cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Imposto Retido - IRRF Cliente

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Prezados, bom dia!

Fiz a configuração de um novo imposto no SAP para ser utilizado na FB70, porém mesmo com a configuração a aba Imposto retido na Fonte não está disponível.

Fiz os seguintes passos:

  • Definir chave de imposto retido na fonte = Cadastrada a chave Oficial 3699

  • Definir categoria IRF: lançamento na entrada da fatura

          Montante bruto

          Arredondamento IRF

          Lançar mont. IRF

          Sem acumulação

          Base IRF manual

          mont.IRF manual

          sem numer. certif

          nivel do código

          nível de código

  • Definir códigos IRF

        Taxa IRF   17,5000 %

  • Montantes mínimos e máximos

        Gravar montantes mínimos/máximos p/categorias de IRF

        Gravar montantes mínimos/máximos para código IRF

  • Atribuir categorias de IRF a empresas
  • Lançamento

          Gravar contas para IRF a pagar

e

Adicionei o imposto no BP.

E Não funcionou....

Alguém ja viu isso?

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Alguém pode me confirmar se realmente dá para rete IR na FB70?  verifiquei várias vezes a configuração e a aba fica desabilitada na FB70. Alguém já viu se isso é possível?

Former Member
0 Kudos

Isarel.

Aqui  funciona da seguinte forma, na FB70  para calcular o imposto. Tempos que marca "Imposto" a flag "Calcula Imposto" e  na partida a conta do razão colocando um IVA, e tb é necessário o cliente está com flag de imposto devidos.

Segue prints:

Um Abraço

Artur

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

No meu caso eu estava vendo a possibilidade de usar a aba "Imposto Retido na Fonte". É possível, vi gente disser que não, pois a configuração é de SD.

A minha dúvida é basicamente para atender exigência que em setembro deste ano a Receita emitiu uma nova Instrução Normativa a qual trouxe a obrigatoriedade de Instituições Financeiras realizarem auto retenção de IR em eventos relacionados a debêntures de infraestrutura (INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1585, Art. 49, parágrafo 3º). Assim, ao recebermos algum provento ou vendermos uma debênture de infra, a liquidação financeira se dará pelo valor bruto da operação, mas parte do montante deverá estar destacado como IR a ser recolhido.

Former Member
0 Kudos

Israel,

Tenho um caso semelhante que acontece via SD com o destaque.

Na FB70/FB60 são rotina de input de fatura(Contábil e Financeiro) porem não faz o registro nos livros fiscais, então eu faria o lançamento manual de:

D -Cliente

C - Receita

C - IR

Um Abraço

Artur

former_member239073
Participant
0 Kudos

Bom dia Israel,

Na configuração de códigos de IRF você informou montante básico igual a 100% e cod.lçto 1? Sei que é meio obvio mas é que voce não falou nada ali em cima.

Att,

André

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

É eu já tinha feito...

mesmo assim obrigado.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Israel,

faltou definir a validade do imposto. Veja a sua tela anexada de exibição da atribuição de imposto a empresa. Coloque data de autorização de dedução de 01.01.2015 até 31.12.9999.

Verifique se as categorias e códigos IRF estão atribuídos na FD02 - Aba: Imposto retido na fonte.

Att

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Eu já tinha feito esse ajuste, mas ainda não funcionou.

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Além dessas configuração há outra? Quando eu configurei para FB60 funcionou perfeitamente, agora esse novo imposto para a FB70 nem é habilitado.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Israel,

Sobre o IRRF para clientes, nesta própria tela que vc colocou tem um campo Autoriz p/ reten IRF

Verifique se este flag está marcado, pois isso obrigaria o seu uso para fornecedores apenas. Para clientes e fornecedores o flag tem que estar desmarcado.

Em todo o caso, os valores dos podem estar sujeitos a tipos de condições, logo vc poderá não verificar a presença de valores em alguns impostos lançados diretamente no financeiro (FB70, FB60)

Abraço

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Israel, o que determinaria o lançamento do imposto para fornecedor ou cliente é esse flag que eu falei e as condition types. Também se o imposto é lançado na fatura ou na baixa. No mais não tem nada. Fica difícil opinar nesse caso. Vc teria que revisar as definições.

De qualquer forma eu aconselharia a olhar essas conditions types para IRRF pra cliente. Nunca ví ser feita só por FI.