cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Processos Especiais - Operação Triangular de Compra

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos,

Estou em um cliente onde temos o cenário de operação triangular na compra. Eles compram alguns produtos da LG e os mesmos são entregues pela PENSKE. Para atender ao cenário, estou utilizando o fornecedor parceiro FM no pedido de compras e fazendo a MIGO com o movimento 811. Consigo fazer o processo do início ao fim porém estou tendo alguns erros:

1. Na hora de fazer a MIGO com o movimento 811 e escriturar a NFe do fornecedor da mercadoria o sistema está buscando a aliquota de ICMS na J_1BTXDEF ao invés de fazer a leitura normal pela J_1BTXIC2 depois J_1BTXIC3 e depois J_1BTXIC1.


2. Os meus impostos (ICMS, PIS e COFINS) estão na nota do fornecedor de mercadorias, por isso estou fazendo o movimento 811 com o código de imposto que indica o crédito destes impostos. O sistema está escriturando corretamente e tomando o crédito do ICMS corretamente. A nota do fornecedor, que é a fatura e que irá gerar o contas a pagar está sem impostos. Para que ela seja escriturada corretamente, no pedido e na MIRO utilizo um código IVA sem impostos. A NFe é escriturada corretamente porém na contabilização o sistema está se creditando de ICMS novamente.

Abaixo passo a passo com todos os prints:

Duplicidade de Lançamento de ICMS a Recuperar (MIGO e MIRO), utilizando Movimento 811 para Operação Triangular.

Dados:

- Pedido de Compras com 2 itens realizado para o Fornecedor 310000083.

- Informado as Funções Parceiro abaixo.

Código de Imposto para os Itens – R0 – Revenda com Crédito de PIS/COFINS

Valores:

Entrada de Mercadoria via MIGO, Movimento 811

Nota de Remessa informado o número da NF de Remessa: 000100-1 (Fornecedor da Mercadoria 310001913)

  1. Txt.cabeç. informado o número da NF de Faturamento (Fornecedor do Pedido 310000083)

Na aba Impostos informado o Código de Imposto R1 – Compra para Revenda, com Crédito de ICMS, PIS/COFINS.

Escrituração da Nota Fiscal está correta.

Por item

Abaixo podemos verificar a Contabilização com Crédito de ICMS.

Ao efetuar a MIRO, estamos utilizando o IVA do Pedido de Compras – R0 – Compra para Revenda com Crédito de PIS/COFINS.

Abaixo escrituração da NF na Miro.

Por item

Podemos verificar acima que a escrituração da NF de Faturamento está correta, sem crédito de ICMS.

Porém na MIRO está ocorrendo novamente a contabilização de ICMS a Recuperar.

Histórico do Pedido

Códigos IVA`s

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde.

Resolvi o problema utilizando IVAs iguais aos de entrega futura com as conditions IC1C e IC1O. Aparentemente funcionou corretamente.

Obrigado,

Former Member
0 Kudos

Olá Diogo bom dia

Estou com um cenário praticamente igual ao seu. Meu problema se dá no estorno da entrada de mercadorias com imposto - no caso aqui da empresa, tomamos crédito apenas do ICMS na nota de remessa e o PIS/COFINS são deduzidos na fatura.

Obs: Criei o tp movimento 993 com cópia do 811.

Entrada:

Estorno:

Como pode ser observado, ele 'divide' o valor do ICMS entre a conta de diferenças de preço e na conta de imposto ICMS.

Outros dados:

-  O emissor da fatura está na Bahia e o emissor da mercadoria em SP;

- A planta recebedora está em SP;

- Função parceiro também é utilizada no cabeçalho do Pedido de Compras;

- Na aba 'Fatura' do pedido de compras, o sistema carrega a alíquota de ICMS do emissor da mercadoria - 18%;

- No registro da NF na MIGO, ele carrega a alíquota de ICMS do emissor da fatura 12%. É feita alteração manual para 18%.

Se algúem puder me dar uma idéia agradeço.

0 Kudos

Pessoal, boa tarde.

Estou com o mesmo processo no projeto S4hana, mas o meu problema é conseguir fazer a VL31N e a MIGO com o fornecedor parceiro FM. Não consigo utiliza-lo, pega direto o fornecedor mestre do pedido.

Como proceder para emitir o aviso e a migo com fornecedor parceiro?

Muito obrigada.

Answers (1)

Answers (1)

0 Kudos

Pessoal, boa tarde.

Estou com o mesmo processo no projeto S4hana, mas o meu problema é conseguir fazer a VL31N e a MIGO com o fornecedor parceiro FM. Não consigo utiliza-lo, pega direto o fornecedor mestre do pedido.

Como proceder para emitir o aviso e a migo com fornecedor parceiro?

Muito obrigada.