cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Notas de Simples Remessa - Sped Fiscal

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde a Todos,

Estou implementando pela primeira vez as soluções de sped da SAP e estou com uma duvida quanto a notas de simples remessa, no cliente que estou testando estas notas não estão indo para o sped fiscal, também testei em outro ambiente e não esta levando.

Sabem me dizer se deve ser contemplado este tipo de nota se sim como devo proceder?

Muito Obrigado

Ligia Canato

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Boa Noite,

Já descobri uma maneira de alterar o status da nota mas mesmo passado e cumprindo o check list acima as notas não aparecem no sped.

Não sei tem relação mas o cliente não é contribuinte de ICMS e todos os impostos para este tipo de nota estão como isento.

Isto ocorre tanto para nota de entrada e saida escrituradas diretamente na J1B1N. Tem mais alguma ideia do que pode ser?

Muito Obrigado

former_member239073
Participant
0 Kudos

Bom dia Ligia,

No seu caso, o controle de tela dessa nota fiscal deveria habilitar a edição manual dos campos de protocolo, data e hora. Pois sem eles o sistema não leva a nota fiscal para o SPED.

Outra coisa, existe linhas de impostos com os impostos em outras bases? Sem essas linhas o sistema também não leva nada para o sped fiscal, uma vez que não há informações de impostos.

Se quiser colar prints das notas fiscais, acredito que fica mais facil a ajuda.

Att,

Former Member
0 Kudos

Olá Leonidio Boa tarde!

Obrigado pela ajuda e sim segue em anexo os prints de um exemplo de nota que não vai para o Sped de forma alguma.

former_member239073
Participant
0 Kudos

Boa tarde Ligia,

Eu tava imaginando que fosse uma nota de saida não a de entrada. Mas então o número do protocolo e a data devem estar preenchido, deve-se então entrar na J1B2N e colocar o número do protocolo correto. Pois senão não aparecerá em livro fiscal algum dentro do SAP.

Se os campos estiverem travados para modificação, confira o controle de tela atribuido pra esse tipo de nota fiscal YA em SPRO > Componentes válidos para todas aplicações > Funções gerais da aplicação > Nota Fiscal > Nota fiscal - Administração de documentos > Atribuir controles de tela a tipo de NF.

Depois veja se esse tipo de controle de tela aceita a modificação no campo do protocolo, se não aceitar tem que mudar o controle de tela.

Att,

Former Member
0 Kudos

Boas,

Tenho os dois cenarios de simples remessa tanto de entrada quanto o de saida, o cenario de saida consegui resolver com as suas dicas de preenchimento manual.

Agora a de entrada ainda não porque o status do documento é criado como 1 tela e não consigo alterar uma vez que não tenho comunicação com o SEFAZ, existe uma maneira de alterar manualmente, fui ate o controle de tela conforme você mencionou no menu e não encontrei?

Muito Obrigado pelas informações

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Desculpe o que eu consegui resolver é o de entrada. Ainda resta resolver o de saida.

Att.

former_member239073
Participant
0 Kudos

Bom dia Ligia,

Então nesse seu caso das notas de saída, minha primeira sugestão é que você associe um tipo de nota fiscal que não tenha Formulário. Desse modo o sistema não enviaria para a Sefaz e já eliminaria esse problema para notas novas, que a partir de então ao serem escrituradas no SAP devem ser preenchidas com o numero do protocolo e todos os dados de autorização manualmente.

Para as notas que já estão no SAP e você tem que atualizar o status e o protocolo. Sugiro que primeiro faça um teste em seu ambiente de qualidade, rodando a função J_1B_NFE_XML_IN que simula a autorização (DOCNUM, AUTHCODE = Protocolo da SEFAZ, AUTHDATE = Data de autorização na SEFAZ, AUTHTIME = Hora da autorização na SEFAZ, CODE = 100 para autorização e MSGTYP = 2 autorizado).

Att,

Former Member
0 Kudos

Boa Noite Leonidio,

Segui sua recomendação de associar um tipo de nota que não tenha formulário, automaticamente ele ja esta autorizada e preenchi os dados manualmente, porem ao gerar o sped esta nota não aparece.

Fiz mais alguns testes e pelo que pude perceber para a notas de saída o sped so esta levando formulário NF01.

Tem ideia do que pode ser?

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda

Former Member
0 Kudos

Olá,

Talvez o formulario seja obrigatório para o sped não?

Obrigado

former_member239073
Participant
0 Kudos

Bom dia Ligia,

Acredito que não tenha relação não, no seu livro de saídas essa nota ta aparecendo? Se puder mande um print de uma nota que aparece e uma outra que não aparece.

Até mais,

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Então pedi auxilio ao Abap para debugar o programa do Sped e ele valida o Form (formulario), ou seja se criarmos as notas sem não vai para o Sped se associarmos ele vai cair em aprovação.

Fiz uma simulação atualizando as tabelas abaixo e finalmente a nota foi para o Sped:

Atualizar as tabelas

Tabela 1 – J_1BNFE_ACTIVE

DOCSTA                    = 1       Autorizado

ACTION REQU       = C         Completo

Tabela 2 – J_1BNFDOC

DOCSTAT = 1 Autorizado

Logo acho que minha unica alternativa, embora não muito recomendavel é criar um programinha para atualizar estes campos.

Muito Obrigado

former_member239073
Participant
0 Kudos

É nesse caso então, não vai ter outro jeito!

Muito obrigado pelo retorno.

Até mais e boa sorte no programa.

Former Member
0 Kudos

Olá Renan,

Muito Obrigado pela resposta mas ainda preciso saber como devo proceder com as notas nesta situação em que não temos comunicação com o Sefaz e somente escrituramos as notas de simples remessa via J1B1N pois a mesma é emitida diretamente no site. Ou seja não tenho protocolo, data e hora e também não consigo alterar ou preencher o status manualmente.

Preciso saber como as empresas tratam deste tipo de nota?

Muito Obrigado

Former Member
0 Kudos

Olá Renan,

Muito Obrigado pelas informações, realmente é uma nota fiscal eletrônica porem neste cliente ele não faz comunicação com o Sefaz ou seja ele emite direto no site e depois escritura no SAP. Sabe me dizer como devo proceder pois a mesma esta parada no monitor como não enviada e não consigo libera-la?

E para as demais notas o correto é ir para o monitor ou não?

Muito Obrigado

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Ligia,

Toda NF-e deve aparecer na J1BNFE e para ser reportada precisar estar com o status completo. Não sei como a nota foi escriturada, porém isso terá que ser feito de uma maneira que ela tenha a chave de acesso completa, o protocolo de autorização junto com data e hora e também esteja com status de autorizada.

att,

Renan Correa

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Ligia,

Eu recomendaria passar pelo checklist abaixo. Provavelmente a razão da nota não ser reportada está relacionada com as variáveis abaixo:

A categoria de nota tem modelo 1 ou 55?

A nota está sem a flag de serviço marcada?

Tem o NFNUM ou NFENUM preenchido corretamente?

Se NFENUM tem a flag de eletronico marcado?

Se eletronica, tem o status C "Completo" e "bandeirinha quadriculada" na J1bnfe?

att,

Renan Correa