cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFe GRC + PI de outros processos

0 Kudos

Pessoal,

Por favor, vocês poderiam confirmar se podemos usar o GRC NFe com PI de outros processos. Por exemplo, se o cliente já possuir o PI ele pode implementar o GRC NFe e conectar com este PI, ou deve ser um especifico para o GRC NFe? Ou se fazer uma nova implementação de GRC NFe + PI, podemos usar o PI para outras comunicações?

Muito obrigado!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Celio,

Não tem problema nenhum você utilizar um servidor de PI já existente para implementar as interfaces da NF-e. Lembre de conversar com o especialista PI e com o Basis para ver se a máquina suportará o volume de tráfego gerado pelas novas interfaces.

Quanto ao cliente que adquire o SAP NF-e e não possui licensa PI, este PI somente deverá ser utilizado para as interfaces da NF-e. Isso se deve pelo fato de que a licensa do SAP NF-e garante uma licensa de runtime do PI, que é exclusiva para as interfaces do SAP NF-e.

Para maiores informações sobre a instalação e arquitetura da solução, leia o master guide da solução, lá são explicados todos esses detalhes: SAP Nota Fiscal Eletrônica 10.0 (SAP Electronic Invoicing for Brazil) – SAP Help Portal Page

Só não recomendo que seja utilizado o stack abap do PI para instalar o add-on do SAP NF-e pois isso poderia amarrar as duas aplicações e dificultar um upgrade para as versões mais novas do PI/PO (PO 7.4 Java Only, por exemplo).

[]'s

JN

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Sou obrigado a discordar um pouco do Nunes. A utilização do PI da NFe para outras integrações pode não ser uma boa idéia.

Os processos no PI trabalham em fila, essas filas são consumidas tanto pelo processo de NFe como para outras integrações ( se forem utilizadas ), com isso um processo seu de integração que não seja de NFe pode causar problemas como o travamento do processamento da NFe, demora na comunicação entre as partes envolvidas no processo da NFE (GRC + Pi + SEFAZ  ), maior acumulo de logs, etc

Normalmente, como o processo de NFe é critico para a empresa, afinal, que empresa não considera prioritario o faturamento, o que sempre aconselho aos clientes por onde passo é deixar a maquina de PI de NFe exclusivamente para essa atividade.

Former Member
0 Kudos

Se a empresa dispõe de recursos e dinheiro de sobra seria o mais recomendado!


Mas discordo de que não é possível ou que seja imprescindível ter em uma máquina separada!


Em uma empresa em que trabalhei com NF-e, ficamos por 5 anos sem emitir uma nota fiscal em contingência. Sendo que tinhamos conexão com diferentes versões do ECC e ERPs não SAP e ainda por cima o volume de NFes não representava 2% do volume de mensagens no PI.


Abraço

Eduardo Chagas


Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Se me permitem um adendo, acho interessante direcionar desde o começo para que as interfaces de NFE sejam implementadas usando a modeladem AEX. Evidentemente, caso sua versão de PI selecionada comporte. Usa menos recursos, a administração é mais simplificada e portanto é duplamente boa: caso seja num PI dedicado, o sizing é menor, e caso seja no PI corporativo existente, produz menos concorrência.

Answers (1)

Answers (1)

0 Kudos

Pessoal,

Obrigado a todas, todas as respostas para mim ajudaram bastante.

Abraços!