cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Diferença entre lançamento contábil e fiscal ao gerar documento via BAPI

Former Member
0 Kudos

Ola a todos,

Ao gerar documento pela FM BAPI_INCOMINGINVOICE_CREATE1 que esta configurada para gerar taxas automaticamente, estou ajustando o valor do impostos por meio de um enhancement criado na FM J_1B_NF_DOCUMENT_INSERT com o objetivo de ajustar os valores financeiros, evitando assim a famosa diferença de 0,01 centavo  que ocorre em muitos lançamentos deste tipo.

Meu problema agora esta relacionado ao valores contábeis gerados para o lançamento, uma vez que o documento contábil do mesmo documento permanece com a diferença de 0.01 lançada em uma conta.

Como eu poderia estar corrigindo estes valores? tenho muitas duvidas sobre este tema.

Inicialmente preferia deixar a BAPI continuar gerando as taxas de depois ajustar conforme já faço hoje.

Por outro lado não estou achando uma forma de ajustar os valores contábeis, alguém pode me ajudar com isso?

Agradeço antecipadamente...

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Marco.

As diferenças que eu vi foram causadas pela contabilização individual, por item.

Quando contabilizado o valor total, principalmente com TAXBRA, não me lembro de ver diferenças.

Ajudaria no post caso você pudesse exemplificar, preferencialmente com imagens, o resultado dos documentos.

abs

André

Former Member
0 Kudos

Ola André,

Talvez eu não tenha explicado de forma transparente, vamos novamente:

Ao gerar o documento pela BAPI_INCOMINGINVOICE_CREATE1 os lançamentos contábeis e fiscais são criados de forma automática assumindo o mesmo comportamento de um documento criado de forma manual pela transação MIRO. Se gravarmos este documento os valores fiscais e contábeis estarão idênticos.

Porém, ocorre que para alguns documentos temos uma diferença de 0,01 centavos, porque de alguma forma o sistema não carregou os valores de forma correta. Para estes casos modifico os impostos lançados no documento (Fiscal) com a substituição dos mesmos na FM J_1B_NF_DOCUMENT_INSERT conforme mencionei antes. Com isso temos os valores fiscais lançados de forma correta e 100% idênticos ao documento de origem (XML). Agora necessito ajustar os valores do lançamento Contábil gerado de forma automática pela BAPI, para que assim os valores do documento fiscal fiquem idênticos aos valores contábeis.

Segue imagens do cenário.


A tela abaixo mostra os impostos lançados no documento fiscal já corrigidos.


A próxima tela mostra os lançamentos contábeis gerados pela BAPI para o mesmo documento.

Precisamos eliminar esta diferença (linha criada com montante de 0.01 para ajustar o valor do imposto ICMS destacado nas imagens) .

Minha necessidade então é identificar uma forma de ajustar os lançamentos contábeis também, uma vez que os valores dos impostos já estamos ajustando.


Agradeço novamente sua ajuda.


Atenciosamente.


Marco Aurélio

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá Marcos.

"By the book" um documento contábil não deveria ser modificado depois de postado, você faria um lançamento de ajuste. Ou reversão e novo post. Mas nada disso é recomendado porque esse documento contábil está ligado com a fatura, não foi criado "sozinho".

Eu também não recomendaria o ponto que você fez o enhancement.

Vários pontos do código vão chamar esse código, inclusive o SD e updates de campos da Nota.

Idealmente, e talvez seja a sua única alternativa, você teria que ter os valores de acordo já na pricing da Miro, assim terias os mesmos valores na NF e no FI. Infelizmente não tenho uma resposta de rápida implementação pra ti, pelo menos eu não tenho.

abs

André

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Oi, Marco,

O enhancement na J_1B_NF_DOCUMENT_INSERT atua num momento posterior à geração do documento contábil (tanto que esta função é chamada em update task). Por isso, mexer aqui, realmente, não influencia o documento contábil.

O que vc poderia pensar em fazer para eliminar essas diferenças de arredondamento é trabalhar no nível das condições, alterando seus valores de acordo com o que vc quer obter.

Uma coisa que vc pode tentar fazer é chamar a FM J_1B_NF_IV_SET_CHANGED_TAXES antes de chamar a BAPI, e preencher it_taxdata[] com os valores das condições conforme o XML. Se isso der certo, vc vai simultaneamente ajudar a NF e o documento contábil. Neste caso poderia inclusive desativar o enhancement original...

Boa sorte.

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Obrigado Eduardo,

Ao lançar as taxas pela FM J_1B_NF_IV_SET_CHANGED_TAXES conforme você orientou, os lançamentos contábeis e financeiros ficaram idênticos.

Muito obrigado pela ajuda e espero no futuro poder ajudar de alguma forma.

Atenciosamente.

Marco Aurélio

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Opa, que legal! Obrigado pelo retorno! Abraço!

0 Kudos

Marco,

Estou com o mesmo problema, se possivel, coloque o código de exemplo de como você fez o preenchimento da tabela interna e chamada do FM J_1B_NF_IV_SET_CHANGED_TAXES.

A chamada deve ser feita antes da  BAPI_INCOMINGINVOICE_CREATE?

Você passou alguma informação do FM J_1B_NF_IV_SET_CHANGED_TAXES para a BAPI_INCOMINGINVOICE_CREATE?

Obrigado,

Rafael Moreira

Former Member
0 Kudos

Ola Rafael,

Sim a chamada deve ser feita antes da BAPI e também devemos Comitar antes de seguir com a BAPI.

Segue exemplo de como ficou nossa implementação na imagem abaixo:

Espero ter ajudado!

Se precisar de mais informações é só retornar.

Boa sorte!!!

Att. Marco

0 Kudos

Marco,

Muito obrigado, resolvido.

Answers (2)

Answers (2)

jesscamacho
Explorer
0 Kudos

Marco,

Poderia me informar se essa lógica foi aplicada para correção no TAXBRA ou TAXBRJ?

Tentei fazer o mesmo no ambiente TAXBRJ e não obtive sucesso. Você chegou a enviar alguma informação na t_rbco ou pode ser enviada em branco mesmo?

Obrigada desde já!

Jessica.

former_member209197
Active Participant
0 Kudos

Olá.

Como você contabiliza o item: pelo valor total do item ou por UoM?

Ex:

Você vende 3 petecas à 1,10 cada = R$ 3,30

Você gera 3 entradas em FI de 1,10 cada ou 1 entrada de 3,30?

abs

André

Former Member
0 Kudos

André,

A contabilização ocorre pelo valor total do item. No exemplo seria 1 entrada de 3,30.

Abs

Marco Aurélio