cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Utilização de ambas as BAdI's de NFe simultaneamente (literalmente)

0 Kudos

Oi Pessoal!

Estou num projeto de implementação de TDF em um cliente, onde nos deparamos no problema TEMPO para implementação da nova BAdI de NF-e. Desta forma, fizemos alguns testes aqui para ver se seria factível implantar a nova, mas vimos que não dá tempo (temos menos de 2 meses).

Portanto, fizemos alguns testes e colocamos as duas BAdIs (CL_NFE_PRINT e ADD_DATA) para rodar juntas para a mesma nota, ou seja, quando eu faturo eu passo na BAdI nova, faço algumas modificações e depois quando a nota for impresso, passo na BAdI atual também. Desta forma, a nota está sendo devidamente autorizada e impressa, como era antes. Claro que vamos fazer isto para ganhar tempo e com tempo vamos colocar toda a implementação somente na ADD_DATA.

Gostaria de saber se alguém já fez isto antes e quais os resultados obtidos. Outra coisa, fora a persistência que vou perder com a utilização simultânea (alias, hoje como está eu já não tenho esta persistência), os demais ganhos trazidos pela ADD_DATA como gravação de novos campos, XML, preparação dos dados para o TDF eu vou ter, certo?

Desde já, agradeço a colaboração de todos!

Att,

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

0 Kudos

Andre/Karen/Eduardo, muito obrigado pelas ponderações de vocês.

O cliente está bem receoso quanto a migrarmos totalmente para a badi nova, por isso eles querem que passemos o máximo de código possível para ela, mas aquelas questão que foram tomar mais tempo deverão ser feitas após o go live (tem que ser até dia 17/12).

Se conseguirmos colocar tudo dentro da badi nova, ótimo. Porém, o que agarrar, nós vamos deixar na antiga e tratar em janeiro pós fechamento.

Infelizmente este é nosso cenário e vamos tentar fazer de tudo para termos o mínimo de impacto possível.

Obrigado mais uma vez.

Att,

eduardo_kyono
Advisor
Advisor
0 Kudos

Mariana:

Cuidado. O sistema não funciona dessa forma.

Quando ocorrer uma alteração de um campo pela ADD_DATA de forma standard o sistema ignora os métodos FILL_ITEM e FILL_HEADER da antiga!!!!

Vc ou trabalha o documento com a nova ou com a antiga; mas como disse antes você irá criar um "dinossauro" na sua SHADOW se usar a antiga

Abraços

Kyono

Karen
Active Participant
0 Kudos

Ola Mariana, tudo bem?

Estou trabalhando em vários projetos de TDF e a nova BADI esta sendo implementada em todos os clientes \0/

Você chegaste a ler o blog:

Neste material tem comentários sobre os benefícios do uso da nova BADI, inclusive comentários da equipe SAP e membros da comunidade.

Um abraço

Karen Rodrigues

0 Kudos

Oi Karen!!!

Obrigada pelo retorno. Eu vi sim e inclusive, parabens pelo post, muito bom!!!

Então, o que eu fiz foi o seguinte: eu estou colocando na badi nova o código da FILL_HEADER e FILL_ITEM que é possível para o momento, aquele que não precisamos fazer muitos ajustes para funcionar, e estamos deixando o restante na badi atual para irmos adaptando com o tempo.

A minha dúvida é, fora a persistência, quais outras consequências negativas eu posso ter prosseguindo desta forma, ou seja, usando as duas badis para cada nota emitida.

Att,

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Mariana.

Foi liberado que as BADIs possam ser utilizadas de forma simultânea, mas não deveria para uma mesma NF.

A intenção da persistência é ter no DB os mesmos dados que foram enviados no XML.

Se você informa uma coisa na BADI de persistência, mas muda esse dado na BADI antiga, se perde essa funcionalidade e os dados reportados podem estar inconsistentes.

Por isso que, do ponto de vista do standard, alterar a mesma NF nas 2 BADIs não é suportado.

abs

André

Karen
Active Participant
0 Kudos

Mariana,


Vantagens:


Com a badi nova, as informações alteradas são atualizadas no ERP, o que facilita consideravelmente a interface com outros sistemas; bem como elimina as diferenças entre o que você visualiza na J1B3N e o XML gerado! Com isso, evitar uma possível multa pela fiscalização quando constatado diferenças e/ou ausência de informações.

Outra diferenca, é o momento em que a mesma é chamada! A badi nova é chamada no momento em que o documento é salvo, ao invés de ser no momento em que o documento é enviado para a mensageria! Uma vantagem disso é que você pode aplicar diversas regras de validação antes mesmo da nota ser numerada e/ou enviada para mensageria.


Att.

Karen Rodrigues

eduardo_kyono
Advisor
Advisor
0 Kudos

Mariana

Apenas complementando a resposta dos meus amigos: caso o cliente não tenha TDF realmente não é necessário entretanto, caso o cliente esteja instalando o TDF e não deseje realizar um "dinossauro" nas SHADOWs do TDF que poderiam causar inúmeros problemas então ele realmente deve mudar para a BAdI nova (ADD_DATA).

Vc deve se atentar que o que você grava na sua base do sistema deve ser o mesmo dado que você coloca no XML, hoje pode até ser que o Governo não valide algum dado no momento da geração do PVA, mas lembre-se que você agora está passando todos os dados da sua nota fiscal inclusive a chave de acesso e; com isso para o Governo cruzar os dados e questionar a sua operãção ficou muito fácil para o Governo.

A SAP dispõe de serviços especificos que orientam os clientes para atingir este objetivo.

Eu não sei qual o tamanho e quais informações que você está tendo dificuldade em migrar da NFE_PRINT para a ADD_DATA, mas se a sua base está correta, você está com a MP135 implementada (ou seja as J_1B* estão consistentes com os dados do XML) não era esperado que você tivesse um problema tão grande para migrar as BAdI.

Abs

Kyono