cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

AFAMA – Alterar a chave de depreciação para replanejamento da depreciação mensal quando há depreciação extraordinária

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde!!

O cliente que estou trabalhando atualmente está solicitando para alterar a chave de depreciação, pois hoje quando é efetuado o lançamento de depreciação extraordinária...não efetua o replanejamento da depreciação mensal conforme a vida útil estipulada.

Por favor, alguém saberia me informar como é que deve ser feito a configuração desta chave de depreciação  para replanejar a depreciação mensal quando tem lançamento de depreciação extraordinária (impairment)?




Desde já, agradeço


Obrigada



Atenciosamente,

Josy

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Josy

Na transação AFAMA a chave de depreciação ta com a "Deprec. Extraordinaria" ?

Tem algum msg de erro?

Um Abraço

Artur

Former Member
0 Kudos

Artur, bom dia!!

Tentei montar da mesma maneira, mas gerou erro.

Erro:

Dúvida se na depreciação extraordinária o método seria 17 (Normal: depreciação imediata tot. (após fim Vida útil) mesmo:

Porque gostaria que a depreciação extraordinária ajuste o valor residual no próximo mês da depreciação e reduzisse o valor das demais parcelas até o fim da vida útil planejada.

Obrigada!

Atenciosamente,

Josy

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,Josy

Para reduzir o a vida útil o "Método básico" tem ta marcado com "Reduzir vida útil.

Método básico" tem que no mesmo tipo de depreciação. Eu faria assim:

e

Mas tem que testar.

Um Abraço

Artur

Former Member
0 Kudos

Artur, boa tarde!!

Tentei montar a chave de depreciação (AFAMA) o mais próximo possível do que você me enviou, mas não reduziu o valor das parcelas planejadas.

Como podemos verificar não foi reduzido o valor do planejado após o lançamento da Depreciação Extraordinária (ABAA) e execução da depreciação (transação: AFAB).

Desde já, agradeço!

Atenciosamente,

Josy

Former Member
0 Kudos

OI

No "Método básico" 023 deixa assim :

E Metod pe deixa assim :

Um Abraço

Artur

Former Member
0 Kudos

Boa tarde, Josy.

Pela transação ABMA você vai conseguir lançar a depreciação pelo código 640.

Segue testes.

Imobilizado antes do lançamento:

AR01

ABMA - Lançamento de 28 reais.

AR01-  Após a depreciação da AFAB (planejada)


Não fiz nenhuma configuração adicional e nem alterei o imobilizar. Só fiz o lançamento manual pela ABMA  e depois SAP recalculou o valor residual quando executei a depreciação.


Um Abraço

Artur

Former Member
0 Kudos

Artur, boa tarde!!

Sim, verifiquei que quando é feito o lançamento de depreciação extraordinária e feito o ajuste no fim da vida útil reduzindo a vida útil e não as parcelas planejadas, conforme abaixo:

Antes do lançamento da depreciação extraordinária: Vida útil até 2022

Depois da depreciação extraordinária: Vida útil reduz para 2021

Obrigada!

Atenciosamente,

Josy

Answers (0)