cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Novo Período Contábil

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Prezados,

Estou tentando criar um novo Período Contábil e está apresentando o seguinte erro: É necessária uma conta de receita [Regras avançadas da conta contábil - Conta de receita]  [Mensagem 3539-4].

Já preenchi todas as "Contas de receita" em "Regras avançadas de determinação de conta contábil".


Alguém saberia como contornar tal situação?

Att

Bruno Ribeiro

Analista TI

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Bruno, é importante entender que na criação dos períodos contábeis o SAP Business One faz a cópia das determinações contábeis do ano anterior para o novo período.

Na criação dos períodos para 2016 já aconteceram com nossos clientes pelo menos umas 2 situações diferentes.

1. Quando foi criada uma regra avançada para um item em 2015 este pertencia a um grupo, agora quando foi necessário criar o período para 2016 o SAP deu um erro informando que o grupo estava errado. Neste caso o cadastro do item havia sido atualizado e o grupo estava diferente, foi necessário atualizar a linha nas determinações avançadas antes de criar o novo período.

2. Uma segunda situação ocorreu com uma conta que estava desativada.

No seu caso verifique o seguinte:

1. Na tela de determinação de conta contábil (tela da determinação geral), verifique se a lacuna onde deve ser preenchida a conta de receita na aba vendas está preenchida, se não estiver coloque uma conta de receita e atualize a determinação, depois crie o período para 2016, após a criação retorne na tela de determinação por empresa e apague a conta informada na lacuna "Conta de receita" da aba "Vendas".

2. Caso a primeira opção não foi válida, vá em determinação de conta contábil e verifique na aba Vendas, ao lado do local onde informa a conta de receita deve estar apresentando o número de exceções existentes para a regra de contabilização de receita. Clique no link button e revise se todas as contas de receita são válidas ou estão corretas, se necessário fala as correções então depois tente criar os novos períodos de lançamento.

Espero ter colaborado.

Att,

Rodrigo da Costa Feula

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Rodrigo,

A primeira opção já estava preenchida. Fiz a revisão nas Contas de Receita no modo avançado e encontrei algumas contas de Despesa ou de Compensação. Ajustei para contas de receita e consegui criar os novos períodos contábeis com sucesso.

Muito obrigado pelas orientações.

Att

Bruno Ribeiro

Analista TI

Answers (0)