cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

DIFAL (Base Reduzida)

Former Member
0 Kudos

Prezados, bom dia!

Preciso de uma ajuda. Tenho um caso referente a compra de material de consumo s/ crédito (SP - SC) onde o ICMS tem sua Base Reduzida (40%). Tenho uma exceção cadastrada por material reduzindo a Base do ICMS. Pergunta: Como eu faço para que a Base do DIFAL seja a mesma do ICMS, ou seja, utilizando a base reduzida para calculo do DIFA?. Já cadastrei uma exceção na J_1BTXCI1, porém ele ignora a exceção cadastrada para o ICMS J_1BTXIC2. É Possível configurar isso via Standard ou será necessário criar um procedimento de calculo para esse caso? 

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member628932
Discoverer
0 Kudos

Olá Antônio, passei por essa situação também e o que realizei como teste para validação do cliente foi modificar a price para que igualasse a base do DIFAL para a mesma do ICMS (para efeito fiscal) e além disso cadastrando uma exceção de redução da base do DIFAL na J_1BTXCI1 (mas exige uma grande atenção na manutenção para que o processo funcione redondo).

De toda forma foram as sugestões que eu passei na época. Não cheguei a me aprofundar para identificar as leis fiscais para tal processo e, se realmente for verídico, poderia verificar com a SAP a elaboração de uma nota para ajustar a price, ou então algum ponto de enhancement/BADI se possível.

Att.,

Ricardo.

Former Member
0 Kudos

Antônio, cadastre a excessão considerando destino-destino, ou seja, SC-SC, que dará certo.

Atenciosamente,

Donaire.

Former Member
0 Kudos

Sérgio, boa tarde!

Fiz conforme solicitado.

Na Price aparece na Condição BIC1 e BCI1 com a base reduzida. Porém nas BX30 e BX31 não calcula. Ao criar a NF, somente o ICMS esta sendo calculado com a Base Reduzida.

Former Member
0 Kudos

Olá Antonio, mas, adicionalmente, verifique como estão as entradas na tabela J_1BTXST3 para SP-SC, pois no caso de DIFAL, finalidade consumo em operação interestadual, é lida esta tabela. Assegure-se de que o MVA seja zero e lá você tem campo para colocar base reduzida. E que no seu IVA você ative o cálculo de ICMS-ST, cheque se o IVA está correto (com as conditions ativadas).

O que eu escrevi anteriormente, valeria se você fosse trabalhar com alíquota interna no destino reduzida, mas, no seu caso, a alíquota é cheia e a base de cálculo da ST é que é reduzida, certo?

Atenciosamente,

Sérgio Donaire.

Former Member
0 Kudos

Sergio, bom dia!

Essa operação não envolve ST.

Somente ICMS Normal. Ema nexo, segue o cenário e as configurações realizadas.

Porém não está funcionando.

Será que nesse caso necessário criar uma formula?

Grato.

Antonio.