cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Não permitir criar PC para ReqC sem saldo

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Pessoal, me deparei com um problema no cliente onde estou, que é o seguinte:

O sistema está permitindo criar N Pedidos de Compras para a mesma ReqC, mesmo que a requisição não tenha mais saldo.

Pergunta, o SAP não deveria fazer essa validação e consequente bloqueio da criação do PC?

Se sim, onde é feito essa parametrização?

Att,

Jonatas Bene

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

FlavioMolina1
Participant
0 Kudos

Oi Jonatas,

Por acaso qual é a transação que voce esta usando para criar os pedidos de compra referenciado uma requeisição de compra? Alem disso, qual versão do SAP ECC voce esta usando?

Att.

Flavio Molina

Former Member
0 Kudos

Olá Flavio!

A transação é standard (ME21N) e a versão do ambiente é EHP6 FOR SAP ERP 6.0

Att,

Jonatas Bene

rag290
Explorer
0 Kudos

Bom dia Jonatas,

Verifique o tipo da msg 076 configurado no caminho spro:

Administração de materiais

Compras

Dados ambiente

Determinar características das mensagens do sistema

Mensagens de sistema

Att.

Renan Gonçalves

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!

Renan, essa mensagem 076 não existe no ambiente, a mensagem mais próxima dessa é  mensagem 078 - Quantidade fixada será excedida em & &

Tem alguma problema eu inserir essa mensagem de forma manual? Ou, para inserí-la devo realizar através da aplicação de alguma nota SAP?

Att,

Jonatas Bene

Former Member
0 Kudos

Renan,

Incluída a mensagem de forma manual e o sistema passou a realizar corretamente o travamento em virtude da quantidade.

Já aproveitando a dica, o bloqueio em função do valor, também é possível ser realizado de forma standard? Se sim, quais procedimentos devem ser realizados?

Muito obrigado à todos pela ajuda.

Att,

Jonatas Bene

rag290
Explorer
0 Kudos

Jonatas,

É só adicionar a msg na spro. Essa instrução consta na nota abaixo:

1911888 - ME21N : Message "06 076"


Symptom

When create Purchase Order (PO) by referencing a Purchase Requisition (PR) in T-code ME21N, there is no error (or warning) message "06 076" although the PR quantity has been fully ordered.

Environment

  • Materials Management (MM)
  • SAP R/3
  • SAP R/3 Enterprise 4.7
  • SAP ERP Core Component
  • SAP ERP
  • SAP enhancement package for SAP ERP
  • SAP enhancement package for SAP ERP, version for SAP HANA

Reproducing the Issue

  1. Run T-code ME51N to create a PR (for example, PR number : 111111; PR quantity : 1 KG).
  2. RUN T-code ME21N to create a PO by referencing the PR (for example, PO number : 222222; PO quantity : 1 KG).
  3. Run T-code ME21N to create another PO by referencing the same PR (for example, PO quantity : 1 KG).
  4. There is no error (or warning) message "06 076 Materials of requisition & item & alr. ordered in full" in STEP 3.


Cause

Message "06 076" has not been added in customizing.

Resolution

  1. Run T-code OLME -> Environment Data -> Define Attributes of System Messages.
  2. Double click on "System messages".
  3. Press "New Entries" button and enter following entry:
    ******
    Version  Application Area     No.     Message text   Cat.
    00          06                               076         -                    E (or W)
    ******
  4. Save the change.

Att.

Renan Gonçalves

rag290
Explorer
0 Kudos

Jonatas,

Você está se referindo a qual bloqueio de valor?

Revisão de faturas?

Former Member
0 Kudos

Renan,

Isso, me refiro ao bloqueio de valor, mas não na revisão de faturas, o bloqueio no próprio Pedido (validando o valor entre ReqC e Pedido)

Att,

Former Member
0 Kudos

Jonatas B.,

Para entender a lógica, você pode colocar um ponto de parada no programa LMEREQSF01.

e verificar no perform que ele irá consultar a tabela T160M para tratar se deve alterar o tipo de mensagem de retorno.

Grato,

Marcelo Matos.

Answers (0)