cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Remessa e recebimento para industrialização.

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Boa tarde!

Alguém já utilizou o SAP B1 com remessa e recebimento para industrialização?

Estamos em duvida como proceder nestes cenários.

Grato,

Thiago Higa

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Edison, obrigado pela colaboração. Meu receio neste processo que você citou, é o SPED, já que reavaliação de estoque somente situações especiais são permitidas e as baixas dos insumos serão feitas por um modo não fiscal. Mas, caso haja algum respaldo legal para fazer desta forma, simplifica o processo.

Former Member
0 Kudos

Marcos, eu trato este processo da seguinte forma:

1) Procedimento normal de compra da matéria prima; (alimenta o estoque)

2) No formulário Devolução de mercadoria, gero uma nota de remessa da matéria prima para o fornecedor que industrializará o produto, nesta NF utilizo um depósito de envio direto para não contabilizar nenhuma movimentação do estoque;

3) Crio um depósito de terceiros no SAP para compor o estoque que a empresa tem disponível em poder de terceiros para atender a legislação fiscal - SPED;

4) Gero uma transferência de estoque do depósito que ele estiver (matéria prima) para este depósito de terceiros;

5) Quando a mercadoria retornar; o fornecedor normalmente envia duas notas fiscais, a primeira lanço como Recebimento de Mercadoria copiando os dados da Devolução de Mercadoria também utilizando o depósito de envio direto;

6) A segunda nota referente ao serviço de industrialização, lanço normalmente pela NF de Entrada gerando contas a pagar e movimentando um item sem estoque para contabilizar a despesa do serviço contratado - Este item deve ter o custo padrão para compor a estrutura de produto e agregar custo ao produto industrializado (este custo deve ser atualizado de acordo com o valor do serviço/custo a ser agregado ao item;

7) Crio uma estrutura de produtos para o produto industrializado usando como insumos a matéria prima e o serviço cobrado pelo fornecedor;

😎 Transfiro o estoque do depósito de terceiros para o estoque de matéria prima;

9) Efetuo a produção do item baixando os insumos e entrando com o produto acabado cujo custo será calculando incluindo o valor do serviço informado no cadastro do mesmo.

No processo descrito, não entrei nos méritos de criação de cotação nem de pedido, pois nem todo cliente passa por estas etapas, então foquei nos pontos que são relevantes para a operação Espero ter ajudado.

Quaisquer duvidas estou à disposição.

Former Member
0 Kudos

Também tenho dúvida em como utilizar remessa e recebimento para industrialização.

Como devo começar, Pedido de Compra, Ordem de produção?

Former Member
0 Kudos

Thiago boa tarde!

A empresa onde eu trabalho usa esse procedimento, tanto de remessa quanto de recebimento, inclusive em operações triangulares, quais seriam as duvidas?

Eric

Former Member
0 Kudos

Thiago,

O processo de triangulação e remessa/retorno industrialização ocorre normalmente nas implantações as quais realizei. Poderia explicitar suas dúvidas?