cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Contabilização de Transferência entre centros usando STO

Former Member
0 Kudos

Boa tarde, pessoal,

meu cliente está passando por uma situação que gostaria de colocar em discussão:

Fizemos transferência entre centros usando STO, com os movimentos 862 e 861 e todas as demais configurações que constam na nota de STO Brasil. De acordo com o fiscal a contabilização standard não é correta, e inclusive eles estão sofrendo autuações.

A contabilização de saída, movimento 862, obedece a regra:

-Debita o centro de origem

-Credita o centro destino

-Diferença de Preço

-ICMS transitória

-ICMS a recolher

Na entrada, movimento 861, ocorre:

-ICMS Transitória

-ICMS a recuperar

O problema é que a contabilização da entrada do estoque no centro destino ocorre na saída, 862. O livro modelo 3 e SPED bloco K consideram a entrada no mesmo momento da saída (pelo documento contábil da saída, e não pela entrada física), o que ele afirma ser errado. O estoque está contabilmente no centro destino, mas fisicamente está em trânsito. Como as filiais são distantes, fica esse furo por um ou dois dias.

Embora o problema tenha sido identificado no SPED, não se trata de um problema de SPED. A exigência é que o estoque entre contabilmente e fisicamente no mesmo momento, na MB0A.

Alguém já passou por isso e pode me dar um direcionamento?

Obrigado.

Fernando Fussi

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Bom dia a todos e obrigado pelas respostas. Abri um incidente na SAP, até para ter a posição oficial da empresa e posicionar meu cliente. Eis a resposta, abaixo. Não vou citar nomes, apenas estou colando aqui para dar uma satisfação e poder encerrar a thread.

Hello,

I have received the feedback from the localization manager of MM and

he confirmed that in our STO process there is no variable that

indicates a stock in transit.

The system is working as designed and there is no change expected for

this behavior yet.

If you need help developing a solution for the system to work

different, please contact our consulting team via SAP note 1054121.

This is the official position of SAP.

Thank you & Kind Regards,

Vamos partir para o desenvolvimento.

Obrigado.

Fernando Fussi

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Meu querido colega e amigo Fussi.

Certamente a configuração standard está incorreta e todos os setores fiscais das empresas são unânimes em afirmar isto, muito me admira que a SAP não tenha (ainda) modificado esse cenário, pois, do jeito que está, seguindo a nota que você mencionou, que nos leva a estes movimentos 862 e 861, claramente está incorreto, ponto. E, sim, tenho o aval de vários fiscais para afirmar isto.

Nos clientes onde passo eu sempro induzo a que eles abram OSS à SAP para forçar que haja uma mudança nesse sentido. Que haja um redesign do cenário. Essa contabilização está ERRADA. E dá autuação, sim, você tem toda razão.

Somente quando várias empresas entrarem, via ASUG e via OSS, a SAP poderá ser motivada a modificar isso.

Data máxima vênia, espero que a SAP não censure este documento por criticá-los construtivamente. Meu objetivo é ver o contínuo progresso desse software ao qual dedicamos nossa carreira profissional.

Voltando ao COMO fazer para contemporizar isso,

Em outra empresa fiz este mesmo cenário sem utilizar essa configuração mista da STO, mas utilizando em SD (por Ordem de Venda, remessa e fatura, quero dizer, não por Pedido de Compra e Remessa), cópia de movimento satandard que produziu efeito similar a uma "consignação" seguida por baixa da "consignação". Funcionou. Tudo por SD. Apenas peça para o colega de MM criar uma cópia do movimento e use na sua schedule line específica em SD.

Abração,

Donaire.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos
Former Member
0 Kudos

Caro Fernando,

O resultado contábil apresentado na execução do seu processo é o comportamento das funcionalidades SAP Standard para Cenário STO MM e SD.

Vivenciei este cenário e só foi possível solucionar através de desenvolvimentos ABAP envolvendo MM e FI, em FI foi necessário a criação de um Tipo de documento Contábil específico para este Cenário.

Abraço,

Carlos Rogerio