cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

(NT 003/2015) Problemas na FM J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION, parâmetro EXT_ITEM-ICMSRATE

Former Member
0 Kudos

Olá Caros,

Alguém pode me ajudar com a dúvida abaixo:

Alguns programas aqui, usam o Modulo de Função J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION.

Notei que depois da criação dos tax types ICAP ICEP e ICSP, o modulo de função retorna o parâmetro  EXT_ITEM-ICMSRATE sempre com o valor da alíquota referente ao ICSP, e não ao ICM3, por exemplo. Alguém passou por este problema e sugere alguma solução, nota? Procurei nota mas não acheiu.

No momento estou tratando isso nos programas que chamam esta FM, como um workaround.

Obrigada.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

A lista de notas que corrigem completamente:

2262704EC87 - Incorrect ICMS values in DANFE
2263748EC87 - Reverting changes from SAP Note 2262704
2263845EC87 - Incorrect ICMS value in printed nota fiscal items
2242395EC87 - J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION returns incorrect value in EXT_ITEM-ICMSRATE

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Bom dia Cristiane. Tudo bem?

Estou com todas as notas aplicadas, tudo aparentemente está ok, exceto a geração do XML que não está levando as TAGS.

Verifiquei que a tabela J_1BAJ possui o novo campo SUBDIVISION, porém não está preenchido. Além disso, nesta parte do código abaixo o sistema não entra pois o valor wk_header-partr está com o valor 0.00.


Sabe dizer o que pode estar ocorrendo ou faltando?


Att.

Gomes.

Former Member
0 Kudos

Após incluir os códigos de sudivision manualmente na tabela, as NFs passaram a ser aprovadas, porém não estão indo as TAGS.

Former Member
0 Kudos
0 Kudos

Oi Cristiane!

Realmente havia um problema relacionado à impressão física da NF, e Danfe. O pessoal de SD da SAP acabou resolvendo com essa nota.

Que bom que seu problema foi resolvido.

Abraço

guilherme_frisoni
Contributor
0 Kudos

Eu acho que será preciso aguardar uma nova nota para corrigir esse problema.

O problema é que as novas condições foram incluidas no mesmo grupo ICMS já existente.

Anteriormente a aliquota do ICMS era buscada pelo taxgroup = 'ICMS', que só tinha 1 na tabela de impostos J_1BNFSTX. Agora como podem ter até 4 condições dentro do ICMS, a função está retornando a ultima condição encontrada.

Na função J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION já foi feita uma alteração pela nota 2242395 verificando o campo subdivisao para determinar qual a condição.

Porém, acho que faltou algo parecido na função J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION_I.


      IF TAX_TYPES-TAXGRP = C_ICMS.

        EXT_ITEM-ICMSSTAT = NF_ITEM_TAX-STATTX. "change 21.01.97

        EXT_ITEM-ICMSRATE = NF_ITEM_TAX-RATE.

Neste ponto ele sempre atribui o valor do icms, sem verificar qual é o certo. A versão do código é 606.

Como workaround, sugiro alterar os programas Z, depois da função ser chamada, fazer a busca da linha correta da tabela J_1BNFSTX.

Frisoni

Former Member
0 Kudos

Oi Caros,

Antes eu considerava a alíquota do ICMS , retornada na estrutura-campo  nf_item-icmsrate, agora estou lendo a tabela  nf_item_tax com a chave  taxtyp = "ICMX" relevante para o cenário e e assumindo o valor da tabela-campo  nf_item_tax- rate.

Exemplo:

CALL FUNCTION 'J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION'

        EXPORTING

             nf_header   = wk_header

        IMPORTING

             ext_header  = wk_header_add

        TABLES

             nf_item     = wk_item

             nf_item_tax = wk_item_tax

             ext_item    = wk_item_add.


*... fill items ......................................................*

     LOOP AT wk_item.

       READ TABLE wk_item_add WITH KEY docnum = wk_item-docnum

                                       itmnum = wk_item-itmnum.

       IF sy-subrc EQ 0.

         READ TABLE wk_item_tax WITH KEY docnum = wk_item-docnum

                                         itmnum = wk_item-itmnum

                                         taxtyp = lc_icm3.

         IF sy-subrc EQ 0.

           wk_item_add-icmsrate = wk_item_tax-rate.

         ENDIF.

       ENDIF.


(...)

0 Kudos

Olá Cristiane!

Conforme o Frisoni explicou, foram definidos novos tax types relativos à Partilha (Emenda Constitucional 87) para um mesmo tax group de 'ICMS'. Usou-se a definição de grupo de impostos de fato, não sendo mais 1 taxtype para 1 taxgrp.

Já que podem ser customizados novos taxtypes por parte do cliente, então se definiu uma coluna chamada Subdivision na tabela J_1BAJ, que identifica do que se trata aquele tax type ali associado a um tax group. Por ex.:

TAG

TAXTYPE

SUBDIVISION

vBCUFDest

ICAP

001

Valor da BC do ICMS na UF de destino

pFCPUFDest

ICSP

003

Percent. Do ICMS relativo ao FCP na UF de destino

pICMSUFDest

ICAP

001

Alíquota interna da UF de destino

pICMSInter

ICEP

002

Alíquota interestadual das UF envolvidas

vFCPUFDest

ICSP

003

Valor do ICMS relativo ao FCP da UF de destino

vICMSUFDest

ICAP

001

Valor do ICMS interestadual para a UF de destino

vICMSUFRemet

ICEP

002

Valor do ICMS interestadual para a UF do remetente

Nessa tabela é possível se verificar como estão identificados os tax types definidos para as novas Tags de Partilha.

O ICM3 e o ICM2, que não aparecem nesta tabelinha, terão a subdivision em branco. Seu ICMX também.

Então você deve verificar qual a subdivision atribuida ao taxtype nessa tabela, utilizando a FM  J_1BAJ_READ.

Verificar diretamente o tax type associado ao seu processo (taxtyp = "ICMX"), pode não ser a melhor idéia, pois se outro tax type for configurado no lugar deste, a sua lógica para de funcionar.

A FM J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION_I na verdade não possui problema algum. Ela foi feita para totalizar dados de itens, e de impostos dos itens, e devolve alguns desses valores para a FM J_1B_NF_VALUE_DETERMINATION que utiliza esses dados para os totais da NF.

Espero ter ajudado.

Abraços

Former Member
0 Kudos

A sap  corrigiu o ponto que vc mencionou.

Former Member
0 Kudos

Por favor, você sabe me dizer qual é a nota que cria o campo SUBDIVISION  da tabela J_1BAJ  ?

0 Kudos

Boa tarde Cristiane, tudo bem?

Eu estou com o mesmo problema na impressao do DANFE, na coluna da "aliquota do icms" que utiliza essa funcao, retorna o valor da condicao ICSP.

Você evolui em algo a respeito?

Obrigada

Former Member
0 Kudos

Bom dia Cristiane! Tudo bem?

Estou com esse mesmo problema. Conseguiu evoluir nesse assunto?

Abraços.

Eliseu.