cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

ECF Implementacao

former_member406953
Participant
0 Kudos

Ola Pessoa!

Alguem ja iniciou o projeto de implementacao da ECF com o produto TDF?

Sabe se eh preciso mover os SPEDs que temos hoje no R/3 para a TDF ou nao eh preciso?

Alguma ideia de prazo para implementacao?

Muito obrigada!

Fabiana

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Olá, Fabiana,

A solução para geração dos livros fiscais no TDF é via calculation views do HANA, enquanto que a solução via ECC é realizada via lógica ABAP contida no programa J_1BEFD_MAIN. Não existe dependência nenhuma entre um e outro.

Contudo, há um ponto de atenção: via de regra, para atender os requisitos específicos de cada empresa, no ECC há sempre lógica complementar inserida via BAdIs na geração dos SPEDs para preencher certos blocos cujas informações não estão disponíveis de maneira estruturada no sistema (ou provêm de bases externas).

Tudo isso que é atendido via BAdI no ECC hoje (ou via software complementar) deve SIM ser levado para dentro da base HANA do TDF de alguma maneira. Para atender isso existem basicamente 2 caminhos:

1) Mexer no processo de negócio de modo a disponibilizar nas tabelas standard (J_1BNF*) os dados hoje obtidos via BAdI nos SPEDs do ECC, sem precisar usar objetos Z (código, tabelas, etc). Em outras palavras, fazer um "back to standard" eliminando enriquecimento "z" de dados

ou

2) Não mexer no processo, mapear a fonte dos dados obtidos via BAdI nos SPEDs do ECC, e levá-los para dentro do HANA do TDF de maneira estruturada. A estruturação pode ser feita na fonte ou no extrator/replicador (SLT, por exemplo). No TDF, por sua vez, esses dados referentes a fontes "não-standard" serão guardados dentro das chamadas "shadow tables" para enriquecer os blocos na geração dos SPEDs.

Espero que isso te ajude a entender melhor. Quanto ao tempo para este trabalho, é difícil estimar, pois varia demais de acordo com a variedade e complexidade dos requisitos. Os projetos estão rolando agora, os golives estão vindo e já vi estimativas desde 3 meses até 12 meses ou até mais...

Atenciosamente,

Eduardo

Answers (0)