cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Reporte de Ordem de Produção e Refugo

Former Member
0 Kudos

Bom dia.

Sou usuário do do SAP Business One.

Trabalho em um empresa de Injeção Plastica, Multi-Nacional em ITU-SP( Matriz Singapura )

PRECISO DE AJUDA!!!

Não consigo saber como o SAP Business One trata a quantidade Boa e quantidade de perdas na ordem de produção, tanto no estoque como na contabilidade de custos.

Como é a tratativa do B1 com relação as Ordens de produção e refugo?

exemplo:

Minha ordem de produção é de 1.000 pçs

Peças Boas foram 900 pçs

Peças rejeitadas 100 pçs

Como faço a movimentação de materiais e contabilização neste caso?

Porque preciso baixar matéria prima refetente a 1.000 pçs, porem para o estoque de Produto Acabado deverá entrar somente 900 peças.

Alguem poderia me ajudar?

Gerson Cruchello

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia,

uma sugestão, talvez de certo, só não sei como deixar as contas configuradas.

E se você criar um depósito de perda de produção (scrap), e lançar as 100 peças neste depósito, poderia até configurar esse scrap como "envio direto" pra não controlar estoque (não testei, não sei se funciona).

Segue imagem como exemplo.

Atenciosamente,

Fabio

SAP 9.0 PL15 / SAP 9.1 PL8 (test)

Former Member
0 Kudos

Prezado Fabio

Obrigado pelo seu retorno...

Onde configuro "envio direto" no Depósito.

Não consigo encontrar a tela que tenha essa opção.

Por favor, você pode me mostrar.

Muito obrigado

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

fica no cadastro do depósito, faça testes antes em uma base "teste" pra ver se funciona, porque ele não deixa alterar depois que utilizou o depósito

faz tempo que não via esse cadastro, agora o campo chama "Expedição Direta", pressione o botão direito nele e escola "o que é isso", ele explica mais ou menos como funciona, mas basicamente tudo que cair ai nesse depósito não é controlado o estoque (não aparece como saldo), mas são debitados/creditados as contas contábeis.

Eu utilizo bastante esse tipo de depósito em compras quando é uso/consumo que não controlamos estoque.

Atenciosamente,

Fabio.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fabio

Muito obrigado pelo seu retorno.

Já tenho o Depósito "Refugo", só que não consigo flegar o campo.

Tenho uma consultoria e solicitei que liberassem o acesso a flegar, porem me responderam que preciso

excluir o depósito e criar um depósito novamente, não existe a opção de manutenção/alteração.

Essa é a única alternativa?

Imagem inline 2

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

eu tive esse problema, tive que bloquear o depósito nos itens pra ninguém usar e criar um outro,, ficou lá pra sempre... depois de usado você não consegue alterar ele.

você pode deixar desse jeito se quiser, só que terá saldo de peça nesse depósito, talvez precise só criar um procedimento de quando você jogar fora as peças ou destruir (ou no fechamento do inventário, ou no fim do mês), você fazer uma "saída de mercadoria" pra zerar esse depósito.

Faça o teste em um ambiente teste ok, não vai fazer no ambiente de produção porque essas configurações as vezes não tem volta.

Abraço,

Fabio

Former Member
0 Kudos

Obrigado Fabio pelo seu retorno.

Entendi que pelo seu procedimento Daniel, Se o refugo é considerado despesa, ele é considerado custo, só afetará o resultado da parcela do gasto que corresponder aos produtos vendidos. A parcela correspondente aos produtos em estoque ficará ativada.

Pelo procedimento do Fabio, reconheço o refugo diretamente no resultado do mês no P&L, através da conta contábil. Dessa forma tenho que comparar o Custo Real com o Standart (Budget), e mostrar o efeito do refugo no resultado da empresa e cobrar ações da Engenharia de Processo e Produção.

Vou montar os 2 cenários e apresentar para minha Diretoria.

Muito obrigado.

Era exatamente o que estava precisando, saber como tratar cada situação dentro do SAP Business One.

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Gerson,

Neste procedimento que encaminhei não daria pra gerar este relatório de forma padrão. Seria necessário criar um relatório personalizado para comparar a quantidade planejada versus quantidade concluída.

Há de se levar em consideração que, se caso você reutilize o refugo, este procedimento não se aplica, assim deveria seguir de acordo com a sugestão acima do Fabio, emitindo uma nota fiscal de perda, desta forma o custo do produto produzido não muda e a empresa assume o refugo como despesa.

Att. Daniel.

Former Member
0 Kudos

Obrigado Daniel pelo seu retorno.

Entendi que pelo seu procedimento Daniel, Se o refugo é considerado despesa, ele é considerado custo, só afetará o resultado da parcela do gasto que corresponder aos produtos vendidos. A parcela correspondente aos produtos em estoque ficará ativada.

Pelo procedimento do Fabio, reconheço o refugo diretamente no resultado do mês no P&L, através da conta contábil. Dessa forma tenho que comparar o Custo Real com o Standart (Budget), e mostrar o efeito do refugo no resultado da empresa e cobrar ações da Engenharia de Processo e Produção.

Vou montar os 2 cenários e apresentar para minha Diretoria.

Muito obrigado.

Era exatamente o que estava precisando, saber como tratar cada situação dentro do SAP Business One.

Former Member
0 Kudos

Gerson,

Segue abaixo um exemplo de como eu trato perdas de produção nos clientes que atuo durante a implantação, veja se te atende: (Obs. Caso as imagens não estejam nítidas me passe seu email que te mando o doc em PDF).

Criei uma estrutura com quantidade de produção base 10, as matérias-primas devem estar como método de baixa manual:

Abri a Ordem de Produção para 1000 unidades, assim o SAP já calculou sobre a estrutura qual a quantidade planejada para estas 1000:

Efetuei a saída dos insumos consumindo toda a quantidade de matéria-prima prevista para 1000 unidades:

Contabilmente saiu da conta de matéria-prima para produto em elaboração o custo de 1000 unidades:

Ao entrar com o produto acabado, informo a quantidade real produzida, no exemplo ao invés de produzir 1000, foram produzidas apenas 900 unidades:

O SAP contabilizará o custo destas 900 unidades, já demonstrando que há um desvio na produção:

Neste momento o custo do produto ainda está dentro do planejado, pois a Ordem de Produção ainda está com Status “Liberado”.

Ao modificar o status da Ordem de Produção para Fechado o SAP consome este desvio como custo do produto:

Ou seja, o custo unitário do produto que estava em R$12,06, passou para R$13,40:

Former Member
Former Member
0 Kudos

Daniel

Obrigado pelo retorno

Por seguindo esse procedimento, eu consigo tirar um relatório de quanto foi de produção boa e quanto foi de refugo?

Former Member
0 Kudos

Please someone help me?

I do need to know how to scrap not go through the stock.