cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Decisão Normativa CAT 06, de 11-09-2015 (SEFAZ SP)

former_member195468
Participant
0 Kudos

Bom dia a todos,

Gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre a Decisão Normativa CAT 06, de 11-09-2015 (SEFAZ SP),

Se já existe alguma nota ECC ou GRC, se alguém já esta tratando esse assunto..

Qualquer informação é muito bem vinda...

segue o link para conhecimento:

http://sigaofisco.blogspot.com.br/2015/09/icms-sp-composicao-de-nf-e-de.html

Obrigado!

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Alexandre,

Verifique no suporte SAP, as Notas abaixo foram liberadas recentemente:

2265956 - DN CAT 06: NF Writer changes for Importation Scenarios

2265957 - DN CAT 06: NF Writer changes for Importation Scenarios - UDO Report

Ats,

João Matoso

leandropia
Contributor
0 Kudos

Recebi da SAP hoje a resposta de que uma solucao será liberada até a metade de Janeiro/2016.

Ats

Leandro da Pia Nascimento

leandropia
Contributor
0 Kudos

Alexandre

Fiz a mesma pergunta para SAP via Customer Incident, veja o historico por enquanto:

Questionamento:

Há uma nova regulamentação para emissão da NF de Importação regulada pela

DN CAT Nº 6 DE 11/09/2015.

1) Segundo a nova regulamentação o valor dos itens deve ser o valor aduaneiro, mas se criarmos uma NF Writer cujo valor dos itens seja o valor aduaneiro o total da NF ficará incorreto, pois não é considerado na soma do total da NF o valor do PIS, COFINS e ICMS. Seria necessário uma

OSS Note similar a nota liberada no passado para o II compor o valor total da NF ( Nota 1616778 - NF-e: NT2011/004 Import Tax Included in NF Totals).

* valor aduaneiro = valor mercadoria + frete+ seguro+ capatazia

2) O valor da AFRMM segundo a nova legislação não deve ser lançado como outras despesa acessórias, mas não há outro campo onde esta despesa possa ser lançada e considerada para o total da NF. (O valor lançado hoje no cabeçalho na aba Docs de Importação é apenas informativo)

Resposta SAP:

02.11.2015 - 16:29:28 EST - Reply by SAP     

Este requerimento não é atendido pela SAP no standard.

O funcionamento standard da NF do SAP ERP é somar ICMS, PIS e COFINS ao valor total dos produtos. O IPI é somado ao valor total da NF. Não podemos solicitar a alteração desde comportamento da NF por dois motivos:

1.       O SAP ERP não atende os processos de comércio exterior;

2.       A NF de produtos nacionais deve conter ICMS, PIS e COFINS no valor total dos produtos e ainda somar IPI ao valor total da NF.  Já discuti com nosso time de desenvolvimento e gerente do produto.

Contudo gostaria de salientar que o SAP Glogabl Service & Support é o canal para reportar bugs na solução já entregue.

Quaisquer solicitação de modificação deve ser requisitada no link abaixo:

https://ideas.sap.com/

Ou então diretamente na ASUG.

Obrigado pela compreensão.

Minha réplica:

Ainda que o ECC não suporte o cenario de comercio exterior, nós temos que ter a possibilidade de emitir uma NF Writer de acordo com a legislacao vigente.

Do meu ponto de vista como contribuinte, o valor do item da NF, Valor das Despeas e Valor total da NF obrigatoriamente tem  que respeitar as especificacoes apresentadas na CAT 6 quando utilizamos a J1B1N e nos livros fiscais (1, 8 e 9)

Esperamos ouvir uma resposta mais breve ja que não estamos operando de acordo com a regulamentacao e uma penalizacao nao pode ser explicada com o argumento "SAP nao suporta o cenario de importacao", ja que a SAP cobre o cenario de localizacao Brasil, deve permitir que as empresas criem uma Nota Fiscal Writer de acordo com o que foi regulamentado pelo FISCO.

Nao comentei no chamado, mas acho estranho responderem: O cenario de importacao nao é atendido pela SAP. Tá! e aí? E a inclusao do II na NF que a SAP se adequou para a NT2011/004?

Se surgir alguma novidade eu aviso aqui.

Leandro da Pia Nascimento

former_member195468
Participant
0 Kudos

Leandro, Muito obrigado pelas informações!

Former Member
0 Kudos

Prezado Leandro,

Muito bacana e importante o que você fez de não ter se conformado com a resposta default da SAP sobre esta situação.

Concordo em gênero, número e grau com o que você contra-argumentou.

Há muito que vejo certas demandas da comunidade de clientes e consultores SAP sobre estes temas e a forma como a SAP se posiciona.

Não podemos e não devemos nos conformar com isto.

Abraço solidário.

leandropia
Contributor
0 Kudos

Obrigado Sergio.

Não vou julgar a pessoa que está atendendo o meu chamado. Ele está seguindo a direção que lhe foi dada.

A SAP em si, como provedora do ERP da minha empresa, essa sim tem que me dar uma solução. Sou cliente e não posso ser penalizado legalmente por uma limitação do sistema para um requerimento legal.

Emfim, aqui vai o update de hoje, parece promissor...