cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

O que muda em termos funcionais com o SAP HANA

Former Member
0 Kudos

Pessoal, bom dia. Tudo bem?

Sobre o HANA, o que muda em termos funcionais nos demais módulos? Tabelas deixam de existir? Posso esquecer tudo que sei de SAP pois o SAP HANA é outra coisa?

Podem me ajudar?

Abraço.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Tiago,

HANA não é um ECC mas uma plataforma, em alguns casos um DB  mas isto seria reduzí-lo demais.

Para funcionais, são os produtos on HANA / for HANA que estão sendo lançados que vão impactar.

Por exemplo, se você for trabalhar com o SoH - Suite on Hana, ele é praticamente o ERP que se conhece rodando no banco de dados HANA.

Se já for um S/4 HANA já terá modificações pois com as versões simplicidadas, novas transações estão sendo lançadas sobre o SAP Fiori.

SAP Business Suite 4 SAP HANA

Se for um S/4 HANA on Cloud, aí é bem mais "novo" tanto para desenvolvedor quando para utilizar e tem bem mais Fiori como interface.

SAP Fiori, Demo Cloud Edition

Agora tirando da questão do funcional, HANA é uma plataforma com muitas possibilidades veja aqui:

SAP HANA Academy - YouTube

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Obrigado pelo retorno Fernando.

Abraço.

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Tiago,

Segue o link de um webinar sobre S/4 Hana. Muito bom para ter idéia do que muda em relação ao ECC atual:

https://saplatinoamerica.adobeconnect.com/_a1105953271/p4jthfxyggx/?launcher=false&fcsContent=true&p...


Abs,


Leandro Carvalho​

Former Member
0 Kudos

Leandro,

Assistindo a essa apresentação, entendo que muda muita coisa!

Meu módulo de atuação é o MM, que virá na próxima onda mas FI, CO e CO-PA que já está disponível, sofrem mudanças drásticas!

Abraço e obrigado mais uma vez.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Tiago,

Sobre a mudança drastica, o tamanho da base vai ser muito reduzido porém os programas que acessavam as tabelas (ex.: BSEG, BKPF...) continuarão a funcionar pois views são entregues mapeando a jorney entry table para views iguais.

Então apesar de ser uma revolução e preparar para novas interfaces o antigo continua funcionando. Exceto S/4 on Cloud.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando.

Por acaso você tem ou conhece algum ambiente que esteja disponibilizado para testes e aprendizado?

Abraço.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Tiago,

Navegue no content do por blogs e artigos, colegas tem publicado opções de cursos grátis, sistemas trial, custos de armazenamento em núvem.

Eu sou particularmente fã dos cursos openSAP (os mestres são mestres mesmo) quando eles estão abertos também disponibilizam ambiente durante os cursos.

Edit: Só tenha em mente que não tem 1 HANA, HANA está como um termo à frente de muitas tecnologias e acho que esse é a primeira investigação / estudo que você precisa focar.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Message was edited by: Fernando Ros

Former Member
0 Kudos

Olá Tiago

Complementando o que o Fernando Da Rós mencionou acima, no caso do S/4 HANA há a simplificação de módulos como de FI, que é simplificado com o sFIN (Simple Finance).

Em termos de tabelas, as redundantes como BSIS, BSAS, BSAK e BSIK são removidas, ficando somente a BKPF e a BSEG.

Em termos de processos, existem outras simplificações que agilizam o processo contábil em geral.

A tendência é o mesmo acontecer com outros módulos, como o SAP Simple Logistics.

Sobre o sFIN, você pode ler o blog abaixo:

https://blogs.saphana.com/2014/09/30/how-simple-finance-removes-redundancy-2/

Há também no Open SAP um curso com detalhes sobre o S/4 HANA:

SAP S/4HANA – Deep Dive - SAP S/4HANA experts

Mas, como mencionado, se for puramente o ERP com Suite on Hana, o funcionamento é praticamente o mesmo.

Então, existem muitas novas possibilidades, mas seu conhecimento funcional não precisa ser todo esquecido. Cada caso e um caso.

Abraços

Luis Becker

Former Member
0 Kudos

Muito obrigado!

Abraço.