cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Imposto IPI na Devolução ao Fornecedor

Former Member
0 Kudos

Bom dia ! Preciso de uma ajuda. Estou devolvendo um material e minha NF est´saindo com o valor do IPI em Outra Bases, preciso que saie em Base Amount. O Sefaz rejeita com erro 610. Alguém já teve esse problema ? Nao tenho excecoes criadas. Obrigado! André.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Fala André, boa tarde.

Enfrentei esse problema a alguns dias atras. Debuguei o a minha BADI(CL_NFE_PRINT) e percebi que o parametro out_lin-vipidevol não estava sendo alimentado.

Efetuamos a alteração na BADI:

E as notas foram aprovadas, preenchendo a IPI devolução corretamento.

Gabriel Pinheiro

Abraços

Former Member
0 Kudos

Isso preenche o valor do IPI no campo Base Amount ?

Former Member
0 Kudos

Como está a sua atribuição de nota fiscal na j1btax?

Está por montante de condição?

Gabriel Pinheiro

Abraços

Former Member
0 Kudos

Opa. Está assim: BIP0/montante de condicao/BXPA At,

Former Member
0 Kudos

Olá Gabriel, Dessa forma o Livro fica correto ? At,

Former Member
0 Kudos

Fala André, fica sim.

Estou procurando uma documentação aqui para ver se consigo te ajudar nesse problema.

Consegue me passar a linha inteira para revisar a configuração?

Gabriel Pinheiro

Abraços

Former Member
0 Kudos

Olá Gabriel, Segue em anexo. Muito obrigado! André.

Answers (3)

Answers (3)

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

Olá a todos,

Num cenário de devolução de compras, o valor do IPI não pode ser destacado em campo próprio (vIPI) pois não ocorre o fato gerador do IPI - nesse caso, deve-se usar o CST 99 e a tag vIPIDevol deve ser preenchida juntamente com o vOutro, para que o valor seja adicionado ao total da NF.

Abraços,
Vinícius Ferrari

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde Vinicius,

Obrigado pelo retorno!

Eu havia lido sua resposta em outra thread e batendo com o que li no KBA 2125859 fiquei mais tranquilo.

Só para confirmar, na J1B3N também tem que ficar desta maneira:

[]'s

JN

former_member203887
Active Participant
0 Kudos

É isso mesmo JN !

Por se tratar de uma devolução, onde o IPI não será devido/creditado, pois não há o fato gerador, o valor desse imposto é lançado na Other Base.

Abs,

Former Member
0 Kudos

Olá Vinicius, o fiscal da empresa diz que a NF de devolução deve ser um espelho da que entrou, ou seja, o IPI no campo Base Amount. Correto isso? Obrigado. André.

Former Member
0 Kudos

Olá Jose, O fiscal do meu cliente insiste em dizer que o valor do IPI deve estar em Montante Base. Diz que a nf de saida tem que ser um espelho da de entrada. Abs. Obrigado. André.

Former Member
0 Kudos

Oi André! Bom dia!

O seu fiscal está certo!

A única exceção a essa regra seria uma mudança de regime tributário, onde você faria uma devolução depois da mudança do regime, referenciando uma nota de antes do regime.

No cliente atual enfrentamos esse cenário de exceção. A saída para trocar a coluna da base de cálculo foi o desenvolvimento de um enhancement no início da função J_1B_NF_OBJECT_UPDATE.

Foi feita uma série de validações que, sendo verdadeiras, passa pelas linhas abaixo:

OBJ_ITEM_TAX-BASE = OBJ_ITEM_TAX-OTHBAS

OBJ_ITEM_TAX-OTHBAS = 0.00

Espero que ajude. Boa sorte aí!

Grato,

Cristiano Siqueira dos Santos

Former Member
0 Kudos

Olá Cristiano, bom dia ! Vou alinhar isso com o meu abap. Já conseguimos mudar de Other Base para Base Amount...mas mesmo assim dá erro 610. Nao entendo, uns dizem que deve estar em Other Base mesmo, outros, em Base Amount. Enfim, seguirei o que o fiscal do cliente quer..rs Obrigado! André.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde André,

estou com o mesmo problema aqui. Estou tentando encontrar a causa, mas por enquanto, sem sucesso.

[]'s

JN    

Former Member
0 Kudos

Faça um ajuste na BADI confrme cita o Gabriel.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

André,

o problema não é nem a rejeição com erro 610 e sim o IPI em outras bases e as tags vIPI/vOutro.

A tag det/impostoDevol/pDevol e det/impostoDevol/IPI/vIPIDevol estão preenchidas com o valor correto.

Já as tag /ICMSTot/vIPI sai zerada e a tag /ICMSTot/vOutro sai com o valor total do IPI.

Edit: O XML sai exatamente igual ao exemplo presente neste KBA: http://service.sap.com/sap/support/notes/2125859

Agora fiquei em dúvida se este é realmente um problema...

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

nao consegue debugar a montagem do XML?

Former Member
0 Kudos

Oi André. Bom dia.

Imagino que esteja fazendo uma nota de crédito com referência a uma fatura. A nota fiscal desta fatura está com a base de IPI em qual coluna?

Grato,

Cristiano Siqueira dos Santos

Former Member
0 Kudos

Olá Cristiano, Obrigado pela pronta resposta. Está em BASE AMOUNT. At,