucionado!

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

At.

Answers (0)