cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Quotização entre fornecedores a cada rodada do MRP.

0 Kudos

Bom dia!

Gostaria que o SAP enviasse um pedido de compra para cada fornecedor a cada rodada do MRP obedecendo a quotização cadastrada na tela MEQ1.

Hoje ele está funcionando da seguinte maneira:

Preciso comprar 12 paletes de material, onde cada palete pesa 850kg (total 10.200kg).

O MRP dispara hoje a compra dos 10.200kg para somente um fornecedor (conforme figura em anexo, sendo que deve respeitar o mix de 50% para cada um deles).

Amanhã, se eu rodar novamente, e novamente eu precisar de 12 paletes, aí ele envia o pedido para o outro fornecedor, igualando o mix de 50%.

Existe uma maneira de configurar o sistema para que ele compre 6 paletes de cada fornecedor no primeiro MRP, e mais 6 paletes na rodada do MRP seguinte?

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi Tibor

No "lot sizing procedure" existe um flag chamado "splitting quota" que serve para determinar que cada pedido será dividido entre os 2 fornecedores. O KBA abaixo tem ums screenshot que mostra exatamente qual é esse setting:

http://service.sap.com/sap/support/notes/1508647

Eu também escrevi o documento abaixo que fala dos principais problemas relactionados a determinação da fonte de suprimento no MRP que pode ser útil:

http://scn.sap.com/community/portuguese/business-suite/blog/2015/04/08/mrp-problemas-com-determina%C...

Sds

Caetano

0 Kudos

Muito obrigado pelo retorno Caetano,

Infelizmente não estou conseguindo acessar o link abaixo (exige usuário e senha).

http://service.sap.com/sap/support/notes/1508647

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

A transação é OMI4 e o setting que tem que mudar é splitting quota (KZSPL).

Meu sistema é em inglês e eu não sei a tradução

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi Tibor

Conseguiu configurar o cenário?

Sds.
Caetano

0 Kudos

Boa tarde Caetano,

Ainda não, pois não tenho acesso à esta tela, abri um chamado interno na empresa afim de "flegarem" esta opção.

Estou no aguardo, assim que conseguirem lhe informarei.

Obrigado pela ajuda,

Tibor

0 Kudos

Caetano, bom dia!

Depois de muitos dias, e muitas trocas de emails com o time de TI, o sistema foi configurado.

Porém ainda não está rodando como desejamos. A cada rodada do MRP ele está disparando os pedidos igualmente para os dois fornecedores, porém ele não olha o histórico de compras, por exemplo:

Hoje tenho necessidade de compra de 5 paletes de material, o sistema dispara a compra de 3 paletes com fornecedor A e 2 paletes com o fornecedor B (ok, está certo).

Amanhã se rodar novamente o MRP e precisar novamente 5 paletes, ele volta a disparar 3 paletes com o fornecedor A e dois com o fornecedor B. O sistema não inverte a compra pra manter o histórico de 5 paletes para cada fornecedor somando "hoje e amanhã" (deveria comprar 3 paletes do fornecedor B e 2 paletes com o fornecedor A)? Existe alguma configuração que possamos realizar?

Como na tela MEQ1 cadastramos o mix entre fornecedores com períodos pré-determinados (data fim), gostaria que ao final deste período a somatória de compras fosse 50% para cada fornecedor (neste caso).

Obrigado pela ajuda,

Tibor

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi Tibor

Realmente, esse é o comportamento standard do sistema quando utilizamos "splitting quota". Neste cenário, a quantidade alocada para cada fornecedor não é considerada e o sistema sempre aloca a quantidade maior para o primeiro fornecedor, caso não seja possível alocar a mesma quantidade para cada um.

Sds

Caetano

0 Kudos

Bom dia!

Então não conseguimos configurar o SAP para, num determinado período cadastrado (1 ano por exemplo) ele dispare compras que ao final deste período o mix tenha sido obedecido no montante total?

Abraço,