cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Envio de e-mail NF-e (XML + PDF da DANFE)

former_member216168
Active Participant
0 Kudos

Pessoal,

Primeiramente, não tenho profundos conhecimentos de GRC, sou ABAP. Nosso ambiente está configurado baseado nesse artigo:

SAP GRC NFE 10.0 - Outbound B2B ( XML + Corpo de texto) dinâmico - Português (Portuguese) - SCN Wiki

Muitas vezes, os clientes entram em contato porque alegam não receber o arquivo XML, e isso acontece por diversos motivos como e-mail caindo em regra de spam, anexo bloqueado, etc.


Para tentar facilitar o trabalho dos usuários finais (e tirar essa "atividade" que "ganhei"), eu fiz o desenvolvimento (ABAP) de uma RFC no GRC, onde faço os seguintes passos:

1 - Busco os detalhes da NF-e na /xnfe/outnfehd

2 - Acesso o ECC para pegar o destinatário do e-mail

3 - Crio o corpo do e-mail

4 - Adiciono o XML ao anexo do e-mail

5 - Busco o PDF da DANFE no ECC e adiciono ao anexo do e-mail

6 - Uso a classe cl_bcs e envio o e-mail (pelo GRC)

No ECC eu fiz um enhancement-point na J1BNFE (include J_1BNFE_MONITOR_F01 / J_1BNFE_MONITOR_I02) para chamar essa RFC (via destination) e o usuário poder reenviar qualquer e-mail (xml+danfe) de qualquer nota que quiser.

Tudo está funcionando perfeitamente bem.

No cenário atual, nós temos a BAdI /XNFE/EMAIL_B2B implementada, e nela o método GET_EMAIL_OUTNFE que espera como retorno o e-mail do destinatário está com uma chamada à uma RFC do ECC que pega os e-mails. Está praticamente igual à desse artigo:

Minha ideia seria substituir essa parte do envio para o PI, totalmente, já que o desenvolvimento ABAP que eu fiz, faz praticamente o mesmo, além de me livrar de uma atividade chata de ter que enviar xml para quem não recebeu (...)

Minha dúvidas:

1 - Onde eu poderia fazer a chamada dessa minha RFC? Nessa BAdI seria estranho, já que esse método é para pegar o destinatário da nota, certo?

2 - Faz sentido essa solução que desenvolvi?