cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Valores das parcelas calculado de forma "equivocada"

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!

Estou com o seguinte problema e gostaria de uma ajuda de vocês para encontrar uma solução.

Imagine que você fez uma compra de um item cujo valor total da NF seja de R$ 7.151,25 e que você irá pagar esse valor em 3 vezes iguais, ou seja 3x de R$ 2.383,75. Até aí tudo bem...

Quando dou a entrada dessa NF no SAP B1 e seleciono a condição de pagamento em 3x (30, 60, 90) ele faz o calculo da seguinte forma:

Parcela 1 - 33,33% = 2.383,51

Parcela 2 - 33,33% = 2.383,51

Parcela 3 - 33,34% = 2.384,23



Dessa forma, o calculo fica equivocado pois é possível dividir o valor total da NF e obter um valor igual para todas parcelas, que seria R$ 2.383,75.

Alguém já passou por isso? Alguma sugestão de como resolver para que ele faça o calculo de forma exata sempre?

Obs.: O workaround que aplico hoje é digitar manualmente o valor das parcelas.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

no meu SAP os preços e taxas estão definidos com 4 casas decimais (nunca altere o campo valor, sempre terá que ser 2 casas por causa do "valor contábil" que no Brasil são 2 casas).

Por causa das 4 casas, ele calcula corretamente.

Um detalhe, minha lista de preço de venda, tem término fixo, todo valor de venda tem só duas casas decimais, o resto dos preços, tem 4.

Segue imagem da configuração do meu SAP.

Atenção!!, se for alterar as casas decimais, faça em uma área teste primeiro, e fale com sua consultoria, porque isso não tem volta, quando você altera, o SAP começa a gravar os campos com as casas decimais definida.

Att,

Fabio

SAP 9.0 PL15 (SAP 9.1 PL8 - Test)

Former Member
0 Kudos

Muito obrigado! Funcionou perfeitamente!

Answers (1)

Answers (1)

thiago_bolorino
Discoverer
0 Kudos

Boa tarde,


Somente aumentando as casas decimais do campo porcentagem para 5 e distribuindo os valores nas parcelas no cadastro da condição de pagamento também funciona.

Não é necessário criar a regra de arredondamento na lista de preços.