cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro na emissão de nota de devolução com IPI NFe 3.10 - J1B_NFE_ERP_GRC226

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Implementamos a NFe 3.1 mas no cenário de devolução com IPI estamos tendo alguns problemas de validação.

Pesquisei diversas notas SAP e aqui tambérm na SCN e me parece que somos um caso único, não vi ninguém passar pelo mesmo problema.

Quando eu tento enviar a nota de devolução pela transação J1BNFE, o sistema devolve, sem ao menos ir no PI, um erro com código 8 e mostra os seguintes erros:

Alguém saberia onde eu devo preencher estes campos, pois na própria nota (j1b3n), alguns deles eu já vejo preenchido, com por exemplo: NCM já está preenchdio e unidade de medida básica também. Para outros campos eu não encontrei nem se quer o campo na tela correspondente.

Desde já agradeço a ajuda de vocês.

Atc,

Rodrigo Amorim

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Rodrigo,

as notas abaixo foram implementadas com sucesso?

1993209 [3.10] IPI Return

2069238 [3.10] IPI Return Enhancement Note

2072928 [3.10] IPI Return Value filled wrongly.

2051906 [3.10] IPI return value calculated wrongly for NF-e that has more than one item

2079944 [3.10] IPI Return Enhancement 2


[]'s

JN

Former Member
0 Kudos

Jose,

Rpz... a princípio sim. Mas vou solicitar a meu time de basis que dê uma nova checada...

Nós estávamos pegando o erro 610 da Sefaz. abri um chamado na SAP e eles nos pediram para criar um MOVE CORRESPOND entre duas estruturas:

MOVE-CORRESPONDING in_xml_item_310 para out_item


Depois que fizemos isso, aí começou a dar estes erros no ECC.


Já li umas 5 vezes a nota de checklist da NFe 3.1 e me parece que fizemos tudo que tem lá descrito...


De qualquer forma obrigado.


Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Rodrigo,

Esse erro 610 já vi em vários clientes que não possuíam move-corresponding da

in_xml_item_310 para out_item ( 604 ou inferior ) ou in_xml_item para out_item ( 605 ou superior ).

O erro ocorria porque sem esse move o parâmetro xmli_310-pipidevol ( percentual da devolução ) era zerado e consequentemente o ERP não mapeava o vipidevol e o voutro corretamente para enviar para mensageria também.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Olá Renan, como vai, tudo bem?

Cara, de fato vc está certo, sem efetuarmos o move-corresponding nós estávamos pegando o erro 610 da sefaz.

O nosso abap nos informou que havía implementado, mas depois a SAP nos alertou que o move corresponding não tinha sido feito. corri então atrás para que ele fizesse a impementação no ambiente.

Fizemos então esta implementação no final do dia e depois do move-corresponding implementado não pegamos mais o erro 610, mas pegamos estes erros onde o sistema informa que diversos campos não haviam sido preenchidos.

Move corresponding implementado:

Erro novo após o move-corresponding implementado:

Renan, se você tiver alguma dica ou idéia do que possa estar acontecendo, ficarei muito agradecido. Pois para este novo erro não encontrei nenhuma nota SAP e nenhum tópico aqui no SCN com problema similar.

Abraços,

Rodrigo Amorim

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi Rodrigo,

Acredito que ao invés de comentar o move da in_xml_item to out_item o ABAP deveria ter incluído também o in_xml_item_310 to out_item.

Você pode verificar com o ABAP se estes campos estão preenchidos na estrutura xmli ( os nomes vão ser bem parecidos com o erro ) antes de passar pelo método FILL_ITEM e se continuam preenchidos no final do form onde está o FILL_ITEM ( após o comando que tem o move XMLI_BADI to XMLI ).

Se eles foram apagados nesse caminho então o problema é a falta do código comentado.

Fazendo uma análise mais profunda, se a sua BAdI tem somente esse comando do move-corresponding então a implementação dela é desnecessária. Se você não tiver nenhuma manipulação dos parâmetros de saída então o programa não precisaria passar por esse método, o que faz com que os move-corresponding sejam desnecessários.

att,

Renan Correa

Former Member
0 Kudos

Renan,

Hoje, coincidentemente, durante o dia fiquei pensando nisso e comecei a imaginar que podia ter sido este bendito comentário. Acho que seria muito difícil ter um erro grotesco deste de sistema e não ter uma nota nem nada falando disso.

Por conta do feriado de terça, não terei nenhum abap disponível para mudar isso e fazermos novos testes. De qualquer forma, assim que testarmos na quarta eu atualizo a thread.

Muito obrigado mais uma vez.

Abraços,

Rodrigo Amorim

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Também fiquei pensando no seu post... Vale a leitura

http://scn.sap.com/community/portuguese/sped-and-nf-e/blog/2015/02/12/utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-ambas-...

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Renan,

Funcionou perfeitamente.

Descomentamos o primeiro move-corresponding e funcionou.

Muito obrigado.

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Como foi a implementação 3.10? Atualizaram o SAP NFE e todas as notas do ECC?

O comportamento parece ausência de mapeamento de informação.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Nós subimos o Support Package do Ecc para o 16 e aplicamos todas as notas com a tag [3.10] que só virão a fazer parte do Support Package 17.

Já no GRC nós fomos para o SP 19.