cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

DSM x BRF+ para regras do TDF

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Alguém já teve a necessidade de implementar o DSM ao invés do BRF+ para orquestrar as regras de validação do TDF (ou dos SPEDS) com outras regras de validação como, por exemplo, de ordens de venda e de cadastro de dados mestres? Com o DSM se pode criar as regras em um único sistema e distribuí-las para N sistemas... com o BRF+ é necessário criar a regra sistema por sistema - e manter isso atualizado pode vir a ser um trabalho significativo!

Abraço!

Waldemar

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Waldemar

É uma dúvida? Digo sobre a diferença ou vantagens?

Dê uma olhada no documento abaixo.

http://www.sdn.sap.com/irj/scn/go/portal/prtroot/docs/library/uuid/d01e9612-5006-3010-50a2-d2fd2cf1e...

Existem outras vantagens mas na minha opinião a principal vantagem seria essa de você ter um repositório central com o acesso ao dicionário de dados dos ambientes conectados.

Você pode comecar pelo BRF+ e depois migrar para o DSM (requer licenciamento) exportando e importado as suas regras.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Eduardo, a pergunta é pra saber se alguém já fez.

Eu conheço o DSM (de ppt e conversa com o Sagretti). O BRF+ nossa equipe já implementou algumas coisas. Mas com MDM, GRC, ERP, TDF... as regras tendem a se espalhar - e algumas delas são iguais.

Por isso imagino que alguém já tenha feito, ou esteja planejando fazer, dentro de algum projeto de implantação do TDF, me parece fazer muito sentido.

Perguntei mesmo porque não encontrei nada publicado.

Abraço!

Waldemar

Former Member
0 Kudos

Não conheço nenhuma. Como envolve licença acho que deveria haver um bom volume de regras e sistemas que justificasse essa centralização, (minha opinião) isso porque vc pode facilmente exportar/importar a regra do brf+.

Estamos tentando levar o arquiteto de solução do BRF+/DSM e autor do livro BRF+ da SAPPRESS para o SITJOI.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Eduardo, o licenciamento é feito por número de regras (em pacotes de 25). Vejo com muito bons olhos o uso... só estou realmente curioso pra saber porque ninguém está falando disso

Seria realmente interessante  trazer alguém que conheça esse mundo de regras configuráveis. Muito pouca gente usa isso.

Former Member
0 Kudos

Vem crescendo bastante o numero de empresas que estão adotando. Acho que o problema maior é falta de conhecimento mesmo de que existe. O TDF é que vem puxando mais esse assunto no Brasil!

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Basicamente, sobre a escolha do BRF+ e DSM muitas das vantagens já foram expostas aqui.

O deploy do DSM no destino também tem funcionalidades interessantes, algumas possibilidades de rodar em teste no produtivo e assim por diante.

Sobre o posicionamento do TDF nas 2 tecnologias:

Depende muito da necessidade do cliente, mas no geral o DSM é recomendado.

De forma geral existem 2 forças que definiram o posicionamento do TDF em demonstrar as 2 tecnologias:

1) Caso exista uma solução já desenvolvida, não será desenvolvida outra. Por isso o TDF não tem o próprio motor de regras. Ele vai utilizar algum já desenvolvido.

2) No geral é preciso ter cuidado ao acoplar diferentes produtos porque aumenta diretamente o licenciamento e TCO do produto. Precisa ser justificado.

Então disso você deriva o posicionamento dos 2 frameworks e o não acoplamento.

Sobre a importância do BRF+, só vai aumentar e as pessoas vão cada vez mais utilizar já que ele também está sendo posicionado como motor de regras padrão para novos desenvolvimentos no S4HANA.

abs

André