cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Geração de boleto

Former Member
0 Kudos

Olá,

Sou novo aqui no fórum, assim como sou novo no universo SAP, pois trabalho há pouco mais de um ano com programação ABAP.

Estou com uma dúvida de como começar a desenvolver a seguinte solicitação que me foi passada:

A empresa usa o SAP ECC 6.0 e basicamente, preciso que, ao emitir uma nota fiscal de venda à prazo em alguns cenários de venda pre estabelecidos, o sistema gere um boleto para cobrança, e a partir desse boleto é que o cliente vai ser cobrado.

Hoje, a partir dos cenários de venda existentes tenho a seguinte "estrutura": cotação -> ordem de venda -> fornecimento -> faturamento/nota fiscal.

À partir da nota fiscal, hoje, a cobrança de vendas à prazo é feita "fora" do SAP, com um documento interno da empresa. O que eu preciso é possibilitar que junto com a nota fiscal de venda à prazo já seja gerado o boleto para cobrança. Preferencialmente, os dados deste boleto devem ser enviados ao banco, por meio de files IDS, semelhantes aos de pagamento à fornecedores, pra que posteriormente através da importação do extrato eu consiga "baixar" os boletos pagos.

Já pesquisei bastante a respeito e verifiquei que existe o programa RFFOBR_D que, quando corretamente configurado, faz esta emissão. Diante disso, tenho algumas questões específicas:

1 - Li a documentação do programa RFFOBR_D e fiz algumas configurações via FBZP e FCHI. Quais os passos para que eu configure corretamente o programa RFFOBR_D ? Se alguém tiver algum material que ensine isto "do zero", fico muito grato.

2 - O programa RFFOBR_D é usado na transação F110, de pagamentos automáticos. É esta transação (F110) que eu tenho que rodar de alguma forma em background para gerar o boleto junto com a NF, ou tem algum outro meio de se fazer isso ?

3 - Configurei via FBZP (Determinação de bancos -> Seq.hier.) um banco (Banrisul) para usar o meio de pagamento D, informei este banco e esta forma de pagamento em uma fatura em aberto de cliente, na opção "Outros dados" da FB02, e tentei criar uma proposta de pagamento via F110 para este cliente/documento, porém quando vou processar a proposta é apresentada a mensagem FZ003 (Empresas XXXX / XXXX não aparecem na proposta 05.05.2015 AR01. Corrigir). Ao que parece, a partida do cliente não foi selecionada na proposta de pagamento. O que pode estar errado neste caso ?

Qualquer ajuda é muito bem vinda.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Pedro,

pelo que entendi você quer gerar um EDI para o meio de pagamento Boleto eletronico (ou impresso?) pelo programa RFFOBR_D logo após gerar a nota fiscal de saída pela J1B3N?

Apatir daí você está tentando aprender todo a customização do contas a receber para boletos juntamente com todo o processo de envio de cobrança bancária.

nunca ví nada igual!

Pelo que você falou, você é programador ABAP, certo? Então esqueça o customizing. Um funcional experiente terá que fornecer o que você precisa. Essa configuração é complexa e depende de manutenção de dado mestre e transacionai, além do customizing.

No SAP a emissão de EDI é fornecida pela transação F110 que roda internamente o programa de impressão RFFOBR_D. Você poderia alimentar a F110 automaticamente, uma vez que nesse momento você já possui uma fatura de cliente.

O que seu programa deve fazer é preencher a fatura com dados bancários, gerar a F110 e baixar o EDI em algum diretório. Use a F110S para isso.

att

Former Member
0 Kudos

Olá, Marssel, obrigado pela sua resposta.


Marssel Vilaça wrote:

Pedro,

pelo que entendi você quer gerar um EDI para o meio de pagamento Boleto eletronico (ou impresso?) pelo programa RFFOBR_D logo após gerar a nota fiscal de saída pela J1B3N?

Apatir daí você está tentando aprender todo a customização do contas a receber para boletos juntamente com todo o processo de envio de cobrança bancária.

É isso mesmo, e como te falei, pesquisei bastante e não encontrei nada parecido.

Infelizmente não tenho contato com nenhum funcional experiente em FI, O conhecimento que tenho do programa de pagamento diz respeito ao contas à pagar, pois recentemente parametrizei o programa RFFOBR_U para geração de remessa de um banco regional do nordeste, que não usa o padrão FEBRABAN, e precisei codificar a geração do file para este banco. Estava equivocado ao pensar que a cobrança, contas à receber, fosse igualmente simples.

Fiz algum progresso desde o teu feedback. Sobre a questão 3 que eu coloquei acima, eu estava informando um filtro incorreto na F110, o que fazia com que a PA não fosse selecionada. Agora consigo selecionar a PA do cliente, e gerar o file de remessa. Este parece estar correto, à princípio está de acordo com o layout FEBRABAN. Agora, o boleto impresso é que não está correto, pois o spool gerado pela F110 está com todos os campos setados com "X", como quando se faz uma impressão de teste.

Vi que o programa RFFOBR_D precisa ser configurado para bancos além do Itau e Bradesco, logo, o teste ao qual me referi acima foi feito para o banco Itau, e caso eu consiga gerar o boleto corretamente para este banco, daí sim copio o RFFOBR_D para um Z e configuro-o para o banco que eu preciso.

Não conhecia a F110S, se for para mapear campos a serem alimentados para execução em background, esta parece ser mais simples.

Att.

Former Member
0 Kudos

Olá, Pedro,

Você conseguiu resolver o problema do boleto?

Pergunto porque estou com um problema parecido: estou gerando a F110 para um único documento de cliente, para poder imprimir um boleto. Gero o file a ser enviado ao banco, e também gero o spool do boleto. Porém, este spool tem quatro páginas, cada uma com uma numeração (Nosso número) diferente, sendo que as duas primeiras páginas, com exceção do campo "Nosso número", possui todos os campos iguais a "X", e as duas últimas páginas são preenchidas normalmente.

Minha dúvida é porque gerar quatro páginas com quatro numerações diferentes? Onde eu configuro isso? Outra dúvida que eu tenho é quanto ao file de remessa que vai ao banco. Este não contém nenhum dos quatro "Nosso número" gerados, e pelo que eu entendi, o programa de pagamento RFFOBR_D deveria emitir o boleto no SAP para eu enviar ao cliente e ao banco, logo, acredito que este número gerado no SAP deveria constar no file, correto?

Estou testando para o Itau com o formulário SAPScript standard.

Desde já, agradeço.

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Pedro,

Para configurar o boleto de impressão corretamente vc precisar ir na FBZP -> Meio de pagamento país: escolha o meio de pagamento referente ao boleto. Verifique qual o formulário de impressão está configurado lá. Esse formulário pode ser usado de forma standard ou desenvolvido (SAP script).

Att

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Olá,

Estou com um problema parecido, executo a F110 e quando vou na SP01 para imprimir o boleto, tem mais de uma pagina, ajustamos a variante do programa RFFOBR_D mas continua com duas paginas.  Alguém saberia me informar como solucionar ?

Obrigada !

Former Member
0 Kudos

Bom dia ,

Problema da duplicidade resolvido. Marcar o flag em "Sem encerramento de Fomulario".

Former Member
0 Kudos

Olá, Pedro,

Somente para dar o feedback do meu progresso, consegui resolver o problema na geração do spool. As impressões extras eram feitas pois estava assim configurado na variante do programa RFFOBR_D. Logo, removi as impressões de teste da variante, e a impressão foi feita corretamente.

Como precisei dos boletos para outros bancos além do Itau e Bradesco, copiei o programa RFFOBR_D para um Z, e configurei os demais bancos, conforme orienta a documentação SAP.

No fim das contas, ainda substitui o SapScript por um Smartform, pois precisava configurar o layout de impressão, e o Smartform permite ajustes com mais facilidade.

As dicas do Marssel Vilaça também me ajudaram, principalmente a utilização da F110S, que eu não conhecia, e que foi muito útil para que pudesse gerar o boleto em background.

Obrigado e abraço.

Former Member
0 Kudos

Olá João, Pessoal,

Estou com um problema referente a reimpressão do boleto.

Sou programador, mas iniciante no mundo sap. Aqui na empresa o boleto é gerado pela execução do programa RFF110S durante a impressão da danfe e é enviado para a spool.

O boleto pode ser reimpresso se necessário por algum problema na impressora ou por outro departamento.

O problema é que o spool é apagado constantemente pelos usuários, como gerar novamente o spool desse boleto, apenas para imprimir, sem mexer na programação de pagamento ?


É possível parametrizar para fazer isso ou tem alguma forma de customização ?


Obrigado.

marcelom_bovo
Participant
0 Kudos

Olá João,

Você poderia disponibilizar o smartform de boleto que você criou?

obrigado