cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Chave de acesso da NF-e não é atualizada - SVC - Sefaz Virtual de Contingência

Former Member
0 Kudos

Olá,

Identificamos um problema na atualização da chave de acesso da NF-e no SAP quando aprovada em ambiente de contingência SVC (Sefaz Virtual de Contingência).

Processo:


1) O ERP enviou para a SEFAZ/RJ, e deixou registrado nas tabelas de NF-e, para este exemplo da nota 10980-7, a seguinte chave de acesso:


     33150433435231000187550070000109801410672890

2) Quando a nota foi autorizada em ambiente de contingencia (SVC),  houve alteração pela própria Sefaz da chave de acesso, nos campos Iss.Type (de=1 , para =2)  e consequentemente no campo Check Digit , pois houve um novo cálculo do digito verificador em função da alteração do tipo de emissão, gerando um novo digito de controle, alterando a chave de acesso.

33150433435231000187550070000109802410672899

ERRO:

Chave gravada no SAP:               33150433435231000187550070000109801410672890

Chave retornada pela Sefaz:      33150433435231000187550070000109802410672899

Para informação nossa mensageria não é GRC.


Alguém já se deparou com esse problema? Existe alguma OSS Note a ser aplicada (SAP_APPL  - SAPKH60506) ? 


Espero que possam me ajudar.



Atenciosamente,


Rodrigo Vilarinho


Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Rodrigo,

Até hoje não vi a SEFAZ alterar dados de um XML de NF-e, essa seria a primeira vez na história.

Na minha opinião há um indício que o seu sistema de mensageria alterou a informação recebida do ERP antes de comunicar com a SEFAZ.

Você consegue verificar o XML que foi enviado para a SEFAZ?

Se a sua mensageria tem alguma lógica que pode modificar o tpemis ou qualquer dado da chave de acesso após o documento ser postado no ERP então você precisará desenvolver um mecanismo de garantir que ambos os sistemas terão os mesmo dados. A interface do ERP espera que o documento enviado para a mensageria não sofra alterações posteriores.

OBS: SVC não é TPEMIS 2, SVC é 6 ou 7.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Renan, muito obrigado pela resposta.

Eu acabei não dando prosseguimento na questão pois esse cenário era em ambiente de testes. Porém agora ocorreu em produção.

De fato você está correto, não tem como a Sefaz manipular o XML. O campo TPEMIS está sendo alterado pelo próprio Mastersaf para 2 (Contingência em Formulário de Segurança). O que ocorre é que o meu cliente está imprimindo essa Danfe em papel normal, mesmo com o Mastersaf colocando o tpemis como 2. Irei levantar essa questão de erro no processo fiscal deles.

Agora me surgiu algumas dúvidas sobre o processo de SVC:

  1. A mensageria que modifica o tpemis pra 6 ou 7 quando a Sefaz normal está fora do ar e redireciona pra Sefaz Virtual já com a chave alterada?
  2. No retorno da aprovação em contingência a chave de acesso da NF-e no SAP precisa ser atualizada com o novo TPEMIS e o dígito verificador?

Você poderia me ajudar com essas questões? No aguardo.Obrigado.

Att,

Rodrigo Vilarinho

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Rodrigo,

1. A mensageria não deve alterar a chave. O correto é o ERP receber a informação que a SEFAZ está fora do ar e automaticamente determinar o uso do SVC. O ERP já envia a NFe com o TPEMIS de SVC e a mensageria faz a determinação da URL de SVC usando a combinação de UF, TPEMIS e TPAMB.

2. Isso só precisaria ser feito se o que informei na resposta acima não for executado.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Renan,

Então provavelmente o Mastersaf não está retornando nenhuma informação que a SEFAZ está fora do ar. Pelo que eu vi todas as notas do SVC foram aplicadas no SAP, porém pode ser que a versão Mastersaf não está preparado para tratar isso.

Verificarei como faremos aqui e posto depois a solução.

Muito obrigado pela sua pronta resposta.

Att,

Rodrigo Vilarinho.

Answers (0)