cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Subcontratação Triangular

caioarsantos
Explorer
0 Kudos

Caros, boa tarde.

Podemos gerar um Pedido de compras para o estoque do fornecedor de subcontratação, ok?!

Porém como faço para retornar com um produto acabado deste meu fornecedor?

Para fazer o retorno de um produto acabado tenho que ter os componentes, tenho meus componentes no Pedido de compras para o Subcontratado... ...tenho que gerar um novo Pedido para fazer o processo de subcontratação?

Atte.,

Caio Santos

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

bramoriman
Explorer
0 Kudos

Bom dia Caio,

Para o cenário de Subcontratação envolvendo a triangulação de NFs com entrega da matéria prima (MP) direto no Fornecedor Subcontratado, costumo usar o seguinte processo abaixo:

1 - Pedido de Compras de matéria prima (MP ou componentes) para o Fornecedor de MP


2 - Pedido de Compras de Subcontratação para o Fornecedor Subcontratado

3 - Recebimento da MP com movimento 101 (Recebimento apenas no sistema, uma vez que o Fornecedor da MP irá entregar fisicamente o material no Fornecedor Subcontratado com nota de simples remessa por conta e ordem da Empresa X, isso deve ser acordado com o fornecedor de MP)

4 - Envio da MP (ou componentes) para o Fornecedor Subcontratado - remessa para industrialização, movimento 541 seja pela MB1B, MIGO ou ME2O*. Nesse momento o estoque de MP irá passar de estoque de livre utilização para estoque especial O em poder do Fornecedor Subcontratado.

5 - Recebimento do material subcontratado com movimento 101 e 543 para os componentes quando a fatura de industrialização e retorno dos componentes estão na mesma NF.**

Dessa forma todo o tramite fiscal de NFs é coberto e o estoque da MP devidamente controlado passando pela entrada em estoque de livre utilização, envio para poder de terceiro (estoque especial O), retorno para o estoque de livre utilização e baixa de estoque.

*ME2O pode se utilizar a criação da delivery para emitir a NF de saída por SD ou somente registrar a Saída de Mercadoria com emissão da NF em MM, lembrando que quando se usa a criação da delivery é necessário mais configurações e manutenção de dados mestres de material, fornecedor e cliente.

** Quando o fornecedor emite o retorno dos componentes em NF separada, deve-se então fazer movimento 101 do material subcontratado na MIGO e num segundo momento o movimento 543 na transação MB04 para retorno e baixa dos componentes.

Dúvidas, avise

Abcs

Amorim

Answers (1)

Answers (1)

former_member239073
Participant
0 Kudos

Boa tarde Caio,

Então nesse processo você tem que fazer dois pedidos mesmo. O primeiro pra mandar os materiais pro subcontratado e pagar o fornecedor do material.

E o segundo, o pedido de Subcontratação com o material que o seu subcontratado está fazendo para você. Com o material fornecido na lista de materiais desse item principal, durante a MIGO você retorna esse material. Acredito que durante a MIRO você terá que alterar o CFOP manualmente, uma vez que nessas operações o CFOP é o 5125 / 6125 e para operações normais é o 5124 / 6124.

Uma dúvida minha, a nota fiscal com o envio para o fornecedor você esta fazendo manualmente? 

Att,

André

caioarsantos
Explorer
0 Kudos

André, boa noite.

Bom, vamos lá... meu movimento 541 gera NF..

Estou criando o Pedido de compras para o meu fornecedor Sc (receptor),

faço com o mov. 101 , que da entrada no estoque O (fornecedor SC) e depois gero a fatura para o meu fornecedor.

Até ai meu cenário de compras para o meu fornecedor subcontratado esta perfeito. Porém, agora o passo seguinte:


Crio o Pedido de Subcontratação e coloco a mesma quantidade de componentes, quando faço a SAÍDA pela ME2O, eu "alimento mais" o estoque do meu fornecedor de subcontratação, então na hora do retorno continuo com saldo em estoque do meu fornecedor (pois fiz uma compra e o envio dos componentes).

Outro cenário semelhante que tenho é: Uma parte dos meus componentes estão disponíveis em meu estoque e uma parte vou realizar a compra e enviar diretamente para o meu fornecedor Sc. (bem semelhantes).

O detalhe é: Como faço para indicar que os meus itens de compras serão consumidos juntos e/ou com os meus componentes enviados (via pedido de subcontratação e retornar o meu  produto acabado?

Atte.,

former_member239073
Participant
0 Kudos

Bom dia Caio,

É então, por isso minha dúvida da nota fiscal manual. Você não pode fazer o movimento 541, senão criará duplicidade de estoque no fornecedor mesmo. E outra coisa, caso você não tenha estoque desse material em seu poder, ele não gerará a delivery.

Vou te falar como faço aqui, ok?

1) Cria o pedido de compras pra entregar no fornecedor SC (movimento 101 O) e depois gera a fatura pro outro fornecedor.

2) Crio o pedido de subcontratatação.

3) Crio a nota fiscal de saída dos componentes manualmente.

4) Retorno os componentes e o produto acabado pela MIGO. Com isso ele consome o lote que estava previamente no fornecedor.

5) Crio a fatura do Subcontratado e com isso a nota fiscal de retorno dos componentes e produto acabado.

Sobre a sua segunda dúvida , da maneira descrita acima, não tem diferença se vai ser consumido de um lugar ou de outro, a quantidade ele puxaria da BOM e completaria na MIGO. Se o controle for por lote, ai fica um pouco mais complicado.

Até mais,

André

caioarsantos
Explorer
0 Kudos

André,

Entendi! Você não faz a saida ME2O do seu Pedido de Subcontratação! Vc faz apenas a entrada consumindo os componentes em estoque do fornecedor e retornando o produto acabado.

Perfeito, mas uma duvida: os componentes do pedido de subcontratação que não fiz a SAIDA, consta no estoque em Pedido, correto?

O que faz? 

former_member239073
Participant
0 Kudos

Caio,

Então se você faz a saída pela ME2O o sistema só checa se o Pedido foi recebido totalmente ou não (campo "Deliv.Complete" do pedido).

Então quando você recebe na MIGO, ele automaticamente sai da ME2O.

Pode fazer um teste ai, que você verá isso. Se tiver alguma solução que automatize essa Nota Fiscal de Saída pro fornecedor, fazendo do modo que te passei, por favor compartilha ai... 

Att,

André

caioarsantos
Explorer
0 Kudos

André, boa noite...

Segui conforme descrito por vc e o Amorim:

1.Crio o Pedido de compras para abastecer o estoque do meu fornecedor de Subcontratação (Forn Sc.).

Para a entrada do Pedido de compras, criamos um tipo de movimento Z com base no 101 (relevante para nota fiscal YC, ctg de item 33, igual ao 543) ao efetuar a MIGO gerar uma nota de Remessa Simbólica para o meu fornecedor (solitação do cliente). MIRO normal.

2.Crio o Pedido de compras com os componentes que sairão do meu estoque e com os que encontram-se no estoque do meu fornecedor.

3.Faço a SAIDA dos componentes APENAS dos que serão enviados do meu estoque. (com controle de lote, o ideal é indicar no Pedido o lote do componente que você tem em estoque.

4. A entrada de mercadorias é feita normalmente pela MIGO através do movimento 101 e 543 componentes, e logo após a MIRO.

Muito obrigado André e Amorim!

Atte.,

Caio Santos