cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Um NF-e GRC e PI/XI para Múltiplos ECCs (continuação)

Former Member
0 Kudos

Oi Pessoal,

Anteriormente eu havia criado essa Thread: http://scn.sap.com/message/15985517#15985517.

Dentro do mesmo projeto, a parte de ECC e GRC estão ok, mas econtramos um detalhe que gostaria da vossa ajuda de como proceder!

Como disse acima, temos 2 empresas em São Paulo com logicamente dois CNPJs distintos e logo 2 Certificados Digitais para assinar as conexões no PI/XI.

Quando mandamos a nota fiscal para o Sefaz, usando as tags de CNPJ do emitente, conseguimos selecionar o certificado apropriado para assinatura do envio da Nota Fiscal, porém quando recebemos o XML com o número do Lote e o Protocolo do lote, não temos tags exclusivas para identificar qual o CNPJ deve ser usado para assinar a conexão para consultar se a Nota Fiscal foi aprovada! (XML Status)

Existem inúmeras empresas nessa situação onde diferentes certificados são usados para assinar NF-es dentro do mesmo estado, (nesse caso 35). Logo isso de ver algo simples mas nao estamos conseguindo achar o caminho certo.

Podem ajudar indicando como esse processo deve ser configado no PI ?

Como fazer pra identificar pelo XML de Status Check qual o certificado que deve ser selecionado para verificar o status da NFe?

Obrigado desde já!

Ismael Tonet

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Ismael,

Não entendi. Vocês estão tendo algum problema? Se sim, é no cenário BATSR ( consulta do status do lote ) ou NFESC ( consulta de status da NFe )?

O NFESC funciona basicamente tendo um certificado válido importado no NWA e atrelado no communication channel. Ele não valida se o CNPJ da chave de acesso enviada é o mesmo do certificado que está assinando a conexão com a SEFAZ.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Oi Renan, isso está relacionado ao cenário BATSR.

Como você sabe, as mensagens desse cenário não contém assinatura digital. O Certificado do cliente é usado apenas para estabelecer a conexão com o SEFAZ.

Estamos agora enfrentando o seguinte problema - temos duas empresas diferentes (diferentes CNPJs, diferentes certificados) no estado de São Paulo.

No PI temos 2 canais de comunicação estabelecidos com esses certificados.

Quando NFeRetAutorizacao mensagem chega ao PI, precisamos decidir (no receiver determination) que communication component (e o respectivo Communication Channel) usar.

Em todos os outros cenários isto é bastante simples, porque a mensagem contém emissor CNPJ. A mensagem NFeRetAutorizacao não contém qualquer informação que podemos usar para determinar o canal de comunicação para a definir o certificado correto.

Espero que isso faça sentido. Como não sou PI/XI e estou traduzindo as perguntas do nosso especialista que fala Inglês pode ser que fale alguma besteira.

Você poderia, por favor dizer como resolver este problema?

Nós gostaríamos de evitar ter que procurar com base no número do batch de volta no GRC para identificar a companhia certa.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Ismael,

não tem problema usar certificado digital (para autenticação do cliente - certificado usado no canal de comunicação) da empresa A para entregar nota fiscal de uma empresa B.

Caso fosse necessário, aí teria que fazer esta configuração sugerida por você, que é o que é feito no cenário de consulta lista e download (NFELI, NFEDL), onde se deve usar o certificado digital raiz da empresa para baixar a lista das notas e efetuar o download do xml das mesmas. Para todos os outros cenários, o certificado digital usado no canal de comunicação pode ser de qualquer outra empresa (tem até um nome específico para essa "permissão", algo como ocorre com despachantes e contadores).

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

Oi João Nunes,

Obrigado por tua resposta!

Confesso que conversando com o nosso PI eu sugeri isso pq tinha conhecimento que isso seria possivel! Ele até fez a configuração mas veja o erro que está rejeitando as notas :

- "Rejeição: CNPJ do transmissor do lote difere do CNPJ do transmissor da consulta"

Oque pode estar errado? Observe que no nosso caso os CNPJs raiz são distintos! As empresas pertencem ao mesmo grupo porém são companhias separadas... Apenas queremos usar apenas um client para GRC ao invés do cenário atual onde temos 2 servidores distintos!

Vc já teve que configurar esse cenário?

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Ismael,

aqui sempre usamos o mesmo certificado para tudo, exceto nos cenários NFELI e NFEDL, como citado antes.

Provavelmente no seu caso você envia o lote (BATCH) com o certificado A e consulta com o certificado B (BATSR). Use o mesmo certificado nos dois cenários e você não terá problema.

[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

Oi José Nunes... te chamei do João antes. hehheh foi mal!

Ficou difícil de convencer o pessoal lá fora a assinar a conexão de status Check de uma nota fiscal que pertence a um CNPJ com o certificado de outra entidade, mas testando deu certo!

Isso é no mínimo estranho mas se o Sefaz aceita....

Muito obrigado pela dica!

Answers (0)