cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

MRP Baseado em Previsão

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal,

Preciso de uma ajuda aos experts em MRP. Estamos implementando MRP para alguns tipos de produtos que trabalhamos aqui. Esses produtos são de revenda (ou seja, compro de um fornecedor e revendo em minha unidade). Esse MRP deverá ser feito com base na previsão de consumo.

Nunca tinha trabalhado com MRP dessa forma, com isso vi que na MM02 na MRP1, possui o tipo de MRP VV (Plan. baseado em previsão) e existe a aba Previsão, onde o SAP sugere uma previsão e eu posso também lançar minha própria previsão.

Fiz a seguinte alteração:

Na aba de Previsão, o SAP havia me sugerido uma previsão qualquer, mas eu já tenho uma previsão de vendas daqui até o ano de 2016. com isso eu fiz o lançamento lá, da seguinte forma:

A coluna em amarelo foi onde eu preenchi minha previsão manual, e fixei ela no checkbox "F".

Executei o MRP na MD02:

E me gerou o seguinte resultado na MD04:

Até aí tudo bem, está da forma que preciso. O SAP calculou as previsões, com base no que eu lancei, criou as ordens planejadas. Criei um pedido de compras para o mês 12/2015 e ele me sugeriu que reprogramasse o pedido para o mês 11/2015. Ótimo, até aí tudo bem.

Agora começaram os problemas... No mês 08/2015 eu havia previso que iria consumir/vender 20 unidades deste produto. Então criei duas OV's nesse mês 08/2015 de 25 unidades, ou seja, maior que a minha previsão. Teoricamente, ao meu entender, o SAP deveria desconsiderar a previsão que fiz e passar a considerar apenas o realizado, ou seja, as minhas duas OV implantadas de 25 unidades. Só que não foi dessa forma que eu fez, vejam só:

O SAP manteve a previsão de 20 no mês 08/2015, e consumo da ordem de cliente no final da MD04, e ainda me sugeriu a compra daquelas unidades para cada OV que foi feita.

Eu preciso que o SAP verifica o que foi previsto e abate com a quantidade já realizada e me sugere naquele mês o que eu tenho que comprar e o que eu consumi/previ consumir.

Alguém sabe como faço este cenário? Ou sabe onde estou errando?

Grato pela ajuda!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi Jean

Primeiramente, as tuas ordens de vendas foram criadas com uma estratégia de planejamento make-to-order. Com este tipo de estratégia, o MRP desconsidera completamente o estoque já existente e planeja as ordens separadamente, em um segmento especial de estoque, criando uma nova requisição especificamente para esta ordem de vendas.

Imagino que a estratégia de planejamento 20 (ou alguma similar) esteja definida na aba MRP3 do mestre de materiais. Como tu não quer usar uma estratégia MTO, sugiro alterar para a estratégia 40.

Em segundo lugar, como é explicado na nota 1825187, quando utilizamos o tipo de MRP VV, o MRP não considera ordens de venda, somente a previsão. Na minha opinião, não faz muito sentido utilizar o tipo de MRP VV se a previsão vai ser toda feita manualmente.

Neste cenário, o melhor seria utilizar o tipo de MRP PD, a estratégia de planejamento 40 e inserir a previsão diretamente na transação MD61.

O sistema vai criar necessidades independentes planjeadas, que serão consideradas pelo MRP. Caso a quantidade das ordens de vendas seja maior do que o planjeamento, o MRP também considera esta quantidade no cálculo de necessidades.


Sds.

Caetano

Former Member
0 Kudos

Olá Caetano,

Obrigado pelo retorno.

Realmente eu estava confundindo o conceito do Planejamento. Fiz a alteração do tipo de MRP de VV para PD:

Fiz o planejamento na MD61, dos meses 08 à 12/2015.

Verifiquei a MD04 e estava da forma que foi planejado:

Verifiquei a questão do grupo de estratégias no MRP3, e aqui ja estava 40.

Gerei a OV, e mesmo assim ele gerou o Estoque Cliente na MD04:

O que foi feito de errado ?

Caetano
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Provavelmente, na transação de customizing OVZI, existe um tipo de necessidade MTO amarrado ao item category da ordem de vendas.

Former Member
0 Kudos

Obrigado pela ajuda Caetano.

Criei um outro tópico, com uma dúvida relacionado a este chamado:

Se você souber, ficarei grato.

Grande abraço.

Answers (2)

Answers (2)

0 Kudos

Olá Pessoal, espero que esteja todos bem.

Seria possível me ajudar com uma dúvida sobre MRP no cenário de MTO.

Dúvida.

- Gostaria de entender como o SAP lê os dias em trânsito para o MRP, ex. onde temos 90 de estoque (entre on hand, trânsito - necessidade em aberto) como o SAP considera isso? E onde é possível informar os parâmetros/configuração para isso ocorrer considerando os dias corretos e pedindo a quantidade correta.

- E como o VSF, Ordem planejada/necessidade de previsão interfere quando executamos a previsão e rodarmos por exemplo a MD02 e ajustar para que isso não aparecera na MD02.


Outra Dúvida é se dentro da MD07 é possível verificar o estoque em trânsito.

Grato pela ajuda.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos