cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe Inbound - Caracteres Especiais

0 Kudos

Olá Pessoal

Estamos passando pelo seguinte erro ao executar o report  /xnfe/collect_documents:

Passamos como parâmetro o CNPJ que gostaríamos receber os XMLs de NFe

O erro ocorre porque o campo xprod contém o caracter '&'. Já ocorreu este erro em outros cenários no campo razão social.

De acordo com o manual do Sefaz, deve-se incluir os caracteres de escape para alguns caracteres, como o &.

Abrimos um chamado na SAP e o Thiago Correa sugeriu pegar o xml codificado vindo do SEFAZ, passar num decoder de Base64 para UTF-8 (usamos o Base64 Decode and Encode - Online) e depois colocar no validador do sefaz ( Sefaz RS - NF-e - Validador de Mensagens do Projeto NF-e ) e verificar se a NFe era validada. De fato não foi validada e quando eu incluí os caracteres de escape funcionou corretamente.

Emitimos uma NFe com este caracter especial e não fizemos nenhum tratamento de escape para enviar a sefaz.

Minhas dúvidas são: Como o SEFAZ aprova uma nota sem o tratamento de escape? Caso aprove, não deveria devolver o XML no webservice com este tratamento? Existe alguma BADI, para que façamos manualmente?

.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

former_member125999
Participant
0 Kudos

Olá Pessoal,

Estamos com o mesmo problema e abrimos um chamado na SAP.

Mas acho que não seria um problema que a SAP poderia nos ajudar a resolver, liberando alguma nota ou algo assim.

Creio que seja um problema na SEFAZ/AN mesmo, pois como o Eduardo comentou, ao usar este programa tentamos baixar notas emitidas contra o CNPJ consultado.

Não tinha encontrado este tópico e acabei abrindo outro:

Abs.

former_member125999
Participant
0 Kudos

Boa tarde!

Como estávamos com o mesmo problema aqui, aplicamos os programas anexos da SAP Note # 2132905 e corrigiu o problema.

Abs.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Oi Douglas!

Alguma novidade no seu chamado?

Estamos com o mesmo problema, o produto tem um "&" e está dando erro, impedindo a recepção do XML.

Se fosse erro na emissão da NF-e entendo que seria factível forçar o uso da seq de escape, porém como estamos recebendo NF-es emitidas por outros, não temos como obrigá-los a informar desta maneira. Como o erro acontece somente no GRC (não na SEFAZ/AN), acredito que seja necessário um tratamento no download...

Abs,

Eduardo Hartmann

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Bom dia!

Abrimos o chamado 0000550483 2015 para análise do problema.

Abs,

Eduardo Hartmann

0 Kudos

Eduardo,

Descobri que o SERPRO, responsável pela SEFAZ/AN, está trabalhando para resolver este problema, mas efetivamente não tenho novidades. Amanhã vou fazer mais testes para verificar se houve alguma mudança no serviço.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Oi Douglas,

Não sei o que aconteceu, mas o problema que tínhamos foi resolvido sem intervenção técnica alguma

Para abrir o chamado eu reproduzi a situação de erro emitindo documento com & na descrição do produto e deu o erro. Na semana seguinte, ao rodar o collect_documents novamente, não deu mais erro... criei novos docs iguais (com cópia) e mesmo assim não aconteceu novamente.

Devido a isso, encerramos o chamado e demos como resolvido este problema.

Abs,

Eduardo Hartmann