cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Modelo de Impressão de Etiquetas (Master/Inner) Crystal Reports SAP 9.1 Pl8

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal,

    Sou da área de TI da empresa Rising Imports e adquirimos o SAP B1 a pouco tempo e como administrador, venho estudando a ferramenta e consultado há algum tempo os diversos pôster da comunidade que tem me ajudado bastante no meu aprimoramento e na solução de dúvidas do dia a dia. Tenho a necessidade de desenvolver ou usar uma ferramenta no SAP Crystal Reports 2013, para a impressão de etiquetas de gôndola, máster, Inner e Pallets. Gostaria saber se alguém possui um manual de desenvolvimento ou um modelo de relatório que possa orientar como desenvolver a impressão das etiquetas para impressora Zebra Elgin L42.

Agradeço de forma antecipada.

Abs.

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

former_member761197
Discoverer
0 Kudos

Olá

Alguém possuí o RPT que possa disponibilizar ?

obrigado

abraço

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

Se você instalar o drive do Windows da Zebra, você vai conseguir imprimir de qualquer programa, o drive faz o serviço pra você, você consegue imprimir do Word, do Crystal Reports, de qualquer programa, nem precisa esquentar a cabeça com a linguagem ZPL (ou EPL se for mais antiga).

Agora vem o problema, eu fiz uma etiqueta linda no Crystal Reports, Configurei o tamanho de página da etiqueta, dentro dele funcionou quase perfeito, mas, quando importamos pra dentro do SAP, ele joga toda sua configuração de página fora e usa a dele, ou seja, troca tudo pra formato A4.

Isso também aconteceu comigo com as impressoras bematech, consegui desenhar tudo, mas ao importar no SAP, ele ignora a configuração do relatório e utiliza a configuração de tamanho de página dele.

De uma olhada neste link e no anexo Crystal Reports x SAP Business One - Print any printer : View Idea foi uma ideia que postei pra ter no SAP uma opção pra não alterar configuração da página do relatório quando importamos ele pra dentro do SAP.

O único jeito que consegui imprimir na zebra foi desenvolver um programa em C# que imprime direto na impressora utilizando a linguagem ZPL / EPL, ou seja, nada dentro do SAP, esse programa gera um txt temporário e envia para a impressora.

Não sei se você conhece comandos da linha de comando, um jeito fácil de imprimir é compartilha a Zebra com um nome simples (exemplo: "zebra") e criar um arquivo texto com o comando, depois enviar esse arquivo via linha de comando para o compartilhamento.

Exemplo:

\\computador\zebra   (esse é o acesso compartilhado da impressora).

Criar o arquivo TXT (por exemplo etiqueta.txt).

I8,A,001

Q432,024

q831

rN

S2

D8

ZT

JF

OD

R4,0

f100

N

A756,225,2,3,1,2,N,"PRODUTOX"

B743,139,2,1,4,12,74,N,"789001001"

A788,250,2,1,1,1,N,"Descrição do material"

LO20,164,771,7

P1

E enviar via linha de comando o arquivo texto (assim ele não usa o drive do Windows)

C:\> TYPE etiqueta.txt > \\computador\zebra

Não pode enviar por dentro do notepad porque a impressora não vai interpretar os comandos.

Não se preocupe que você não precisa conhecer a fundo a linguagem ZPL, no software Zebra Design que está no CD que vem com a impressora, você consegue desenhar a etiqueta e ele gera o arquivo pra você.

Talvez atualmente tenha algo mais fácil para impressão, ou talvez corrigido o SAP na nova versão, já faz um tempo que não pesquiso esse assunto (fiz essa impressão em 2013 e funciona até hoje).

Att,

Fabio

SAP 9.0 PL15 / SAP 9.1 PL8 (Test)

Former Member

Boa tarde, Fábio.

   Muito obrigado pelas dicas, vou realizar os devidos testes seguindo essas orientações. Quanto maior for o nível de automação, irá agilizar o nosso processo operacional. Assim que concluir, estarei postando o resultado para futuras consultas.

Abraços!

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Neliton,

Faz algum tempo que não trabalho com impressoras ZEBRA, sendo que o tempo que trabalhei tive que aderir a linguagem de impressão da própria zebra, não conseguindo imprimir nada diretamente do WINDOWS para ela.

Isto pode ter mudado é claro, você conseguiu imprimir algo para ele diretamente do WORD por exemplo?

Pesquisei seu modelo e encontrei este material: http://suporte.quantosobra.com.br/?p=412

Se for isto não conseguira imprimir, te sugiro criar um programa que rode no seu servidor (pode ser como serviço) que faça a sua impressão sempre que registrar a nota, faço isto para impressão de picking, sempre que liberam um pedido uma impressora pequena imprime uma lista na expedição para que separem o material.

Boa sorte,

Jean

Former Member
0 Kudos

Jean, boa tarde.

   Obrigado pelo material enviado e empenho em ajudar na resolução, mas este já é o método que estamos trabalhando atualmente para gerar as etiquetas.

   Enquanto não conseguir uma solução definitiva, irei confeccionar relatórios para extrair as mesmas informações que utilizamos nas planilhas Excel base da dados e exportar para Excel, desta forma, poderei gerar as etiquetas através do programa By Label da Elgin com maior agilidade.

Abraços!