cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Mudar valor de destino de documento aprovado

Former Member
0 Kudos

Olá,

Alguém saberia me dizer se existe alguma configuração no B1 em que travamos a alteração do valor de um documento destino de um documento origem aprovado?

O cenário é o seguinte: o pedido de compra passa por aprovação e é autorizado para um valor de R$ 10. O pedido é copiado para a NF de Saída e o valor é alterado para R$ 15 na NF. Queria que o SAP não permitisse isso, sem fazer pela transaction.

Obrigada

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

eu tenho para nota de entrada, mas é só trocar as tabelas e o tipo de objeto que servirá para nota de saída.


IF @error = 0 AND @sObjTyp = '18' and @sTraTyp = 'A'

BEGIN         

  SET @vTmp = null

  SET @sTmp = null

 

  SELECT @vTmp = T1.Price, @sTmp = T0.ItemCode

  FROM PCH1 T0

  LEFT JOIN POR1 T1 ON T1.DocEntry =  T0.BaseEntry and T1.LineNum = T0.BaseLine

  WHERE T0.DocEntry = @sKeyVal

    AND T0.BaseType = '22' -- Somente bloqueia se vier do pedido de compra

    AND T0.Price <> T1.Price -- Somente bloqueia preços diferentes.

 

  IF @vTmp IS NOT NULL

  BEGIN

     SET @error=1

     SET @error_message = 'Nota Entrada: "' + @sKeyVal + '". Preço dif. pedido de compra, item: ' + @sTmp + ' Preço: '  + LTRIM(STR(@vTmp,10,3))

  END         

END

Abraço

Fabio

SAP 9.0 PL15 / SAP 9.1 PL7 (test)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Estava lendo aqui e fizeram essa funcionalidade na 9.2!

Deem uma olhada no What's new na parte de Administração.

Agora é só esperar a liberação e atualizar

Former Member
0 Kudos

Seria ótimo se tivesse isso dentro do core do produto.

Tem um cliente onde o limite de aprovação  de  compras é 500,00  R$ um usuário fez um pedido de compra no valor de 300,00  ( o sistema  não passou pelo processo devido o limite permitido de 500).

Depois de inserido, o usuário modificou o valor para 900,00 ou seja, burlou o sistema.

Procurei diversas funcionalidades dentro do B1 porém a única solução mesmo foi travar isso via PROCEDURE que deu certo.


Poderíamos criar uma sugestão para a SAP (ideal place).

Abraços!

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde,

Eu abri na época um chamada na consultoria com esse "erro grave", sim sim, isso pra mim é um erro grave no SAP, e até o momento não conseguiram resolver o caso, também tive que bloquear via store procedure, disseram que talvez nas próximas versões iriam corrigir o sistema.

Isso acontece com qualquer aprovação criada no sistema.

Eu tenho uma aprovação para pedido de compras para não comprar nada fora do preço especifico em uma tabela, se tiver fora chama a autorização, se compras usar de ma fé, eles lançam um pedido no preço da tabela e depois altera. Descobri esse caso na pratica, depois travei também via store procedure.

Abraço,

Fabio.

Former Member
0 Kudos

Obrigada Pessoal!

Mais eu queria alguma configuração do SAP mesmo.

Att

fbio_bilicki
Active Contributor
0 Kudos

Eu também queria Lais, queria isso e muito mais, infelizmente esse SAP B1 deixa a desejar em vários aspectos como esse, e com outras coisas que teria que ter nativo e não tem (coisas básicas que qualquer concorrente tem).

Abraço,

Former Member
0 Kudos

Lais,

Bom dia!

Uma trava específica para não alteração do documento na cópia eu não conheço. O que uso nos clientes geralmente é o bloqueio via PROCEDIMENTOS DE AUTORIZAÇÃO, Para isto, seria necessário criar uma consulta formatada que validasse o total de cada linha de documento ou o valor total de uma NOTA FISCAL DE ENTRADA/SAIDA que não está igual ao documento PEDIDO DE COMPRA/VENDA correspondente.

Caso esta solução não seja possível, neste caso somente a Transaction Notification seria aplicável à situação.

Leandro Martins

Consultor SAP Business One