Skip to Content

Archived discussions are read-only. Learn more about SAP Q&A

Custo de frete presente na mesma nota do produto

Pessoal,

Sei que uma thread similar já rolou, mas venho aqui levantá-la novamente pois abri um chamado junto a SAP, e não consegui uma solução para meu problema. Gostaria de saber se alguém já passou por caso similar em outra empresa e como tratou a situação.

Na nossa empresa, não é comum, mas as vezes chega notas fiscais de mercadorias com o frete destacado. Só que o valor do deste frete não compõe base para nenhum imposto, ou seja, ele é livre de impostos, seria no caso um (C0), já o item da nota tem icms e/ou iipi.

No lançamento do pedido, a gente inclui a mercadoria e um custo complementar de aquisição no valor do frete passado pelo fornecedor.

Quando a nota chega, a gente lança a MIGO e no momento da MIRO a gente lança ela puxando junto com o item o custo complementar de aquisição e informamos que este custo é C0 (sem imposto), porém, na Nota Fiscal de entrada que é criada pelo SAP, ele leva em consideração o valor do frete e calcula um imposto em cima.

Como vocês podem ver abaixo, o meu frete é de R$ 100,00, porém ele calcula um valor de imposto em cima dele, o que não está correto.

No chamado que abri junto à SAP, a consultora me informou que este tipo de comportamento deveria ser discutindo internamente na empresa, porém eu sinceramente não sei se a solução mais correta, seria exigir do fornecedor o valor do fretem em nota separada através de um conhecimento de transporte.

Gostaria de saber se alguém já passou por algo similar e como tratou isso!?

Ah, para alimentar mais a discussão, se lançarmos a nota desta forma, a MIRO é gerada, errada, mas é gerada. E quando se tenta estornar, o sistema refaz novamente o cálculo dos impostos e não estorna, dando erro M8534 (Balance is not zero no valor do imposto do frete, R$ 15,11). Mas isso são cenas dos próximos capítulos.

Obrigado e forte abraço a todos.

Former Member
Not what you were looking for? Ask a question