cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Revenda - IPI incluso na base para PIS e COFINS (Entrada via GRC)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos.

Estou enfrentando um problema com o cenário de compra com IPI no projeto atual.

Meu problema é o seguinte:

- Estou efetuando a compra de um produto com o valor de R$ 21.973,00

- 10% de IPI - R$ 2.197,30

- 4% de ICMS - R$ 878,92

- 1,65% de PIS - R$ 362,55 (destacado na NFe) e R$ 398,811 (crédito ao qual a empresa tem direito)

- 7,6% de COFINS - R$ 1.669,96 (destacado na NFe) e R$ 1.836,94 (crédito ao qual a empresa tem direito)

Não estamos utilizando PIS e COFINS incluídos no preço líquido.

Estou utilizando uma pricing Z para retirar do valor total da mercadoria o ICMS, o PIS e a COFINS.

Para o cálculo do PIS e da COFINS na pricing, estou lendo o valor sem o IPI na base, logo estou calculando R$ 362,55 de PIS e R$ 1.669,96 de COFINS.

Na minha pricing estou obtendo o seguinte preço líquido:

- Vlr. bturo: R$ 21.973,00

- ICMS: R$ 878,92-

- PIS: R$ 362,55-

- COFINS: R$ 1.669,96-

- Vlr. Líquido: R$ 19.061,58

Neste momento, se eu entrar nos impostos no próprio pedido de compras tenho os seguintes valores nas conditions:

ICM1 - R$ 878,92

IPI2 - R$ 2.197,30

ICOF - R$ 1.836,94

IPIS - R$ 398,81

ICOR - R$ 203,25-

Apesar de todos os valores de impostos estarem corretos, a soma dos valores, lá no campo Imposto está errada pois a condition ICOR está somada ao valor.

Quando faço a entrada via MIGO, o valor contabilizado está correto.

Quando faço a MIRO, na linha do item, o valor que o sistema puxa é o líquido calculado no pedido, ou seja, 19.061,58. Com base neste valor, a soma dos impostos também considera a ICOR e fica em 5.108,72. A MIRO é lançada corretamente contabilizando e escriturando a NFe de acordo com a legislação.

Tenho um pedido de compras idêntico para fazer a entrada via GRC.

A entrada acontece corretamente também, contabilizando os valores corretos de impostos e escriturando a NFe.

A diferença entre os dois lançamentos (manual e via GRC) é que no documento que foi lançado pelo GRC, na linha do item, o valor que o sistema entra com o valor de R$ 18.858,33 que corresponde ao líquido considerando o IPI na base do PIS e da COFINS. No lançamento feito pelo GRC, o montante de imposto ficou correto, R$ 5.311.97, de acordo com o contabilizado).

O meu problema acontece com este lançamento do GRC.

1. Se eu tentar fazer uma devolução total do documento, via MIRO mesmo com a opção nota de crédito, o valor da devolução deveria ser idêntico ao da entrada ( R$ 24.170,30 ) e isso não está acontecendo.

2. Se eu tentar fazer o estorno deste lançamento, via MR8M, o sistema também não aceita o estorno pois informa que o saldo não é igual a zero. Para possibilitar o estorno, posso aplicar a nota 1341593 e o estorno fica correto (a devolução continua errada), porém, com a aplicação desta nota não consigo mais estornar os documentos que foram lançados manualmente.

Estou na versão 6.17 com o SP06 e no NFE com o SP21

Alguém tem alguma idéia do que pode ser feito?

Abri chamado na SAP porém a resposta do consultor foi de que isso não era erro do sistema e sim problema para consultoria. Segui a documentação do link http://www.sdn.sap.com/irj/scn/go/portal/prtroot/docs/library/uuid/9080794e-51c8-2b10-fdb7-f5091f931... com exceção do passo 6 mas para efeito de testes já coloquei o PIS e COFINS no líquido também e continuei com os mesmos erros.

Obrigado pela ajuda

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Bom dia, Diogo,

Agora ficou bem claro o problema.

O que está ocorrendo, pelo entendimento, é que os montantes nas tags de PIS/COFINS não estão sendo transferidos para a nota fiscal no ECC.

Para que isso ocorra, uma série de notas precisa estar implementada. Abaixo a listinha, com destaque para as 2 primeiras.

1799294Transfer of XML-amounts to nota fiscal tax base amounts / Prerequisite part
1817495Transfer of XML-amounts to nota fiscal tax base amounts
1905026Technical Note for Condition-Based Tax Calc. (CBT) for Incom
1871347Flexible PIS-/COFINS-base with incom. autom. prerequisite
2027931Flexible Base for PIS/COFINS and Multi Account Purchase Order

É preciso também configurar as bases flexíveis de PIS/COFINS para determinar como deve ser feita a composição dos valores (incluindo ou não o IPI, basicamente). Isso é explicado nas 2 últimas notas.

Sugiro que verifique estes pontos e nos dê um retorno.

Abs,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo, bom dia.

Novamente obrigado pela resposta.

Verifiquei as notas e apenas a 1817495 é aplicável na nossa versão. Irei aplicá-la e dou um retorno.

Em relação à configuração das bases flexíveis de PIS e COFINS, pelo documento que li, deveria fazer esta configuração apenas para os cenários onde a base seja diferente do standard do sistema e para revenda, é standard incluir o IPI na base. Esta informação está correta ou devo mesmo configurar a base mesmo sendo revenda?

Obrigado,

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Por nada!

Seu entendimento está correto.

Abs!

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo, boa tarde.

Apliquei 1817495 e aproveitei e apliquei as notas 2115538 e 1843823 que também eram referentes ao assunto. Após a aplicação das notas o procedimento manual continuou inalterado porém os valores do GRC modificaram (continuaram errado). Agora o valor ficou bem menor.

Estou procurando novas notas para ver se acho alguma coisa.

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Diogo,

Agora ficou bizarro! A parte manual da solução foi feita também? Tem umas configurações adicionais.

Abs,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo,

Fiz a implementação da parte manual sim. A nota 1817495 define a criação de códigos internos, condições, atribuições de condições à códigos internos e ajuste na TAXBRA. Esta nota não possui nenhuma etapa automática que pode ser aplicada via SNOTE.

A nota 2115538 não possui etapas manuais, apenas correções que apliquei via SNOTE. Já a nota 1843823, fiz todas as etapas manuais porém ao aplicar a parte da SNOTE ele informou que não era aplicável e realmente todos os códigos já estão aplicados.

Abs,

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Entendi. Nossa, mas os valores não fazem o menor sentido ali do lado esquerdo.

Poderia postar uma tela dos valores das condições de PIS e COFINS (tanto BX quando as IC* e IP*) conforme o botão "Impostos" do pedido?

Former Member
0 Kudos

Os valores ficaram bem errados mesmo, mesmo com a base correta.

Segue abaixo os prints das conditions no PO.

Abs,

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Diogo,

Nas conditions do pedido os valores estão corretos (BX), mas o IPIS e ICOF estão mostrando o valor do lançamento contábil, e não o valor que vem na NF/XML. Já os valores da simulação do pedido estão completamente incoerentes.

Sugiro revisar o mapeamento de conditions para Nota Fiscal MM, na J1BTAX. Mande por favor a tela das entradas de IPIS e ICOF.

Abs,

Eduardo

former_member239073
Participant
0 Kudos

Bom dia Diogo / Eduardo,

Acredito que os valores da simulação são a diferença entre a base primária e a base secundária de Pis e Cofins. Como você cadastrou as entradas desse tax code na J_1BPISCOF_CBTV?? Tem entradas para a base secundária igual a da base primária?

Att,

André

Former Member
0 Kudos

Eduardo, bom dia.

Me desculpe por demorar a responder mas ontem era feriado aqui no cliente.

Vi mesmo que a IPIS e a ICOF estão com os valores contábeis, porém, de acordo com o customizing daquele KBA, este deveria ser mesmo o comportamento. O ajuste da diferença dos valores está na ICOR.

Para ajustar o mapeamento, eu mudei as conditions de valor que eram BX72 e BX82 para BX73 e BX83 (também conforme indicação do KBA).

O que me leva a crer que a configuração está OK é que manualmente consigo fazer todos os lançamentos e estornos sem nenhuma divergência de valor.

Former Member
0 Kudos

André, bom dia.

Como o meu cenário é o standard de revenda, não precisei configurar as bases alternativas para PIS e COFINS. Já é standard o sistema incluir o IPI na base de cálculo do PIS e da COFINS. Esta visão está vazia aqui.

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Diogo,

Bom, parece que chegamos na última fronteira antes do debug

O que eu indicaria agora seria colocar um breakpoint no método de cálculo de PIS/COFINS na TAXBRA e ver de onde "raios" vêm estes valores esquisitos. A configuração, até aqui me parece bastante consistente.

Abraço,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Era realmente o caminho que estava indo mesmo... Vou tentar fazer um debug aqui e se tiver algum avanço posto aqui. Obrigado pela ajuda!!

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Boa sorte! Conta pra gente o mistério depois

Former Member
0 Kudos

Boa noite a todos...

Apenas para dar uma posição sobre o avanço de hoje, mesmo sendo standard, fiz a configuração da base alternativa para PIS e COFINS porque estou trabalhando com estes dois impostos fora do preço líquido. Após esta configuração, a simulação voltou aos valores iniciais. Agora vou tentar focar novamente na "transmissão" dos campos do XML para a NFe seguindo a nota sugerida no início do tópico.

Abs,

former_member239073
Participant
0 Kudos

Boa Diogo, então agora na simulação ta os valores corretos, certo? E na nota do SAP ainda ta indo os valores errados? Desculpa eu não entendi direito.. .o tópico ficou muito grande... haha

Até mais,

André

Former Member
0 Kudos

André, bom dia.

Na verdade, os valores da simulação não estão corretos. Os valores que estão sendo apresentados na simulação bate com os valores que serão contabilizados, porém a escrituração deveria seguir a NFe do fornecedor.

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Diogo,

Nesse caso então tem que configurar a base secundária para não incluir o IPI, no meu entendimento.

Abs!

Former Member
0 Kudos

Eduardo, fiz esta configuração mesmo.

Configurei a base primária com o IPI e a secundária sem o IPI.

Former Member
0 Kudos

Pessoal, estou voltando para compartilhar como solucionei o problema.

Apesar de não ser da forma como queria, foi a forma que funcionou e como estou com pouco prazo tive que fazer desta forma:

1 - A primeira coisa que tive que fazer foi colocar o PIS e a COFINS no preço líquido. Este era o ponto que menos queria mudar para evitar a "distorção" do custo entre a MIGO e a MIRO.

2 - Eliminei as bases alternativas de PIS e COFINS.

3 - Eliminei a condição ICOR dos IVAs que tem IPI e PIS e COFINS

Desta forma, aparentemente, as entradas ficaram corretas tanto no manual quanto pelo GRC além dos estornos e notas de crédito funcionarem. Farei mais testes e caso realmente esteja funcionando, encerro a thread.

Obrigado pela ajuda, Eduardo e André.

Answers (1)

Answers (1)

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Diogo, bom dia.

Eu li 3x a questão, mas confesso que não ficou claro exatamente qual é o problema.

É na entrada? É no estorno? É via GRC? É para lançamentos manuais?

De imediato, o que posso aconselhar é testar desabilitando a sua pricing reversa no pedido de compras. Dependendo de como estiver feita esta implementação, nem sempre a tabela tkomv[] é limpa corretamente em tempo de execução, guardando sujeira na memória e afetando os cálculos das rotinas da função PRICING. Isso é apenas uma hipótese, mas vale a tentativa.

Fora isso, por favor, peço que indique de maneira sintética o seguinte, para tentarmos ajudar:

1) Qual documento está incorreto na sua visão?
2) Qual o valor que o sistema lança, linha a linha, na:
     a. Nota Fiscal

     b. Documento contábil

3) Qual o valor esperado por você, linha a linha, na

     a. Nota Fiscal

     b. Documento contábil

Abraço,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo, bom dia.

Obrigado pela resposta e me desculpe pela confusão do e-mail, vou tentar explicar melhor.

O meu problema está no estorno do lançamento feito pelo GRC.

O lançamento contábil é exatamente igual para os dois lançamentos (manual e GRC) e o lançamento da NFe é diferente

Documento contábil:

Fornecedor - R$ 24.170,30

EM/EF - R$ 21.055,63

ICMS - R$ 878,92

COFINS - R$ 1.836,94

PIS - R$ 398,81

Nota fiscal (lançamento manual):

ICOF - Base: 24.170,30 / Valor fiscal: 1.669,95

ICM1 - Base: 21.973,00 / Valor fiscal: 878,92

IPI2  - Valor fiscal: 2.197,30

IPIS - Base: 24.170,30 / Valor fiscal: 362,55

Nota fiscal (lançamento via GRC):

ICOF - Base: 24.170,30 / Valor fiscal: 1.836,94

ICM1 - Base: 21.973,00 / Valor fiscal: 878,92

IPI2   - Outra base: 21.973,00 / Valor fiscal: 2.197,30

IPIS  - Base: 24.170,30 / Valor fiscal: 398,81

No mapeamento da NFe, para as conditions ICOF e IPIS fiz as seguintes modificações (de acordo com o documento citado na mensagem original).

ICOF:

Cond.mont.imp: BX73

IPI:

Cond.mont.imp: BX83

Em relação à pricing, já fiz os testes com a pricing standard e o erro é o mesmo.

Ficou um pouco mais claro nesta mensagem?

MIRO - ENTRADA MANUAL

MIRO - ENTRADA VIA GRC

Obrigado pela ajuda.